Soft Skills: Conheça Essa Nova Tendência do RH
O mundo corporativo está cada vez mais competitivo, e os profissionais devem desenvolver habilidades comportamentais para se destacarem nos processos seletivos, já que, uma das principais tendências na gestão de RH que têm impactado na escolha dos colaboradores são as soft skills.
Já ouviu falar desse termo? Leia este artigo para saber o seu conceito, porque essa é uma tendência atual e, no fim, veja quais são as soft skills mais desejadas no mundo corporativo. Boa leitura!
No que exatamente consistem as soft skills?
“Soft skills” é uma expressão que significa habilidades interpessoais, que são qualidades comportamentais e relacionadas à inteligência emocional que ajudam a melhorar a interação entre pessoas e equipes no meio profissional. Alguns exemplos são a comunicação, a liderança, a flexibilidade etc.
Os colaboradores que as desenvolvem são talentos que geram mais resultados e agregam grande valor ao quadro de funcionários de uma empresa. Porém, essas habilidades não podem ser facilmente identificadas no currículo, devendo ser buscadas em dinâmicas e treinamentos.
É relevante diferenciar esse conceito das hard skills (habilidades técnicas), já que essas dizem respeito às capacidades profissionais, experiências e formações. Elas são fáceis de serem identificadas e medidas dentro de um processo seletivo.
As soft skills sempre tiveram esse destaque?
Nem sempre as soft skills tiveram a relevância de hoje. Há pouco tempo, as hard skills eram os principais fatores considerados na escolha de candidatos.
Mas, com a evolução do mundo corporativo, as empresas passaram a focar a experiência do cliente, a criação de culturas empresariais, entre outras estratégias que geram diferenciais competitivos. Ter competências técnicas não é suficiente para isso — é importante que os colaboradores tenham qualidades, como liderança, criatividade, comunicação, entre outras.
De acordo com o Global Talent Trends de 2019, publicado pelo LinkedIn, 92% das empresas que participaram da pesquisa consideram as soft skills mais relevantes que as hard skills, enquanto 80% afirmam que as primeiras são importantes para o sucesso da empresa.
A partir desses dados, pode-se afirmar que, atualmente, as soft skills são requisitos para a contratação de novos colaboradores, tratando-se de uma forte tendência do mercado.
Quais são as principais soft skills?
Existem determinadas soft skills que estão em alta no mercado, e elas são consideradas mais importantes para as empresas e são visadas pelo RH. Confira-as:
- criatividade: consiste na capacidade do colaborador de solucionar problemas de forma original. Essa habilidade possibilita que os colaboradores rapidamente encontrem soluções para eventuais problemas em suas rotinas;
- resiliência: relaciona-se à capacidade de lidar com problemas, à adaptabilidade a mudanças e à resistência às pressões de terceiros. Um profissional resiliente consegue manter foco nos objetivos mesmo em situações difíceis;
- empatia: o funcionário consegue se projetar no lugar de outra pessoa e compreender seus problemas, e isso torna o ambiente de trabalho mais amigável e beneficia o atendimento ao cliente;
- liderança: os líderes são pessoas proativas, independentes e capazes de direcionar a equipe a um determinado objetivo. Ressalta-se que é possível investir em treinamentos de liderança;
- comunicação eficaz: faz com que o profissional seja mais cooperativo, tenha maior poder de persuasão e saiba trabalhar melhor em equipe;
- ética na empresa: traduz-se na honestidade, na moralidade e na aplicação de princípios éticos no ambiente de trabalho.
As soft skills já são uma realidade na gestão de RH, consistindo em requisitos mínimos para identificação de contratação de talentos. Atualmente não basta ter competências técnicas para que um profissional traga resultados para a empresa, é fundamental que os colaboradores desenvolvam as habilidades listadas neste artigo para se tornarem profissionais completos.
Se você quer os seus talentos desenvolvam as soft skills e aprimorem as hard skills, deverá escolher o treinamento adequado para eles. Quer saber o que analisar ao escolher o treinamento para seus funcionários? Leia já nosso artigo para aprender a fazê-lo!
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