A Logística do Carnaval
Trabalhando no limite, os desfiles de carnaval, encantam milhares de pessoas nos sambódromos e avenidas do Brasil
As escolas de samba dão exemplo para diversas empresas brasileiras sobre como administrar, liderar e capacitar seus colaboradores. Muitas pessoas que fazem parte desta manifestação cultural não fizeram nenhum tipo curso de especialização, como ballet, dança, música ou artes plásticas, mas são capazes de realizar um trabalho repleto de criatividade e inovação. Neste artigo vamos desvendar o planejamento logístico das escolas de samba, da apuração ao desfile do ano seguinte e demonstrar que elas têm muito mais em comum com sua empresa do que você imagina.
O planejamento: mal acaba o carnaval e, enquanto uma escola comemora o título, as outras lamentam e procuram identificar onde erraram. Já é nesse momento que todas as escolas iniciam o planejamento para terem melhor sorte no ano seguinte. Em nossas empresas podemos chamar isso de apresentação de resultados e elaboração de estratégias para o próximo ano.
Contratação e capacitação: após algumas semanas de descanso, as escolas de samba reabrem suas portas para as escolinhas de bateria e mestre-sala e porta-bandeira, enquanto a diretoria corre atrás de novos integrantes que tragam habilidades complementares que agreguem valor à escola. Sua empresa também faz isso, seja nos programas de trainee, na contratação de estagiários, nos cursos e treinamentos que oferece aos colaboradores durante o ano.
Campanha de Marketing: Chegou a hora então de colocar em ação o marketing que, neste caso, são o seu samba enredo, as fantasias e os carros alegóricos. O carnavalesco da escola nesse momento convoca todos os compositores e equipe de barracão para a entrega da sinopse do enredo, que é o roteiro que deve ser seguido para composição das obras (sambas), confecção das fantasias e construção dos carros alegóricos.
O processo de escolha do samba enredo demora alguns meses e na maioria das escolas conta com a participação de toda a comunidade. Está aí uma coisa que talvez a sua empresa não faça. Hoje, quando o departamento de marketing de sua empresa elabora uma campanha publicitária, ele pergunta aos demais colaboradores se entenderam a mensagem? Se acreditam no que está sendo divulgado? E talvez o mais importante: acreditam que isso dará certo?
O ponto chave do sucesso das escolas é que quando elas escolhem seus sambas para o desfile contam com a aprovação da diretoria e da maioria de seus colaboradores. Já imaginou seus funcionários vestindo a camisa de sua empresa como esses sambistas fazem durante o desfile?
Vamos colocar um pouquinho de logística nesse desfile.
Logística: para que aquele espetáculo luxuoso que estamos acostumados a acompanhar nos sambódromos, avenidas e pela TV aconteça, as escolas precisam de uma estrutura logística, afinal de contas são necessários a compra de plumas, isopor, ferro, papel, ou seja, uma série de produtos sem os quais não serão possíveis a construção dos carros alegóricos e confecção das fantasias.
Além disso, as escolas aplicam em seu dia a dia a filosofia lean, porque sem metodologia, certamente não atingiriam o seu objetivo.
Não basta apenas construir os carros alegóricos, ainda é necessário transportá-los para o sambódromo. Olha aí a logística novamente.
Em São Paulo, essa operação acontece de madrugada, momento em que a circulação de veículos é menor. Vale ressaltar que essa operação conta com o apoio da CET, que interdita algumas vias e cria alguns desvios.
Como destacamos no início deste artigo, esse é um processo que opera no limite, pois basta um carro ficar preso sob uma ponte ou viaduto para interferir e prejudicar o trânsito de toda a cidade.
Passamos por tudo isso em nossas empresas, onde todos os departamentos devem interagir e apoiar-se e qualquer gargalo pode prejudica todo o planejamento.
Produção, Operação e Venda: enfim chegou a hora do desfile, onde a escola vai colocar em prática tudo aquilo que preparou durante o ano. São entre 2.500 a 3.800 componentes por escola. Todos fantasiados, com o samba da escola na ponta da língua e acreditando na conquista do título. Em todos os desfiles, as escolas já partem com a pontuação máxima e perdem pontos com os pequenos erros que ocorrem no decorrer do desfile e em um pouco mais de uma hora elas definem seu resultado. A escola que menos errar vence o carnaval.
Agora imagine a sua empresa. Diferente do carnaval ela não tem um “Grande Dia” já estabelecido por ano. Na realidade de uma empresa, todo dia tem que ser o “Grande Dia”. Por isso é necessário estar preparado, capacitado e com colaboradores cientes de sua importância no processo.
Você pode até dizer que hoje vivemos uma carência de mão de obra qualificada, mas esta é uma deficiência simples de resolver, basta estruturar em seu planejamento, programas de treinamento e reciclagem para todos os colaboradores. Existem no mercado excelentes empresas que podem atender a realidade e o segmento de sua corporação.
Lembre-se que, para uma escola ter sucesso, todos os seus componentes precisam vestir a camisa e acreditar naquilo que esta sendo apresentado. Um funcionário capacitado é um colaborador motivado e preparado para participar em todos os processos da empresa.
A organização do Carnaval exige planejamento logístico e se assemelha a estrutura de uma grande empresa
Texto original Daniel Covo, adaptado por Eliane Oliveira