O “X” da Questão
O tema está coerente com a evolução digital das cadeias de suprimentos nos últimos anos.
São tantas soluções, que até o mais experiente profissional parece estar de volta aos bancos escolares. Formulado o problema, encontre o “X”.
Já sabemos que não existe solução universal ou padronizada para os problemas de Movimentação e Armazenagem de Materiais, de Intralogística, de Logística e de Supply Chain. Além dos problemas não serem mais reais fisicamente, há duas décadas são mais sofisticados e complexos devido à Tecnologia da Informação, sem estar nas nuvens, mobiles, etc.
Por mais tentativas que qualquer outro promotor global de feiras faça dentro dos EUA, ainda é impossível o legendário MHI – Material Handling Industry – deixar outros alçarem voo. A Deutsche Messe é um exemplo: namorou nos últimos
quatro anos a MHI, mas nada conseguiu, nem parcerias. Tentará a sorte no Canadá, em Mississauga, em setembro de 2018. Nos anos ímpares realiza-se a ProMAT, desde os anos de 1960 em Chicago (em 1981 a IMAM visitou-os com um grupo brasileiro – chamavam-se naquela época de NMHS – National Material Handling Show – (revista M&A de maio/junho de 1981). Portanto os nomes Movimat e Logismat, foram criados por Reinaldo A. Moura, que lançou a 1ª edição do Salão da Logística em setembro daquele ano e 1997, que respectivamente, é original da IMAM e do Brasil. O sucesso foi tanto, que a IMAM resolveu eliminar o nome Salão da Logística mantendo só a Movimat, o que fazia sentido, pois os expositores em sua maioria eram os mesmos e o nome diferente já não diferenciava mais os visitantes.
A Cemat já teve seu período áureo nos anos 1980, quando era realizada junto com a feira Industrial de Hannover, nos anos pares. A MHI realiza a MODEX, que acontece em Atlanta e é tal qual o Salão da Logística que a IMAM criou nos anos 1990 mantendo ocupados os pavilhões do Center Norte por 15 dias por ano.
Nos anos 2000 a reação contrária. A pressão continuou e foi tamanha que, em maio de 2012, a IMAM transferiu as marcas MOVIMAT e LOGISMAT para a Reed Exhibitions. A Logismat era uma feira regional que acontecia no 1º semestre em Caxias do Sul ou Joinville, e no 2º semestre em Salvador ou Recife.
As exigências foram tão grandes que um diretor da câmara setorial queria ver a IMAM fora do monopólio de feiras de Movimentação e Armazenagem de Materiais no Brasil, e assim foi feito. Com a bênção da Abimaq, fomos “expulsos” da realização de feiras, com todo o nosso knowhow e fazendo exclusivamente uma feira por ano, tal qual a MHI. Aos sobreviventes dessas épocas não imaginavam que o barco encalharia como, aconteceu em 2013 e depois se viraria como em 2016. A falta de parcerias/alianças, e cada um no seu Core Business, levou o feitiço a virar contra o feiticeiro. Assim a IMAM desistiu de realizar feiras de Movimentação e Armazenagem de Materiais no Brasil.
Segundo relatos de visitantes, neste ano, a LogiMAT, feira que acontece em Stuttgard, foi superior a Cemat, em Hannover – até então a maior feira mundial de Movimentação de Materiais.
Outros promotores continuam de olho nesse pífio mercado. Como todos sabem, a operação de Movimentação e Armazenagem de Materiais é uma das primeiras áreas afetadas em qualquer crise (demanda) e somente se observa reação depois da satuaração de sua capacidade instalada.
Na falta de feiras de Movimentação e Armazenagem de Materiais no Brasil, a Revista LOGÍSTICA sente-se na obrigação de manter assinantes e leitores atualizados pelos destaques internacionais. Não podemos ficar desinformados e à margem dos conhecimentos de nosso setor, independentemente da baixa demanda em nosso país.
Quando comecei a escrever o livro Sistema e Técnica de Movimentação e Armazenagem de Materiais, tudo era novidade no Brasil. Incorporei algumas ideias de outros autores e inovei ao trazer materiais e informações ainda desconhecidos pela maioria.
Reconhecimento
Graças ao MHI – Material Handling Institute of America – eu pude estudar Movimentação e Armazenagem de Materiais e fundar o IMAM – Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais.
Outra coincidência se deu no ano 1981, quando, por força de um mercado cativo e fechado, o Instituto IMAM resolveu criar o Prêmio IMAM, destinado às empresas que inovaram em equipamentos e sistemas de Movimentação e Armazenagem de Materiais Nacionais.
Com a abertura do mercado nos anos 1990, o Prêmio IMAM foi descontinuado.
Em 2011, a MHI passa a conceder o Prêmio Inovação a produtos de expositores globais, tal como neste ano.
Os tipos de movimentação na logística de armazenagem incluem movimentação manual, com equipamentos de movimentação (como empilhadeiras e paleteiras), sistemas automatizados e sistemas de transporte interno.
A armazenagem é crucial para o supply chain pois permite a gestão eficiente de estoques, facilita a distribuição de produtos, minimiza custos de transporte e atende à demanda do cliente de forma oportuna.
A movimentação de materiais na logística refere-se ao deslocamento físico de produtos ou materiais dentro de um sistema logístico, abrangendo atividades como carregamento, descarregamento, transporte interno e posicionamento em áreas de armazenagem.
As atividades de movimentação e armazenagem são essenciais na logística para garantir a fluidez do fluxo de materiais e produtos ao longo da cadeia de suprimentos, contribuindo para a eficiência operacional e a satisfação do cliente.