Desafios da armazenagem
Os desafios que a armazenagem enfrenta agora são o resultado do ambiente de armazenagem na dinâmica de hoje, do aumento das demandas dos clientes e exigências de maior desempenho do armazém. O ambiente de armazenagem de hoje é o resultado de um significativo aumento nos SKUs, em conjunto com demandas de maior processamento, reduzido espaço do armazém e reduzindo o estoque – embora propiciando excelência no serviço ao cliente. Estes fatores são todos orientados pelas demandas dos clientes por maior variedade, conveniência, customização e valor. As expectativas dos clientes aumentaram porque eles cresceram acostumados com opções sempre crescentes. Isto, quando unido à intensa competição no mercado de hoje, tem levado a eventos como:
– A Dell oferece configurar seus computadores pessoais para suas necessidades específicas com a promessa de devolvê-los no dia seguinte.
– A Levis oferece a produção de jeans nas medidas exatas do cliente despachando-os diretamente para o cliente em apenas alguns dias.
– Atacadistas de mercearia aumentam o número de SKUs que crescem 10% ao ano desde 1996.
– O setor alimentício partindo de 2.000 novos SKUs por ano desde os anos 1980 para mais de 20.000 novos SKUs por ano hoje.
– Lotus e Microsoft oferecem três vezes mais SKUs que ofereciam no final dos nos 1980.
Desta forma, o que é necessário é uma resposta proativa em vez de reativa. Ao mesmo tempo, marketing tem escutado o mercado e tem ouvido a demanda por uma oferta de produtos mais ampla. Assim marketing tem trabalhado com o desenvolvimento de produtos para oferecer mais e mais SKUs diferentes.
O que ocorre é que marketing, no desejo de melhorar a acuracidade da previsão, continua desenvolvendo previsões de grupos e famílias e menos previsões por SKUs. A manufatura continua dizendo: “Tudo o que precisamos é uma boa previsão com menos SKUs e poderemos fazer um bom trabalho”. Enquanto isso marketing continua dizendo: “Devemos oferecer aos clientes o que eles desejam quando desejam. Também deve ser entendido que é impossível fornecer uma previsão exata de SKUs porque, no mercado de hoje, o passado não é um bom indicador do futuro”.
A resposta para o conflito manufatura vs. marketing é: marketing fazer previsões de famílias de produtos, para as quais são então colocados no armazém e customizados para atender as necessidades do cliente externo. A resposta para o conflito manufatura vs. marketing é a armazenagem customizada.
Benefícios da armazenagem customizada
Há dez anos, a armazenagem era vista como um mal necessário, uma atividade sem valor agregado e uma despesa para o negócio. Hoje muitos gerentes tratam a armazenagem como uma atividade de valor agregado que oferece a utilidade de tempo e lugar, em conjunto com a disponibilidade do produto. O valor da armazenagem, como função que oferece “o produto no lugar certo, no momento certo”, tem sido realçada. Agora ela oferece o produto certo (customizado segundo necessidades do cliente) no lugar certo, no momento certo. A armazenagem customizada oferece os seguintes benefícios sobre o resultado final:
– Redução do espaço necessário no armazém;
– Minimização do impacto da proliferação de SKUs sobre o armazém;
– Aumento dos níveis de serviço ao cliente (redução dos pedidos em carteira, aumento da resposta de atendimento, aumento da customização);
– Redução das devoluções de clientes e cobranças;
– Menos reconfiguração de SKUs;
– Níveis reduzidos de estoques obsoletos e lentos;
– Flexibilidade adicional para pedidos especiais e/ou críticos;
– Manufatura pode planejar, programar, consolidar e balancear as corridas de produção pelo lote mais econômico, em vez de SKU por SKU;
– Manufatura pode minimizar freqüência de trocas e tempos de setup;
– Aumento dos giros de estoques.
Nos anos 1980 ocorreram as primeiras grandes mudanças voltadas à armazenagem customizada. Conforme mostrado no figura 1.1, o primeiro movimento em direção à armazenagem customizada ocorreu com a conscientização da importância da armazenagem. Grandes instalações centralizadas tornaram-se uma tendência conforme análises da rede de distribuição apontavam para eficiência que poderia ser ganha aumentando o processamento, consolidando embarque e reduzindo custos de transporte. Os armazéns tornaramse muito melhores na movimentação de produtos pela instalação, aumentando assim seu giro.
Os anos 1990 trouxeram o segundo passo em direção à armazenagem customizada. Conforme o figura 1.2, o armazém aproveitou o poder da informação. O computador permitiu que o armazém trabalhasse com maior inteligência, não maior esforço. WMS (Warehouse Management Systems – Sistemas de Gerenciamento
do Armazém) têm permitido a captura de informação em tempo real. Como resultado, técnicas como doca cruzada (cross-docking) se tornaram realidade, permitindo que os gerentes combinassem embarque chegando com embarques saindo, eliminando passos do processo. Tarefas direcionadas ao sistema permitem um eficiente intercalamento de tarefas. A tecnologia WMS permitiu que a armazenagem empurrasse o desempenho.
Contudo, apenas permitiu que o armazém acomodasse o crescimento na oferta de produtos até certo ponto.
Os custos de distribuição sobem mesmo com sistemas e equipamentos no estado da arte. Esta situação preparou o terreno para o advento da armazenagem customizada. Deve ocorrer uma mudança de paradigma. As funções do armazém devem se expandir além do ponto de armazenar produtos acabados até os clientes desejá-los. A armazenagem não pode mais trabalhar de forma reativa, a armazenagem deve se adaptar a uma abordagem pró-ativa e oferecer uma solução para o conflito manufatura vs. marketing. O futuro está na armazenagem customizada.
O terceiro passo no ciclo de evolução da armazenagem (ver figura 1.3)
A armazenagem customizada modifica a linha de responsabilidade entre manufatura e armazenagem. Tarefas que a fábrica completa serão transferidas para o armazém, resultando em significativas mudanças em quatro áreas:
1. Instalações – Devido à manufatura produzir um produto genérico, haverá uma simplificação da manufatura e uma redução da quantidade de espaço necessário para os produtos acabados. Ao mesmo tempo, o armazém precisará de mais espaço para a customização. Este pode incluir espaço de estocagem para
etiquetagem, arqueamento, embalagem e/ou suprimentos de manufatura, espaço útil para espera, paletização, formação de kits, pintura, revestimento, preço, embalagem, etiquetagem, montagem e/ou manufatura, e espaço flexível para a contínua evolução da armazenagem customizada.
2. Equipamentos – Novos e diferentes equipamentos serão necessários para a armazenagem customizada, como conseqüência das mudanças das necessidades de estocagem e o acréscimo de algumas funções de manufatura no armazém. Dependendo da customização a ser oferecida pelo armazém, será necessário um equipamento apropriado com considerável flexibilidade.
3. Tecnologia – Para conduzir as demandas de customização, o armazém deve possuir um WMS de comunicação em tempo real baseado em códigos de barras via radiofreqüência. Além da típica funcionalidade, o WMS do armazém customizado deve ter a funcionalidade para formar kits de materiais necessários para a customização, programar as tarefas de produção através de um processador da lista de material e acompanhar o material em processo.
4. Mão-de-obra – Dependendo do projeto específico de armazenagem customizada, talvez seja necessária mais mão de obra ou talvez nenhuma mão-de-obra adicional seja necessária no armazém. Não obstante, está claro que será necessário um aumento no conjunto de habilidades e nível de flexibilidade. Possivelmente,
alguns funcionários da produção serão transferidos para o armazém para realizarem as tarefas que foram trocadas da produção para o armazém.