O papel da armazenagem no gerenciamento da cadeia de abastecimento
O papel bíblico do armazém é bem conhecido – o depósito para evitar escassez absoluta. Em muitas partes do mundo, este ainda é a principal utilização da armazenagem. Mesmo quando o abastecimento crítico de alimentos não está envolvido, o depósito pode ser usado como um mecanismo para permitir uma produção nivelada em face de uma demanda amplamente cíclica. Em contraste, o depósito existe onde a demanda está nivelada e a produção é sazonal, tal como a embalagem de frutas e vegetais enlatados ou congelados quando a safra é colhida. A estação de embalagem é curta e o consumo é razoavelmente nivelado durante o ano. A armazenagem e o depósito é essencial para balancear o abastecimento e a demanda.
Na primeira metade do século XX, o papel da armazenagem como função de transporte foi bem compreendida. Junções ferroviárias principais nas áreas de grande potencial econômico e estratégico possuíam armazéns de trânsito, instalações que usavam os privilégios de taxas de estocagem em trânsito de ferrovias para posicionar os produtos em algum lugar entre o ponto de produção e o ponto de consumo. Os armazéns terminais construídos no início do século passado estavam nos centros das cidades, ao lado dos terminais ferroviários. Em cada caso, a linguagem era uma reflexão exata da função. Com o declínio da ferrovia, a
armazenagem mudou para se adequar aos tempos.
A figura 1.10 mostra o método tradicional de fluxo de material de armazém para armazém e a figura 1.11 como eles fluem realmente com o apoio de armazéns.
Por um período, o conceito de armazenagem foi ameaçado pela popularidade do centro de distribuição. Nos anos 90, a linguagem mudou novamente de centro de distribuição para centro de fluxo ou crossdocking. Estes conceitos refletiam o fato que o armazém não funciona mais como local de estocagem, mas como um local para misturar e combinar produtos que não permaneciam no prédio mais do que algumas horas ou no máximo alguns dias.
No caso de armazenagem, é seguro dizer que a linguagem mudou mais rápido do que a função. A utilização bíblica da armazenagem ainda existe hoje, particularmente nas nações em desenvolvimento. A armazenagem ainda atende a um propósito de controle do custo de transporte, mesmo que o armazém de estocagem em trânsito tenha virtualmente desaparecido. Ao implementar o gerenciamento da cadeia de abastecimento, alguns usuários introduziram o conceito de
estoque gerenciado pelo fornecedor. Em alguns casos, um armazém terceirizado é uma parte integral deste processo. Considere o fato que alguns varejistas insistem que seus fornecedores coloquem produtos numa instalação de terceiros adjacente a uma loja. Os produtos são retirados do armazém de terceiros o mais tarde possível e às vezes, não até serem necessário para completar pedidos que já foram vendidos. A posse desta mercadoria não é transferida até que a liberação seja feita pelo armazém terceirizado. Na verdade, o armazém terceirizado torna-se o controlador de estoque gerenciado pelo fornecedor.
Medindo os elos na cadeia
O tempo total de ciclo de atendimento do pedido inclui vários passos como os seguintes :
? Cliente faz o pedido;
? Pedido e processado antes da liberação para o armazém;
? O armazém recebe e despacha o pedido;
? Transportadora entrega o pedido ao cliente.
O operador do armazém pode descobrir que algumas destas funções estão além do seu controle, ou que o operador pode ter maior autoridade para controlar mais de um deles. A coisa importante aqui é que quando o tempo do ciclo do pedido é atrasado, o cliente não se importa onde isso acontece, apenas que a entrega não foi realizada no prazo. O tempo do ciclo de pagamento a pagamento é um conceito-chave usado na elaboração da cadeia de abastecimento. É definido como o tempo médio teórico para converter um dólar gasto para adquirir matériaprima para um dólar recolhido pelo produto acabado. Ao calcular o tempo do ciclo de pagamento a pagamento, o analista claramente considera quão rapidamente os materiais giram num armazém. Portanto, o giro rápido é uma parte essencial da redução desta despesa.
O tempo de resposta ao cliente é outra função intimamente envolvida com a armazenagem. Se seu armazém é responsável por atender às necessidades do cliente, sua eficácia ao realizar a função é uma importante parte do seu serviço. A utilização da capacidade é medida em toda cadeia de abastecimento. Esta medida utilizada no armazém envolve tanto espaço quanto tempo. A capacidade de tempo máxima é de 168 horas por semana ou uma operação de 24 horas, 7 dias.
Conforme os analistas aprimoram a medição do desempenho da cadeia de abastecimento, o papel da armazenagem no desempenho geral pode ou não ser adequadamente isolado. Contudo, os profissionais de armazenagem precisam certificar que sua contribuição para toda medição seja entendida e esteja sob
controle. O futuro da armazenagem no mundo da cadeia de abastecimento A figura 1.12 mostra os caminhos de fluxo alternativo sob um conceito de cadeia de abastecimento. A alternativa mostrada na parte superior da figura elimina completamente a armazenagem pois os produtos seguem diretamente do fornecedor para o cliente. Nas outras três opções, a armazenagem, ou pelo menos doca cruzada, é mostrada como uma parte-chave do processo.
Se um armazém terceirizado torna-se o controlador de um estoque gerenciando pelo fornecedor, mesmo o caminho de fluxo superior incluirá um estoque localizado adjacente ao cliente, mas controlado por um operador de armazém terceirizado. A mudança de conceitos continuará a influenciar a forma como a armazenagem é feita e o lugar onde ela é feita. O armazém de estocagem em trânsito desapareceu como função da ferrovia alterada de transporte de passageiros e produtos acabados para um modo que é amplamente usado para mercadorias a granel e matéria-prima.
Se a administração da cadeia de abastecimento até certo ponto for uma nova maneira de gerenciar o estoque, existe uma recente evidência que os armazéns terceirizados podem exercer uma parte ativa. O armazém do século XXI poderia ser uma área de espera de estoque localizada adjacente à planta de produção. O fabricante não daria nome ao estoque no armazém até que fosse retirado para utilização na fábrica e o fluxo de material pelo armazém seria gerenciado por uma organização logística de terceirizada aliada ao banco que ofereceu o financiamento do estoque.
Para o varejista da cadeia, um conceito similar poderia ser desenvolvido com entregas do armazém indo para as lojas em vez de uma planta de produção. Em ambos os casos, o papel do armazém vai além da estocagem, partindo para o controle e financiamento de estoques que são entregues na base “Just-In-Time”.
No ambiente da cadeia de abastecimento, o armazém é projetado para aumentar a velocidade, não maximizar a estocagem. A eficiência no fluxo do produto é mais crítica do que a densidade de estocagem. O prédio autoportante com um sistema automático de estocagem e recuperação (transelevador) torna-se obsoleto no
mundo da cadeia de abastecimento. Igualmente obsoleto é um armazém que opera um único turno. Embora o armazém tradicional tenha sido um depósito de estocagem projetado para reduzir custos, o armazém de amanhã é um fluxo através de um centro de distribuição projetado para conduzir muitas funções além da estocagem. Estas incluem customização, reabastecimento, controle de transporte recebido, reastreamento do pedido, doca cruzada, administração do estoque e reposição. Obviamente, a questão de pessoal é muito importante conforme a função do armazém muda. Os funcionários de armazém adquirirão novas habilidades e treinamento para permitir que realizem trabalhos que nunca fizeram antes.
Colocando os elos na cadeia
Atingir uma cadeia de abastecimento integrada poderá envolver três passos. O passo número um é o mapeamento ou planejamento, para analisar lead-times nos níveis de estoque, bem como o que precisa ser feito para alcançar ou superar a competição. O segundo passo é o posicionamento, para identificar caminhos
nos quais sua empresa pode colaborar com outras na cadeia. O terceiro passo é a cadeia de ação, as mudanças que são feitas para aumentar sua posição competitiva através de uma logística superior. Certamente, parte deste processo seria a seleção de uma das trilhas de fluxo alternativo mostradas na figura 1.12.
Resumindo
Gerenciamento da cadeia de abastecimento, logística e armazenagem estão intimamente relacionados. Logística é o processo de preenchimento das lacunas e gerenciamento da cadeia de abastecimento é o processo de fechá-las. Uma empresa pode alcançar a excelência na logística sem administração da cadeia de abastecimento. Contudo, não é possível ter uma grande cadeia de abastecimento sem também ter uma efetiva logística. Por último, em quase todos os casos, um impressionante sistema logístico requer uma função de armazenagem bastante efetiva.