Recebimento/ Disposição
Partindo para um início rápido
Dinamize a movimentação de materiais e dados com ADC (“Automatic Data Capture”– Coleta Automática de Dados), “cross docking” e processos de “flow-thru” e você acabará muito à frente na corrida para atender os clientes.
Recebimento, alocação e disposição são operações de início de linha. Aqui que os negócios começam a corrida para morder os competidores. São os primeiros quilômetros de uma maratona para economizar tempo, reduzir custos, reduzir estoque e acelerar o serviço até chegar aos clientes.
Em conjunto com essas metas, também existem atividade conflitantes, ou demandas paralelas encontradas no recebimento. Assim como não danificar matérias-primas recebidas ou produtos acabados e não sacrificar acuracidade ou desempenho.
Fluxo físico de materiais e paralelamente o fluxo de informações estão caracterizados, no recebimento e alocação dos materiais, os quais devem ser eficientemente e rapidamente encaminhados em perfeita sincronia.
Contudo, o que está mudando nas plantas e armazéns de hoje são os antigos métodos de se fazer negócios. Os computadores devem substituir os métodos que usam papel e lápis. Cross-docking deveria ser tentado o máximo possível. O flow thru e espera (em vez de estocagem) precisam ter maior ênfase.
Por exemplo, o recebimento manual precisa se modificar. Continuar dependendo do recebimento manual de produtos com papel e lápis atrapalha o fluxo de informação, tal como leitura de ordem de compras, verificação da quantidade recebida, ou designação de um local de estoque, é muito lento. Acumular documentos na doca de recebimento cada vez mais é um fator que marca um concorrente de segundo ou terceiro nível comparado a empresas de ponta.
O recebimento deve proceder tanto com maior velocidade quanto maior grau de acuracidade oferecida pela coleta automática de dados ADC e tecnologias de processamento eletrônico de informação.
Os funcionários do recebimento precisarão estar equipados com leitoras de códigos de barras e terminais de transmissão de dados por radiofreqüência (Radio Frequency Deto Communication RFDC). Unidades de RFDC montadas em empilhadeiras utilizadas no recebimento e alocação acelerarão ainda mais o processamento sem papéis.
Todos os dados coletados eletronicamente devem ser gerenciados eletronicamente para possibilitar maior eficiência. Um WMS (“Warehouse Management System” – Sistema de Gerenciamento do Armazém) pode fazê-lo prontamente.
No recebimento, o software WMS, que alimentava dados pela leitura de códigos de barras e unidades RFDC, executará tais funções como identificação e registro de recebimentos pelo Stock Keeping Unit, atualização dos estoques e designação de locais de estocagem.
Mesmo com a o WMS, as operações de recebimento precisam estar ligadas externamente por meios eletrônicos aos membros posteriores da cadeia de abastecimento. Com os “links” do EDI (“Eletronic Data Interchange” – Intercâmbio Eletrônico de Dados) com a expedição e empresas de transporte, os responsáveis pelo recebimento saberão com antecedência o que será entregue quando e em qual quantidade. Com o tipo de transação EDI conhecida como ASN (“Advanced Shipping Notice” – Aviso Antecipado de Embarque), gerentes do recebimento podem pré-planejar o manuseio dos materiais que serão recebidos, com a mais alta eficiência.
Mais cross-docking
Armada com a informação exata sobre a entrada de embarques – em conjunto com dados similares sobre saída de pedidos – a gerência de recebimento pode otimizar o cross-docking. Os materiais recebidos são combinados com os pedidos para que os produtos acabados possam fluir diretamente para a doca de embarque, ou apenas aguardar brevemente numa área ao lado antes do carregamento.
Com a cross-docking, o tempo gasto dentro do armazém pelos produtos é curto. Os itens nunca são estocados, no sentido convencional. Eles podem ficar aguardando apenas por um período de horas. Além disso, a movimentação é minimizada.
WMS, EDI e sistemas de RFDC para rastreamento do estoque, estão se tornando obrigatórios para se participar de sistemas de distribuição ao consumidor.
Combinar os recebimentos com os pedidos para cross-docking pode exigir a utilização da metodologia de classificação e/ou tecnologia em algum lugar entre operações de carga e descarga. Caso contrário, os produtos certos podem não seguir direto para o caminhão.
Empilhadeiras podem servir como método de transporte do cross-docking. São veículos para múltiplos usos bem adequados para essa função adicional.
Ou cross- docking pode ser realizado por outro equipamento como transportadores ou veículos automaticamente guiados. Contudo, certifique-se de que existe um nível suficientemente uniforme de itens em cross-docking para justificar esses investimentos em equipamento antes de tomar sua decisão de gasto.
Recebimentos bem equipados não apenas ajudarão a garantir a segurança, mas também melhorar a produtividade para o cross-docking e outros processos de flow-thru ou outras etapas do recebimento.
Recebimento em fluxo contínuo
O cross-docking pode ou não envolver a separação das cargas paletizadas recebidas em novas configurações de paletes e caixas a serem despachadas. Itens em cross-doking descansam na planta ou instalação por algumas horas. Uma transação EDI acelera o processo.
Novamente códigos de barras, RFDC e WMS ajudam a rastrear itens destinados ao recebimento em fluxo contínuo conforme passam pela situação de espera ou estoque. Estanterias de fluxo contínuo e caixas de papelão ajudarão a fazer a disposição desses itens melhorando a condição “fora de visão”, mecanizando a movimentação de materiais por meio do sistema.
Como no abastecimento de componentes just-in-time, essas entregas estão dentro de janelas de tempo de algumas horas, desde o contato inicial via EDI. Além disso, conforme o conceito JIT, cada entrega é de peças seqüenciadas em linha. Estilo e cor do assento, por exemplo, são combinados, item por item na entrega, segundo a seqüência de veículos específicos estabelecidos pela montagem na planta.
Assentos posicionados em paletes especiais deixam o veículo de entrega do fornecedor como uma “carga de chumbo” de itens a partir de uma mesa transportadora dentro da carreta. Nos recebimentos existem mais transportadores de rolos sobre os quais as unidades de assento palete permanecerão temporariamente até posterior transporte para montagem na planta.
Organize suas docas para resposta rápida
Áreas de recebimento e expedição lado a lado com fluxo de estoque no formato “U” entre elas aumenta a capacidade do cross-docking. Esse layout também aumenta a flexibilidade para passar o consumo da doca ou para mais recebimento ou para mais expedição conforme necessário (esquerda). Restrições de local ou outros fatores podem exigir que docas de cargas e descarga estejam no formato “L’’ ou “I”. Nestes casos, transportadores de retirada no recebimento e separação na expedição estão entre os os sistemas operacionais para movimentação de produtos pelo armazém.
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