Informação: A Chave dos Sistemas de Gerenciamento de Armazéns (WMS)
Uma frase freqüentemente repetida é “trabalhe com mais inteligência, não com mais força”. A disponibilidade de tecnologia de informação mais rápida a um custo mais baixo está tornando a informatização do armazém um processo comum. O conceito da armazenagem inteligente, o qual é a otimização do desempenho do armazenem vez de uma administração ordenada, porém não automatizada, está sendo encarado como um meio de sobrevivência. É um conceito revolucionário que o armazém bem-sucedido ou o gerente de distribuição deve aproveitar para o contínuo sucesso e crescimento da empresa.
Um sistema de gerenciamento é um meio, mecanismo ou procedimento pelo qual uma empresa gerencia suas operações. Os objetivos básicos de tal sistema, seja manual ou informatizado, são:
1. Identificar o coordenar o trabalho que precisa ser feito;
2. Dirigir a execução do trabalho afim de maximizar o desempenho (produtividade dos recursos e satisfação das necessidades do cliente);
3. Informar a situação do trabalho que precisa ser (ou foi) realizado.
Um sistema manual utiliza papel e técnicas manuais para otimizar as operações de armazenagem. Um WMS – Warehouse Management System é a integração da tecnologia de identificação (coleta de dados), equipamentos de comunicação po RF ou batch (lote), hardware e software voltados ao armazém. Este software é usado para otimizar a armazenagem e operações relacionadas ao armazém. Embora os níveis de satisfação dos sistemas manuais sejam baixos, os níveis de sofisticação do WMS podem variar de simples metodologias de controle da localização do estoque a sistemas que realmente controlam o espaço, mão-deobra e os equipamentos no armazém.
É importante não confundir a tecnologia WMS com as aplicações de sistemas comerciais que impactam os estoques. A aplicação de um mainframe de administração de materiais não é um sistema de gerenciamento do armazém.
Sistemas de gerenciamento do armazém (WMS)
Um WMS é uma integração do armazém no que se refere a:
1. Sistemas de computadores;
2. Equipamentos de coleta de dados (códigos de barras, auto ID e radiofreqüência);
3. Software de gestão operacional;
4. Equipamentos de estocagem;
5. Equipamentos de movimentação de materiais;
6. Pessoas, numa única unidade coesa e integra.
Contudo, os primeiros três itens realmente são os principais componentes do WMS, com o software otimizando as funções dos três últimos.
E tais soluções estão principalmente interessadas nos aspectos financeiros do estoque. Por exemplo, um sistema de planejamento das necessidades de manufatura (MRP) diz respeito ao gerenciamento das operações de manufatura e não é um sistema de gerenciamento do armazém. Um WMS é uma ferramenta que é criada com base nas necessidades operacionais específicas do armazém e propicia seu gerenciamento, de forma eficaz e eficiente.
Objetivo
O objetivo de uma estratégia de sistemas de informação do armazém é oferecer informação de qualidade, da qual o WMS é um elemento-chave para o sucesso. A informação de qualidade é a base para o sucesso das operações de armazenagem. Sem informação de qualidade, decisões de qualidade não podem ser tomadas. Na verdade, a principal justificativa para um WMS é o aumento da acuracidade da informação em vez da redução da mão-de-obra e estoques. Sem um alto nível de acuracidade da informação, a redução da mão-deobra ou estoque não pode acontecer sem afetar adversamente outras áreas de operação.
Uma vez alcançada a alta acuracidade da informação, é o momento de reduzir o lead-time da informação. Mais especificamente, a utilidade dos dados estão comprometidas com o passar do tempo entre a geração dos dados e sua captura e comunicação. Por exemplo, se um operador movimenta um palete de uma linha de produção para o local de estocagem e registra com exatidão esta transação, mas a informação não é lançada no computador por algum tempo, os dados disponíveis para utilização da administração e operadores são, por algum tempo, não exatos. Portanto, o armazém inteligente emprega sistemas que reduzem drasticamente o lead-time entre geração da informação e disponibilidade para o computador pessoal.
Quando o lead-time da informação aproxima-se de zero e a qualidade da informação é extremamente alta, são feitas significantes contribuições para a melhoria do serviço ao cliente, produtividade e medição do desempenho. A porta de oportunidades se abre para permitir a redução de custos e melhoria da qualidade do atendimento.
Quem puder capitalizar tais oportunidades poderá perpetuar os seus negócios.
Desenvolva a sua equipe com os nossos treinamentos!
Continue seu aprendizado no blog da IMAM:
- Fim do “Just-In-Time”? Sério?;
- Logística não é Só Transporte;
- A Importância da Adequada Gestão de Custos e Preços.
Um Sistema de WMS (Warehouse Management System) é uma plataforma de software que gerencia e otimiza as operações de armazenagem em um centro de distribuição, incluindo recebimento, armazenamento, picking e expedição de produtos.
Um sistema WMS busca otimizar o espaço de armazenamento, garantindo uma alocação eficiente dos produtos, facilitando a localização e minimizando movimentações desnecessárias para aumentar a produtividade e a precisão nas operações.
Uma desvantagem do WMS pode ser o custo inicial de implementação e integração, bem como a necessidade de treinamento para os funcionários, o que pode exigir investimentos adicionais de tempo e recursos.
Os custos de um Sistema de WMS variam dependendo do fornecedor, do tamanho da empresa e das funcionalidades necessárias, podendo variar de alguns milhares a centenas de milhares de reais, incluindo taxas de implementação, personalização e manutenção.