Novo Sistema de Gestão
Evoluir para estar sempre à frente. É assim que a Marluvas trabalha, desde 1972, levando proteção, inovação e conforto para os trabalhadores e clientes.
Desenvolvendo seus produtos a partir de rigorosas pesquisas, para atender as diversas áreas profissionais, com alta performance, durabilidade e design diferenciado.
Hoje é o maior fabricante de calçados de segurança da América Latina, com Sede na cidade de Dores de Campos e mais oito fábricas, todas no Estado de Minas Gerais.
Com um modelo de gestão muito bem estruturado há alguns anos, sendo uma referência na região, sua Diretoria deu início em maio de 2.018 um novo ciclo de melhorias, com o apoio da IMAM Consultoria, que vem desenvolvendo o Sistema Marluvas de Gestão.
A partir de um amplo diagnóstico, foram definidos cinco pilares prioritários, manufatura enxuta, supply chain & logística, desenvolvimento de produtos, qualidade na fonte e escritório enxuto. Tendo como base as “colaboradores com qualidade assegurada” que são a base de toda a competitividade da Marluvas.
Foto 2: Colaborador participando do Dia D, um novo padrão de conservação dos equipamentos
A partir desta definição, foram formados os times que iriam absorver as ferramentas preferenciais e implementá-las em um processo piloto.
“Para conseguirmos potencializar os resultados, fizemos uma série de workshops com as principais lideranças estratégicas, táticas e operacionais, chamados de Excelência Operacional, com o intuito de fortalecermos a implementação dos processos piloto que na Marluvas foram 3: um processo industrial, o processo de desenvolvimento de novos produtos e um processo administrativo, ressalta Sidney Rago da IMAM Consultoria, Gerente da Divisão de Estratégias e Performance e mentor do Projeto.”
Estes times passaram por uma etapa de treinamentos, homogeneização de conceitos, levantamento da situação atual e implementação de propostas.
Foto 3: Bancada Kaizen, com ferramentas básicas e livro de registro para envolver todos com a melhoria contínua
No processo industrial, participaram os times de manufatura enxuta, supply chain & logística, qualidade na fonte e colaboradores com qualidade assegurada, cada qual buscando implementar as ferramentas indicadas.
O time de manufatura enxuta aplicou o VSM – Value Stream Mapping, Mapeamento do Fluxo dos Materiais (Gráfico do Spaghetti) e Técnicas de Layout. O time de supply chain & logística, implementou kanbans de abastecimento, o time de qualidade na fonte implementou a cadeia de ajuda e andon e o time de colaboradores com qualidade assegurada, implementou um programa de kaizen operacional e 5S.
Foto 4: Mapeamento e análise de valor dos processos administrativos
O Sistema Marluvas de Gestão, ainda conta com um time responsável pela comunicação corporativa do Projeto, fundamental para a chegada das informações nos níveis operacionais, que trata do endomarketing do Projeto.
Foto 5: Sistema de controle de falhas “on line” para ações rápidas da cadeia de ajuda.
O resultado obtido foi excepcional:
• Aumento da capacidade produtiva equivalente a R$ 5 milhões/ano de faturamento.
• R$ 75 mil/ano de redução de custos.
• Redução de 6.637 horas/ano (553 horas/mês).
• Redução da distância percorrida de 9.828 km/ano.
• Redução de área necessária de 90 m².
O time de escritório enxuto, aplicou a metodologia do Lean Office, que já foi incorporada pela área de TI da Marluvas que agora antes de automatizar qualquer processo, promove primeiro a análise de valor e implementa melhorias que buscam eliminar as perdas.
Foto 6: Cartões kanban de abastecimento de bicos na linha.
O time de desenvolvimento de produtos, desenhou um fluxo sintético, com todas as macro etapas e controles necessários e aplica o método ágil de gestão de projetos – SCRUM, a partir do empoderamento da Equipe a qual busca constantemente simplificar os controles e processos de desenvolvimento melhorando o processo continuamente, com gestão à vista e cadeia de ajuda.
Foto 7: Material de divulgação das ações do Projeto na fábrica.
Fotos 8: Luiz Carlos Mendes, Diretor Industrial
Segundo Luiz Carlos Mendes, Diretor Industrial e Coordenador do Sistema Marluvas de Gestão, “a partir do projeto, treinamentos e conceituação, visualizamos uma expressiva melhoria nas equipes envolvidas diretamente com o setor piloto, tanto a nível de organização, qualidade dos trabalhos e principalmente o engajamento com as melhorias através da filosofia Kaizen.”
Os próximos passos já estão sendo definidos pelo Comitê Executivo, para levarmos os mesmos métodos aos demais processos e plantas da Marluvas, o que demandará um grande esforço de padronização e treinamento.
Fotos 9: Denilton J. Silva, CEO da Marluvas
Para Denilton J. Silva, CEO da Marluvas, principal responsável pelo sucesso da implementação, “O Sistema Marluvas de Gestão é um marco no incremento da nossa Competitividade ”.
Com esse mesmo propósito e para potencializar a implementação do SMG, como é conhecido o sistema, a Marluvas enviou 4 participantes na 47ª Missão da IMAM ao Japão, que aconteceu em outubro de 2.018. O próprio Denilton J. Silva, CEO, Luiz Carlos Mendes, Diretor Industrial, Wellerson Marcelo Arruda, do setor de desenvolvimento de produtos e Everton Alain de Melo, Controller da Empresa.