A Qualidade de Seus Funcionários é Adequada Para Atender à Crescente Demanda de Serviços?
Quando você olha para um CD, você enxerga um time de supervisores e funcionários excepcionais em todos os níveis?
Em face do aumento da competição e das demandas de serviço e custos resultantes, existe uma crescente preocupação com a qualidade dos funcionários do armazém. Na verdade, os estrategistas financeiros e de investimento exigem um time de alta qualidade como aspecto vital para qualquer operação de distribução de classe mundial.
Tradicionalmente, existem inúmeras percepções errôneas em relação ao pessoal dos armazéns.
A primeira e maior delas é a idéia de que “ninguém pode fazer o armazém funcionar”. Armazenagem exige um certo conjunto de habilidades, bem como mentalidade.
Em vez de apenas uma pessoa com forte apoio, o funcionário de armazém de hoje deverá ter uma forte capacidade analítica, estar em boa forma e ser capaz de conduzir o trabalho com ritmo rápido e precisão.
A próxima percepção errônea mais comum, é a necessidade mínima de treinamento. Procedimentos de operação padrão, não importa quão simples sejam no início, tornam-se muito complexos conforme as exceções às regras crescem e são tomados atalhos para os processos.
O pessoal do armazém é o último a manusear o produto antes deste chegar ao cliente. Pensar e treinar são necessários.
Muitas empresas tentam ir contra esse argumento jurando dedicar tempo e recursos na educação de seus funcionários quando o momento e as condições mudarem. Mas mesmo sob essas circunstancias, apenas os melhores funcionários receberão a educação oferecida.
Seus índices de desempenho, erro e acuracidade deverão servir como benchmark para o sucesso de qualquer programa de treinamento. Espaço, mão-de-obra, equipamentos e controles devem estar em equilíbrio a fim de conduzir com sucesso a demanda diária. Seria errado culpar o baixo desempenho dos funcionários apenas com base na sua qualidade como funcionários.
Auditoria e avaliação desses recursos são obrigatórias e se você deseja conhecer a verdadeira condição da sua instalação, sem esperar por um incidente com risco de vida.
Outra crença erroneamente mantida é que qualquer um desses problemas pode ser resolvido com a implementação isolada de uma tecnologia cara. Embora os sistemas de gerenciamento do armazém sejam cruciais para se continuar competitivo, uma sólida equipe de funcionários e supervisores deve ser montada para que qualquer operação seja bem-sucedida.
Se o atual pessoal e sistema são falhos, toda tecnologia existente no mundo não ajudará.
Muitas empresas estão lidando com a questão da qualidade após concluírem o processo de recrutamento, seleção e contratação. Poucos procuram ativamente os melhores funcionários com o temperamento e habilidades correspondentes a seus sistemas de operação e demanda de trabalho.
Aquelas empresas que concluíram isso como a melhor estratégia, estão lentamente drenando o quadro de mão-de-obra dos melhores funcionários do CD.
Antes de explorar as práticas de recrutamento ou contratação, ou reestruturação e melhoria do atual pessoal do armazém, avalie aqueles funcionários que você tem em mãos.
A seguir temos um exercícios simples para avaliar inicialmente seu pessoal:
? Relacione todos os seus funcionários por ordem alfabética.
? Relacione-os por ordem da sua atual percepção do conjunto de habilidades que possuem (desempenho e acuracidade) e sua mentalidade (atitude e trabalho em equipe).
Faça a si mesmo as seguintes perguntas:
? Se pudesse substituir os funcionários pela lista de classificação quantos substituiria?
? Se existisse uma “olimpíada do armazém”, quantos do total fariam parte da equipe?
? Se fosse minha a empresa e meu capital, quantos do total manteria?
Identifique e trabalhe com um grupo principal de funcionários para assegurar o sucesso do programa e dos funcionários do armazém.
Não esqueça dessas necessidades ao projetar uma nova instalação.
O potencial de erro é grande ao projetar um novo CD ou reconfigurar um antigo. Embora não seja provável que o projetista irá esquecer de incluir um local de refeição, tais áreas são tão comuns que mesmo o projetista mais experiente poderia deixar passar despercebida a sua inclusão durante os estágios mais agitados de remodelação de um armazém.
Se você está num processo de projeto de uma nova instalação ou reconfiguração da atual, a seguir mostramos um check-list de omissão e erros que o ajudará a identificar e evitar quaisquer enganos cruciais ao planejar o CD. Algumas dessas áreas são até exigidas por lei. Por exemplo:
? Armários. Os funcionários devem ter instalações para guarda de suas roupas e de uso pessoal se não forem fornecidos armários. Prever corredores de pelo menos 1,8 m de largura quando puderem ser colocados ao longo das paredes.
? Área de descanso para mulheres. É uma área adicional ao sanitário feminino. Qualquer instalação com 10 mulheres ou mais deve ter pelo menos uma área desse tipo. Embora duas camas sejam necessárias se forem empregadas entre 100 e 250 mulheres, sua área de descanso deveria ter no mínimo uma cadeira confortável.
? Refeitório. Deve ser providenciado um local adequado, em qualquer instalação, onde os funcionários possam fazer suas refeições. O refeitório deve ser separado de qualquer área onde existam produto tóxicos estocados.
? Primeiros socorros e enfermaria, no mínimo, um local de primeiro socorros deverá estar disponível a todos os funcionários.
? Extintores de incêndio. Esses itens deverão estar localizados no seu layout a não mais do que 15 m de distância de qualquer funcionário e deverão ser claramente visíveis. Não deverão existir portas fechadas entre funcionários e extintores de incêndio. Certifique-se também de que existem alarmes de incêndio suficientes no prédio.
? Bebedouros. Deverão estar a no máximo 30 m de cada posto de trabalho. Considere a instalação de um porta-copos descartáveis que possa ser acessado por qualquer funcionário com incapacidade.
? Iluminação de emergência. Deverá ser previsto algum tipo de sistema de iluminação operado por bateria no caso de falta de energia na instalação. Certifique-se de que atenda escadas e elevadores.
? Limitações do sistema de sprinklers. Certifique-se de que as estruturas de estocagem não sejam montadas numa altura onde as caixas interferem no funcionamento do sistema de sprinklers e cubram o jato de spray de água. Vale o mesmo se os sprinklers estiverem localizados em corredores.
? Tubulações de água quente. Essas deverão estar isoladas onde estiverem instaladas por todo CD como meio de economia de energia.
? Interferência estrutural. Dutos de aquecimento próximos do teto, não mostrados no layout, poderiam interferir nas estruturas porta-paletes.
? Passagens das portas. Se a passagem para uma sala não for grande o suficiente para acomodar o equipamento que deve passar por ela, então a porta e a estrutura antigas deverão ser removidas e instalada uma nova. Outras medidas, tais como largura das estruturas porta-paletes antes da nova instalação ser projetada, poderiam resultar numa longa fila de estruturas porta-paletes conectadas ao longo do corredor.