Estoques de Segurança, Uma Rápida Introdução
Existem uma série de variáveis que definem o melhor método de calcular o estoque mínimo ou de segurança, que levam em consideração o tipo de demanda (regular ou esporádica), o comportamento (sazonal, cíclica ou não), variação, fator de crescimento além do lead-time de fabricação ou fornecimento, etc.
Para demandas regulares com razoável previsibilidade estatística, sem variações extremas (desvios padrões relativamente baixos), aplicam-se fórmulas clássicas como as abaixo:
Como fica claro, um importante componente que muitas empresas não definem ou usam como parâmetro é o nível de serviço. Este será um dos primeiros passos a serem dados, definir os níveis de serviço para cada família de produtos pelo menos.
Porém apenas a utilização das fórmulas, pode não ser adequada para itens com maiores variações ou com influência de outros fatores, como valor do estoque resultante, popularidade alta ou baixa, maior ou menor importância estratégica do item ou ainda facilidade ou dificuldade de aquisição que pode ser determinada por exemplo, pela origem do produto, se nacional ou importado.
A análise precisa ser detalhada e realizada de forma segmentada considerando todos estes fatores acima citados, para determinar inclusive os itens que serão classificados como estocáveis e não estocáveis, comprados apenas para a necessidade e as estratégias de gestão, incluindo o review time que é o tempo de revisão para as análises e emissão das ordens de compras.
Cada empresa tem suas características específicas, o que ajuda a definir a melhor forma de gestão destes estoques quanto a metodologias e ferramentas. Em alguns casos, planilhas podem resolver, em outros serão obrigatórias as soluções especialistas para gestão de estoques e planejamento da demanda.
Quer saber como melhorar o estoques da sua empresa, faça um curso na IMAM, ou fale com um de nossos instrutores.
Conheça nossos cursos e continue aprendendo com a IMAM:
- Curso de Coaching e Mentoring para Líderes;
- Curso de MOST ( Maynard Operation Sequence Technique );
- Curso de Redução de Custos e Melhorias nas Embalagens.
O estoque de segurança é definido como a quantidade adicional de estoque mantida além do esperado para compensar variabilidades na demanda, lead time de fornecimento e incertezas do mercado.
A função do estoque de segurança é mitigar o risco de falta de produtos devido a variações na demanda, atrasos na entrega ou outras incertezas na cadeia de suprimentos.
O estoque de segurança na logística é uma reserva adicional de produtos mantida para mitigar o risco de escassez de estoque devido a variações na demanda, atrasos na entrega ou outras incertezas na cadeia de suprimentos.
O estoque de segurança é calculado geralmente usando métodos estatísticos como o ponto de pedido, considerando a variabilidade da demanda, lead time de fornecimento e níveis de serviço desejados.