Cultura do Armazém Enxuto
Conheça algumas formas de estimular a mudança de cultura e ativar as melhorias no armazém
Existem três partes centrais para coordenar táticas enxutas em um armazém: ferramentas, métodos e cultura. A maioria das empresas tem os equipamentos e os processos para adotar as táticas enxutas. Entretanto, muitas vezes o que falta é a cultura. Compor uma cultura organizacional que possibilite os conceitos enxutos é um desafio recorrente para as empresas, mas proporciona maior retorno sobre o invertimento. Ela não acontece da noite para o dia. Exige mudança de paradigma. Aqui estão algumas dicas para tornar as melhores práticas enxutas uma realidade:
- Invista na confiança e respeito mútuos.
A prática enxuta requer sinceridade sobre os objetivos de longo prazo e o progresso no curto prazo. As ideias dos colaboradores devem ser levadas a sério. A prática enxuta é uma jornada que requer que toda pessoa da empresa seja treinada na solução de problemas e sinta-se como uma ativo da empresa, altamente valorizado. Reconheça com frequência um trabalho bem feito.O reconhecimento e o trabalho em equipe são os elementos críticos do aumento de desempenho da mão de obra do armazém. O reconhecimento do esforço dos trabalhadores não requer troféus em cheques de bonificação. Pequenas lembranças dos colegas podem fazer a diferença. Algumas empresas usam sistemas de cartões para reconhecer instantaneamente qualquer colaborados – desde o iniciante até a liderança. A implantação de um programa de reconhecimento sólido com planos de incentivo aumenta o moral e o desempenho. - Liberte seus colaboradores do medo.
Quando os trabalhadores sentem que serão punidos por cometerem um erro, a jornada enxuta fracassa. Os profissionais precisam correr riscos e aprender com os erros. O objetivo da logística enxuta é desafiar os processos existentes e buscar formas de reduzir as perdas. A prática enxuta não é uma questão de eliminar empregos, mas de se tornar tão valiosa que a segurança no emprego na realidade aumenta. - Comunique com clareza.
Altos executivos e gerentes operacionais precisam comunicar suas visões enxutas e o motivo da mudança. Eles precisam tratar do por que os trabalhadores devem estar fazendo coisas diferente daquelas feitas no passado. Muitas empresas fracassam nas práticas enxutas porque o sucesso não é imediato. Assim que a jornada começa, os problemas institucionais se tornam visíveis. As apreensões e expectativas devem ser comunicadas como parte de um diálogo constante. A solução desses desafios pode ser muito recompensadora. - Meça o que é importante.
Muitas empresas usam vários indicadores para avaliar seus progressos na caminhada enxuta. Contudo, a mais importante comparação de desempenho é o moral dos trabalhadores. Quando os colaboradores estão empolgados e envolvidos, gostam de solucionar problemas e de eliminar as perdas, outros indicadores que refletem a realidade. - Comemore o sucesso.
Junto com a jornada enxuta, cada conquista, embora pequena, deve ser reconhecida e comemorada. Pequenas vitórias se acumulam ao longo do tempo e indicam progresso. O reconhecimento e a premiação do bom desempenho são um bom começo para a formação de uma equipe de primeira linha. - Saiba que líderes devem ser como mestres.
Os gerentes que atuam como tutores de seus colaboradores nas melhores práticas enxutas lideram com exemplos. É importante ser visível e assumir um papel pró-ativo na curva de aprendizado para que os trabalhadores reconheçam o compromisso com a empresa. - Faça do trabalho em equipe uma regra.
Crie uma mudança cultural da velha escola, autocrática, de cima para baixo, para aquela que aumente o empenho e a criatividade do colaborador. Envolva as pessoas que executam as tarefas do dia a dia na melhoria de cada processo de seus trabalhos. Em uma atmosfera de comunicação aberta, seus talentos e experiência levarão as melhores ideias de melhorias e elas terão uma sensação de orgulho e propriedade dos novos processos implementados. - Foque a melhoria contínua utilizando o pensamento “A3”.
Crie um plano sólido no formato A3 – um resumo de uma página em papel A3 que conte num relance a história de uma proposta ou revisão do progresso. O plano motiva os colaboradores a revisar e melhorar continuamente os processos existentes e mantém o espírito de trabalho em equipe e de envolvimento. Quando todos trabalham juntos para eliminar as perdas e melhorar o fluxo de toda a instalação, o grupo consegue responder com agilidade às mudanças dos negócios à medida que vão surgindo - Use ferramentas enxutas, como o mapeamento do fluxo de valor, para criar um plano de melhorias.
O mapeamento do fluxo de valor é o processo de estabelecimento de uma quadro claro do fluxo de produtos e de informações. Ele ilustra o estado atual e o estado futuro desejado de maneira que todos os membros da equipe consigam entender. O mapa do fluxo de valor apresenta aos trabalhadores uma visão geral de todas as atividades do armazém, possibilitando a eles sugerirem melhorias em suas áreas e em outras áreas. Mostre o mapa do armazém de modo que os trabalhadores consigam consultar as melhorias e colocar em prática as próximas medidas. - Estabeleça um sistema de gerenciamento visual.
A instalação de painéis de status salientes que possam ser vistos num relance é crucial para o sucesso e o máximo desempenho dos trabalhadores. Assim como o torcedor vê o placar em um jogo de futebol, o colaborador deve ser capaz de fazer o mesmo para descobrir o que está acontecendo no chão do armazém. Uma sinalização clara e consistente facilita aos funcionários executar com eficiência suas tarefas e funções em todas as áreas da operação. Uma boa prática é posicionar os painéis de status de modo que sejam vistos e usados em locais específicos, tais como as entradas e saídas dos produtos, próximos à doca. A intenção é rastrear regularmente como o armazém está indo sem olhar em um computador, em seguida indicar o progresso em “tempo real”. - Adote o caminho dos 5S para organização da área de trabalho.
Seguir os 5S – liberar área, arrumação, limpeza, padronização e disciplina – minimiza as perdas de tempo, de movimentação e de percurso. Também permite a melhor utilização possível do espaço disponível. O sistema 5S significa eficiência, pois um funcionário que não precisa ir a caça de uma ferramenta tem melhores chances de terminar um trabalho e identificar possíveis melhorias no processo. Avaliações periódicas em toda a instalação garantem que os 5S se mantenham implementados ao longo do tempo e não haja perda de pessoal. - Nivele a carga de trabalho.
As operações de armazéns mais bem conduzidas equilibram as cargas de trabalho para o uso mais eficiente do tempo e das capacidades de cada colaborador. O treinamento multifuncional contínuo rende trabalhadores ágeis e flexíveis com sólido moral e a capacidade de responder rapidamente às necessidades de mudanças nos negócios. Cada gerente deve manter uma matriz de treinamento multifuncional atualizada para monitorar o progresso da equipe e seus conjuntos de habilidades em evolução. - Implemente o trabalho padronizado.
A elaboração de procedimentos operacionais padronizados (POPs) e de instruções de trabalho padronizadas (LUTs) bem detalhadas e ilustradas para cada serviço é uma etapa crucial para o objetivo da qualidade dos processos repetitivos. Com os POPs e LUTs disponíveis, os novos colaboradores caminham no armazém com material de referência específico para consultar. Isso resulta em uma curva de aprendizado mais superficial e facilita aos gerentes o monitoramento e avaliação do desempenho. - Integre a qualidade nos processos.
Os sistemas acurados de medição da qualidade estabelecem linhas de base quantitativas e permitem que a empresa monitore o status atual a todo momento. Quando ocorre uma variação ou erro, a equipe foca o processo e não a pessoa envolvida. Utilize uma investigação dos cinco “por quês”, quem que os membros da equipe perguntam “por quê”? não uma só vez e sim pelo menos cinco vezes. Por exemplo, se uma empilhadeira bate em um sprikler, você simplesmente não vai perguntar por que aconteceu e sim por que a empilhadeira estava tão alta, por que ela estava naquele local, por que o sprinkler estava colocado lá, etc. O detalhamento das causas-raiz permite que a equipe reconstrua colaborativamente o processo para evitar a recorrência. - Vise à estratégia em just-in-time (JIT).
O gerenciamento do armazém em just-in-time tenta eliminar a espera, a estocagem e a movimentação desnecessária do produto, dos materiais ou das informações. O objetivo é estabelecer um fluxo mais contínuo possível sem a constante movimentação e a necessidade de etapas intermediárias. A estagnação na movimentação de peças, de pessoas, de processo ou de comunicação dentro do armazém – por exemplo, um e-mail parado na caixa de entrada de alguém por três dias – interrompe o fluxo e pode levar a erros de processo.
A implementação dos princípios enxutos por todos os aspectos da operação de um armazém é um meio eficaz e econômico de aumentar o desempenho da mão de obra. A busca implacável da eliminação das perdas transforma a cultura da empresa e constrói a base para o máximo desempenho desde o chão do armazém até o escritório.
O armazém enxuto serve para otimizar o espaço, reduzir desperdícios, melhorar a eficiência operacional e agilizar o fluxo de materiais dentro de uma instalação de armazenagem.
A logística enxuta compreende a aplicação de princípios e práticas para eliminar desperdícios, reduzir custos e melhorar a eficiência em toda a cadeia de suprimentos, desde a produção até a entrega ao cliente.
Os tipos de armazéns incluem armazéns dedicados, públicos, automáticos, refrigerados, de distribuição, cross-docking e para e-commerce, entre outros.
A função do armazém é armazenar e gerenciar produtos de forma eficiente, garantindo sua disponibilidade, integridade e distribuição conforme a demanda, além de facilitar o fluxo de materiais dentro da cadeia de suprimentos.