É a Vez dos Profissionais de Logística
O crescimento sob o ponto de vista logístico, tem que ser avaliado por dois ângulos principais: de um lado a safra agrícola, mais uma vez, com previsão de recorde, com números espetaculares da ordem de 170 milhões de toneladas entre grãos e álcool concentrados nos períodos de safra, para os quais os custos de transporte são muito relevantes devido ao baixo valor agregado dos produtos. Por outro lado, temos a concorrência cada vez mais acirrada dos produtos industrializados com maior valor agregado e concentração nos finais de mês, para os quais a redução dos estoques, tanto de matérias-primas quanto de produtos acabados, é primordial. Esses produtos dependem de recebimentos e entregas just-in-time, para os quais se pressupõe eficiência dos transportes. Ou seja, em ambos os casos a infraestrutura logística (rodovias, ferrovias, aeroportos, etc.) é de fundamental importância.
Os processos, projetos, equipamentos de movimentação e armazenagem também devem ser otimizados para reduzir os custos e melhorar os níveis de serviço. Porém, muitas vezes damos maior destaque ao como fazer e esquecemos um fator importante, que é quem irá fazer. Esse profissional é o especialista em logística. Um dos pontos de maior dificuldade quando falamos em qualificação do profissional é que a logística é uma área extremamente abrangente, na qual são importantes todas as atividades, desde o desenho da malha logística, o planejamento e o gerenciamento das operações, muitas vezes com o exterior, até simples atividades operacionais, que, se não forem bem realizadas, comprometem todo o resultado planejado e, portanto, esperado.
Atualmente, a maior carência se concentra nas funções de planejamento e gestão, cuja formação é deficiente tanto do ponto de vista de experiência prática quanto acadêmica, pois, mesmo que os especialistas venham de boas faculdades de engenharia ou administração, há o agravante que os professores e mestres, mesmo aqueles com elevados níveis de formação, muitas vezes têm falta de experiências práticas.
A expectativa é que tal carência seja superada em médio prazo por profissionais que realmente procurem o aprimoramento com base em experiências práticas em empresas com boa estrutura logística e paralelamente em cursos conceituados de especialização e pós-graduação.
Vale a pena o esforço, pois chegou a nossa vez!
Boa leitura.
Os profissionais da logística incluem gerentes de logística, analistas de cadeia de suprimentos, coordenadores de transporte, especialistas em armazenagem, planejadores de demanda e operadores de sistemas de gestão de estoques.
As cinco principais funções da logística são transporte, armazenagem, gestão de estoques, processamento de pedidos e gestão de informações.
No perfil profissional de logística, destaque sua experiência em transporte, gestão de estoques, processamento de pedidos, otimização de cadeia de suprimentos e habilidades em sistemas de gestão logística.
Um cargo de logística é uma posição profissional responsável por planejar, coordenar e executar atividades relacionadas ao transporte, armazenagem, gestão de estoques e distribuição de produtos dentro de uma organização.