Empilhadeiras Trilaterais… Operacionais ou Estratégicas?
Empilhadeiras Trilaterais… “Very Narrow Aisle Truck” (Empilhadeira para Corredores Muito Estreitos)… “Turret Truck” (Empilhadeira de Torre)… Você já deve ter se deparado com estas soluções para operações de armazenagem que buscam melhorar a ocupação do espaço de estocagem sem comprometer a seletividade.
Além disso, imagino que na primeira vez que fez um orçamento, deve ter se impressionado com os investimentos envolvidos, não apenas na solução, mas em toda infraestrutura necessária para sua operação.
Definitivamente, o AliExpress ou outros canais de e-commerce podem até oferecer, como de fato fazem (vide imagem a seguir), mas este tipo de investimento demanda análises muito mais profundas para que possamos viabilizar os mesmos no curto, no médio e no longo prazo.
Aliás, cá entre nós… está cheio de projetos por aí que são verdadeiros “elefantes brancos” e que poderiam ter tido seus investimentos muito melhor aproveitados caso o projeto tivesse iniciado com o investimento em um bom PLANEJAMENTO.
Em projetos desta natureza ou de sistemas que demandam investimentos maiores em armazenagem, qualquer falha no diagnóstico e planejamento da cadeia de suprimentos (ex.: estratégias, malha logística, gestão de estoques, gestão operacional etc.) pode impactar em milhões de reais adicionais investidos, sem a real necessidade. Infelizmente é ainda o que vemos em muitos projetos… na medida que as “empresas” (investidores, executivos e gestores) olham para o PDCA (PLAN, DO, CHECK, ACT) e, em função de prazos e/ou outros motivos, optam por acelerar o DO (execução), investem menos tempo no PLAN (planejamento) e, consequentemente, as perdas são certas. As operações vão funcionar sem problemas, mas a que investimento/ custo operacional?
Hoje, empilhadeiras trilaterais não são mais apenas recursos de movimentação e estocagem. A flexibilidade que as mesmas oferecem, aliada com as possibilidades da tecnologia, podem transformá-las em componentes estratégicos na busca da excelência operacional e de serviços.
TECNOLOGIA EM TRILATERAIS
Não subestime os potenciais das empilhadeiras trilaterais… análises “rasas” certamente não vão considerar todo o potencial da solução. Por exemplo, excetuando-se as tecnologias obrigatórias, é comum, principalmente aqui no Brasil, se retirar toda a tecnologia adicional para este tipo de equipamento para tentar reduzir o investimento. Mas, será que foram analisados os reais benefícios de cada tecnologia? Projetos “rasos” e rápidos certamente não consideram estas análises… Perde-se aí uma ótima oportunidade!
Acima, aproveitando um catálogo técnico, seguem alguns poucos exemplos de tecnologia utilizada, mas o universo de oferta tecnológica é tão amplo e se transforma a cada dia que não podemos exigir, mesmo do vendedor/ consultor do equipamento, que ele possa conhecer todas as tecnologias e muito menos associar cada uma delas aos ganhos que uma determinada empresa terá adotando as mesmas. É o famoso “cada caso é um caso”… mas, uma coisa é certa, no seu caso, a sugestão que não falha é: invista em PLANEJAMENTO!
SOLUÇÕES DE MERCADO
A seguir apresento não todas, mas algumas das principais trilaterais que já pude planejar, operar (experimentar) ou mesmo conhecer, de excelentes marcas. Esta trilateral da Linde, por exemplo, tive oportunidade de experimentar no Eadi Aurora, em Sorocaba – SP, onde pude observar a segurança em operar um equipamento como este a quase 20m de altura. UAU!
Observem que o gráfico acima apresenta apenas algumas referências de alturas máximas e de larguras das empilhadeiras provenientes de catálogos (acesse por meio do QR Code de cada fabricante). Apesar disso poder ser utilizado como uma referência, é fundamental validar com fabricantes e avaliar os modelos de máquinas para cada país, restrições, potenciais customizações, flexibilidade de cada solução, bem como a tecnologia disponível (exemplo: sistemas autônomos) que possibilitará inclusive novas estratégias operacionais.
Se preferir, acessem os catálogos técnicos pelos links a seguir: YALE, TOYOTA (BT RAYMOND), HYSTER, JUNGHEINRICH, STILL, CROWN e LINDE.
Além das tradicionais e conhecidas empilhadeiras trilaterais, existem soluções diferenciadas, com altura de elevação de até 10m e que podem gerar novos “insights” (VEJA AQUI).
Ah! Se alguém sentir falta de alguma solução, prometo atualizar nos próximos e se alguém acha que escolher uma trilateral não é tarefa tão simples quanto imaginava e nem sabe ainda o que necessita, se apoie na experiência de nosso time que já acumula mais de 1.500 projetos desde 1979.
Ah! Aproveite também para conhecer a INTRALOGÍSTICA clicando aqui!
Grato pela atenção, sucesso e vamos em frente!