Acuracidade dos Estoques e Seus Desafios
Atender os clientes com excelência se tornou um requisito fundamental para sobreviver num ambiente tão competitivo. Acuracidade dos estoques tem se tornado tema de intensas discussões sobre como manter e aumentar a qualidade do saldo dos estoques.
Acuracidade é um indicador operacional e gerencial que informa quantas informações do sistema estão corretas em relação à quantidade de informações verificadas, expresso de forma percentual (%). É sinônimo de qualidade ou confiabilidade das informações.
Não podemos confundir o conceito de Acuracidade com o cálculo da Divergência que tem como objetivo mensurar o grau de desvio do saldo físico em relação ao saldo informado no sistema.
Um programa de gestão da acuracidade é composto por quatro pilares fundamentais para o bom desempenho do processo.
1. Qualidade das informações: Avaliação do fluxo de informações e/ou materiais que frente às necessidades da empresa.
Avaliar a qualidade do cadastro dos produtos (código, descrição, roteiros, estruturas e etc.), identificar falhas nas transações de entrada e saída dos materiais no estoque, Falta de controle das perdas no sistema (avaria, refugos). Garantir a qualidade das informações é requisito para o processo.
2. Organização dos almoxarifados: Organizar o local onde os produtos estão armazenados, sabemos que o grau de exigência na avaliação é subjetivo. Por conta disso implementamos a ferramenta 5 ´S com objetivo de elevarmos o grau de exigência das pessoas em relação a qualidade e produtividade.
Um almoxarifado está organizado quando não temos coisas desnecessárias, ficando apenas as coisas necessárias nos seus devidos locais identificados.
3. Inventário rotativo: O inventário é a uma ferramenta de controle que permite avaliar a qualidade do saldo do estoque, com base nessa informação podemos avaliar as ações necessárias para melhorar o resultado. O inventário rotativo consiste na contagem diária dos itens do estoque, com uma frequência pré-determinada. Contagens diárias do estoque traz um número maior de oportunidades de buscar a melhoria dos níveis de acuracidade.
4. Análise de problemas: Definimos problema como um desvio que fez com que o desempenho do processo fosse diferente de um padrão pré-estabelecido como Meta.
Ajustar o estoque após o inventário é uma ação corretiva que age contra o efeito, mas o problema permanece no processo. Só conseguimos resolver um problema quando eliminamos a sua causa. Aplicamos ferramentas de análise e solução de problemas com foco na identificação da causa e com isso elaborar um plano de ação agindo contra a causa.
Com base em nossa experiência em diversos projetos de implementação do processo de gestão da Acuracidade, constatamos que o maior desafio é a consistência do processo de análise dos problemas. Manter a consistência, acompanhar a implementação das ações para corrigir a causa é fundamental para manter e aumentar o nível de acuracidade.
A dificuldade em se manter a consistência basicamente reside na concorrência dessas atividades com as outras diretamente relacionadas com a operação do dia a dia das equipes. Em nossos projetos avaliamos o nível de maturidade em gestão de estoques, fornecemos capacitação das equipes e através de um processo de mentoria trabalhamos a consistência na análise e solução de problemas através da nossa metodologia de gestão, com isso garantimos um processo robusto, um ambiente que promova a melhoria do nível de acuracidade.