A Tomada de Decisão nos Processos Logísticos
Em um ambiente com desafios cada vez maiores, as empresas precisam estar mais preparadas, se adaptando e desenvolvendo novas formas de fazer as coisas para se diferenciar da concorrência. Desta forma as empresas precisam ser criativas, inovando seus processos e buscando soluções de forma a gerar uma vantagem competitiva.
Tomar decisão é um processo que compreende muitos fatores, que podem determinar o sucesso ou gerar grandes prejuízos. A tomada de decisão é um grande desafio que combina análises qualitativas e quantitativas, partindo de uma visão macro do mercado, da cadeia logística e da dinâmica dos negócios, de forma a gerar uma visão holística, que permita propor e avaliar estratégias de gerenciamento e tomada de decisão.
O desafio de criar processos logísticos eficientes, passa pela racionalização de atividades, busca da sincronização entre etapas e redução dos custos em todas as fases da cadeia de suprimentos, desde os fornecedores, passando pela produção, distribuição e entrega do produto. É importante entender e compreender o comportamento dos consumidores e a dinâmica de mercado.
Seguem alguns pontos que auxiliam na tomada de decisão, minimizando os riscos:
1 – Com base nos objetivos da empresa, identificar quais são os principais aspectos logísticos a serem simplificados e como eles afetam o custo, a produtividade e a sincronização da cadeia produtiva;
2 – Racionalizar os processos internos e externos, com investimentos em tecnologia, com o apoio de profissionais especializados e capacitados;
3 – Desenvolver uma cultura da melhoria contínua, aproveitando a tecnologia de informação como a IA Inteligência Artificial e outras ferramentas de apoio a decisão visando precisão e rapidez. Para alcançar este objetivo, é necessário que tecnologias atualizadas estejam implantadas em todos os níveis da organização, permitindo que os gestores tomem decisões rápidas e precisas;
4 – Monitoramento continuo dos processos para identificar possíveis falhas e atuar nas correções e redirecionamentos;
5 – Avaliar as situações de forma colaborativa, criando sinergia entre os membros da equipe e para que estes possam contribuir, considerando todas as informações relevantes;
6 – Considerar fatores ambientais e sociais que podem influenciar positivamente nas atitudes, valores e padrões comportamentais;
Conclusão
A tomada de decisão deve buscar a eficácia, adotando uma abordagem proativa na cultura da empresa, através do aperfeiçoamento dos processos, tendo a tecnologia como uma importante aliada.