Tecnologia no Transporte Rodoviário de Cargas
O melhor planejamento das rotas de distribuição, rastreabilidade dos veículos, redução da emissão de carbono, aplicativos de georreferenciamento e dispositivos de segurança são obtidos com os avanços da tecnologia no transporte de cargas.
Integrados ao sistema ERP das empresas, softwares de roteirização podem consolidar os pedidos dos clientes e em função da malha logística de distribuição definir a melhor maneira de formação das cargas e da sequência das entregas, otimizando as rotas, com o objetivo de aumentar a produtividade da frota visando o ágil atendimento dos pedidos e reduzindo os custos operacionais.
Aplicativos em Smartphones auxiliam os motoristas avaliando os tempos de percurso, condições e restrições de tráfego sugerindo as melhores rotas.
Também facilitam a comunicação do motorista com a administração logística.Plataformas Logísticas integram e conectam embarcadores, transportadores e motoristas facilitando a publicação de fretes, captação e negociação com motoristas, geração de documentos e efetuação de pagamentos.
O Rastreamento em tempo real garante o controle preciso da localização e do status e desempenho dos veículos e das entregas, proporcionando maior visibilidade das operações.
Prevenindo acidentes, roubos e desvios com alertas em tempo real para casos como excesso de velocidade, saídas de rotas pré-definidas, paradas não autorizadas e abertura de portas.
Decisões estratégicas podem ser tomadas com base nos dados sobre o desempenho dos veículos e motoristas, otimizando a gestão da frota.
A redução da emissão de carbono é obtida com a viabilidade e evolução dos veículos elétricos e híbridos. Pesquisas em fontes de energia alternativas abrem novas possibilidades para um transporte mais limpo e sustentável.
Sensores e Dispositivos coletam dados detalhados sobre o desempenho dos veículos, comportamento dos motoristas e condições das cargas. Por exemplo, reduzindo colisões frontais freando o veículo automaticamente, alertando o motorista sobre a presença de veículos em pontos cegos e monitorando o comportamento do motorista identificando sinais de fadiga e distração ao volante, alertando-o e prevenindo acidentes causados por esses motivos.