WCM: O Que É E Como Melhora A Eficiência Operacional?
Para entender o que é WCM, pense em um carro de Fórmula 1. Isto é, cada componente — como motor e pneus — é projetado para otimizar o rendimento. Assim, a equipe trabalha para o motor fazer menos esforço para mover o carro, assegurando que cada volta seja mais rápida que a anterior.
Da mesma maneira, o WCM “elimina” atividades e processos desnecessários para o objetivo final de uma corporação. Inclusive, 67% das empresas que investem na gestão de processos melhoram a produtividade e o valor percebido pelo consumidor. Os dados são da ABPMP (Association Business Process Management Professionals).
Pensando nisso, quer aprender mais detalhes sobre o que é WCM e outras informações relevantes? Continue conosco e confira:
- O que é WCM?
- Para que serve o WCM?
- Como funciona o WCM?
- Quais são as 7 ferramentas do WCM?
O que é WCM?
WCM é uma metodologia de gestão focada em eliminar desperdícios, reduzir custos e otimizar processos de produção. A sigla significa World Class Manufacturing ou Produção de Classe Mundial em português.
Para que serve o WCM?
O WCM serve para melhorar a eficiência e a competitividade das empresas, focando na excelência operacional. Ele ajuda as empresas a reduzir custos, eliminar desperdícios e aumentar a qualidade dos produtos e serviços.
Isso porque, ao implementar o WCM, a empresa adota práticas rigorosas em todas as áreas da produção, garantindo que cada processo seja otimizado. Por exemplo, o WCM promove a padronização dos processos, o que garante a consistência na qualidade dos produtos e serviços.
Com processos bem definidos e padronizados, é mais fácil identificar e corrigir desvios, reduzindo o número de defeitos e aumentando a satisfação do cliente.
Como funciona o WCM?
O WCM funciona por meio de uma série de pilares e ferramentas que, quando aplicados integralmente, transformam os processos empresariais. O WCM se baseia em dois pilares principais:
Pilares técnicos
Concentram-se na melhoria contínua dos processos, na redução de defeitos e na otimização da manutenção. Alguns exemplos de pilares técnicos são:
Manutenção
Foca em prevenir falhas e garantir a disponibilidade dos equipamentos. Por exemplo, a manutenção preventiva ocorre ao realizar inspeções, lubrificação e troca de peças em intervalos pré-determinados, baseado na vida útil estimada dos componentes.
Qualidade
Visa eliminar defeitos e garantir a conformidade dos produtos com os requisitos dos clientes. Isso ocorre, entre outras formas, pela análise de indicadores de desempenho e especificações técnicas.
Logística
A logística, no contexto do WCM, é fundamental na otimização dos processos produtivos e na redução de custos. Para isso, por exemplo, a escolha do modal de transporte mais adequado para cada tipo de material deve considerar fatores como custo e segurança.
Engenharia de processos
Ao otimizar os processos de produção, a engenharia de processos contribui para:
- identificar e eliminar desperdícios – excluir atividades que não agregam valor ao produto final;
- padronizar processos – definir padrões claros e objetivos para cada etapa do processo garante a repetibilidade e a consistência na qualidade dos produtos;
- reduzir o tempo do ciclo – ao simplificar os processos e eliminar os gargalos, é possível reduzir o tempo necessário para produzir um produto;
- etc.
Pilares gerenciais
Englobam a gestão de pessoas, a segurança do trabalho e a melhoria contínua da cultura organizacional. Alguns exemplos de pilares gerenciais são:
Gestão de pessoas
Desenvolvem os colaboradores e promovem um ambiente de trabalho colaborativo. Desse modo, eles ficam cada vez mais preparados para assumir novas responsabilidades e contribuir para a melhoria contínua dos processos.
Segurança
Garante um ambiente de trabalho seguro para todos os colaboradores. Por exemplo, toda ocorrência de acidente, por menor que seja, é investigada para identificar as causas e implementar medidas corretivas para evitar repetições.
Gestão ambiental
Minimiza o impacto ambiental das operações. Isso evita multas e outras penalidades. E ainda, é uma forma de atrair e fidelizar clientes preocupados com a sustentabilidade.
Melhoria contínua
A melhoria contínua cria um ambiente onde a inovação é valorizada e incentivada. Afinal, colaboradores são encorajados a propor novas ideias e soluções para os desafios do dia a dia.
Quais são as 7 ferramentas do WCM?
As 7 ferramentas mais utilizadas no WCM são:
1. 5S
O 5S é uma metodologia japonesa baseada em cinco passos para organizar o ambiente de trabalho:
- Seiri – separar o necessário do desnecessário;
- Seiton – organizar o que ficou;
- Seiso – limpar o local de trabalho;
- Seiketsu – padronizar as atividades de limpeza e organização;
- Shitsuke – manter os hábitos adquiridos.
2. PDCA (Plan, Do, Check, Act)
O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão utilizada para implementar melhorias contínuas. Ele consiste em 4 etapas:
- Plan – planejar as ações a serem implementadas;
- Do – executar as ações planejadas;
- Check – verificar os resultados obtidos;
- Act – padronizar as ações eficazes e corrigir as não eficazes.
3. Kaizen
Kaizen significa melhoria contínua em japonês. É uma filosofia que busca a melhoria constante dos processos, envolvendo todos os colaboradores da empresa.
4. Mapeamento de processos
O mapeamento de processos é uma ferramenta visual que possibilita entender o fluxo de um processo, desde o início até o fim. Com isso, é possível identificar gargalos, redundâncias e oportunidades de melhoria.
5. Análise de valor
A análise de valor consiste em identificar as atividades que agregam valor ao produto ou serviço do ponto de vista do cliente. Ao eliminar as atividades que não agregam valor, você reduz custos e melhora a eficiência.
6. Manutenção Produtiva Total (TPM)
A TPM é uma filosofia de manutenção que envolve todos os colaboradores da empresa na manutenção dos equipamentos. O objetivo é eliminar as perdas causadas por falhas dos equipamentos, aumentando a disponibilidade e a confiabilidade dos mesmos.
7. Controle Estatístico de Processo (CEP)
O CEP é um conjunto de ferramentas estatísticas utilizadas para monitorar e controlar os processos de produção. Com o CEP, é possível identificar desvios em relação aos padrões estabelecidos e tomar ações corretivas para evitar a produção de produtos defeituosos.
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Então, você entendeu o que é WCM? Conforme mencionado, trata-se de uma metodologia de gestão focada em alcançar a excelência operacional em todas as áreas de uma empresa. Assim, o WCM visa eliminar desperdícios, melhorar a qualidade, aumentar a produtividade e garantir a satisfação do cliente.Quer transformar sua empresa em uma referência em excelência operacional? Inscreva-se agora mesmo no nosso curso para compreender os fundamentos das principais metodologias de melhoria contínua (Lean, TOC, 6 Sigma). Com isso, você aumenta a produtividade, reduz custos e melhora a qualidade.