Ir para o conteúdo
IMAM Consultoria
  • ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES
  • Desenvolvimento Organizacional
  • SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA
  • Fale Conosco
  • Sites
    • IMAM Consultoria
    • Quem somos
    • HOME IMAM
  • Nossos treinamentos
Supply Chain e Logística

A Inteligência Artificial na Logística

Por Wagner Salzano em 14 de agosto de 2025
A Inteligência Artificial na Logística
7 minutos para ler
Conheça nossos cursos | IMAM

A Inteligência Artificial (IA) aplica tecnologias inteligentes com foco em otimizar processos e tomadas de decisão e está transformando a nossa forma de buscar soluções precisas e eficientes. Neste artigo, abordamos como podemos usar a IA na logística e as perspectivas de evolução para os próximos anos.

A logística pode utilizar os quatro tipos de IA existentes, a para tarefas específicas, em ordem crescente, a Fraca para tarefas específicas, a Forte que usa a capacidade humana, a Superinteligência que é superior à capacidade humana e IA Generativa que cria conteúdo original.

Soluções que utilizam Inteligência artificial na logística já estão presentes, em módulos de sistemas corporativos, soluções especialistas, aplicativos e serviços por assinatura.

A seguir listamos como a IA já está sendo utilizada na Logística e suas tendências futuras.

Planejamento da Demanda:

Para previsão de demanda como um todo e no forecast (previsão de vendas) em particular, algoritmos de IA analisam dados históricos e tendências de mercado, possibilitando melhorar a gestão de estoques, o planejamento de produção e de materiais, e as atividades de compras e suprimentos. Empresas como IBM, Microsoft, Amazon e Google, além dos grandes ERPs como SAP, Totvs e empresas especialistas e startups como a Slimstock oferecem soluções que podem atender diversas necessidades.

Movimentação e Armazenagem na Intralogística:

No gerenciamento de armazém através de sistemas WMS (Warehouse Management Systems), a IA colabora para a otimização do abastecimento do estoque a partir do recebimento e conferência, melhoria da ocupação dos espaços, no picking (separação de pedidos) definindo métodos e rotas mais produtivos, e na realização de inventários. Grandes fornecedores como Manhattan Associates, Infor, Totvs, SAP e BlueYounder usam a IA em suas soluções, bem como empresas especialistas e startups como a Spark e a e-Ship podem atender em soluções focadas.

A IA nos armazéns integra também as soluções periféricas e interfaces desde simples coletores de códigos de barras ou RFID, sistemas de voice e light picking até soluções avançadas de realidade aumentada.

Em relação a movimentação de materiais, a IA avança em Veículos autônomos, considerando, além dos já tradicionais AMRs (Robôs Móveis Autônomos, evolução dos AGVs), as empilhadeiras e rebocadores de comboios sem operador, com capacidade para realizar tarefas inteligentes, com integração de dados com outros sistemas.

Em áreas amplas como fazendas, A IA na logística está presente em tratores e colheitadeiras autônomos, integrados a sistemas GPS para o plantio, pulverização e colheita, que hoje são oferecidos por empresas como John Deere, Case IH, New Holland e Stara.

Completamos o uso da IA na Intralogística com os robôs para diversas outras atividades, a partir do transporte contínuo na separação de cargas (em sorters ou equipamentos que orientam a direção das caixas), na manipulação e consolidação de cargas, onde temos como exemplos, sistemas de paletização que otimizam cargas regulares ou não, entre outros.

Poderíamos ainda abordar o uso de drones autônomos que porém, ainda é restrito em parte por falta de regulamentação específica e em parte por restrições que as próprias empresas colocam, referente a potenciais riscos de segurança do trabalho, que porém tem sido resolvidos com boas soluções.

Consolidação, Roteirização e Distribuição:

Sem dúvida, uma das aplicações mais visíveis da IA é a consolidação e roteirização dinâmica de cargas, através de soluções TMS (Transportation Management Systems) que atuam integradas aos sistemas corporativos e aos WMS.

Baseados na demanda de pedidos e informações de clientes quanto a endereços e restrições, e na integração com outros sistemas através de conectividade em tempo real para dados de tráfego e clima, as soluções que utilizam IA realizam o planejamento da capacidade e identificam os tipos de veículos a serem utilizados, gerando as rotas que permitam a melhor relação entre reduzir tempo e custos de entrega. No Brasil, empresas como a RoutEasy, Peers e SimpliRoute entre outras, oferecem soluções interessantes.

Embora a tecnologia ainda esteja em desenvolvimento, empresas como a Waymo, TuSimple, Baidu e Rio Tinto nos Estados Unidos, China e Canadá, usam caminhões autônomos para a distribuição, mas em muitos casos ainda de forma experimental. Na Europa o uso ainda está em testes principalmente em portos, com empresas como Daimler e Volvo desenvolvendo soluções. No Brasil, a Raízen está testando o uso nas operações de cana de açúcar.

Grandes desafios para o uso da IA na Logística:

Podemos definir alguns grandes desafios a serem vencidos, onde pontuamos:

  • Blockchain para o rastreamento dos produtos em tempo real para garantir a autenticidade e integridade das operações na cadeia de suprimentos, embora já aplicado, ainda possui um amplo caminho que depende de evolução tecnológica e integração de sistemas.
  • Sustentabilidade, que é sempre um dos principais temas, contribui para um futuro com melhor uso dos recursos naturais e sua preservação e neste sentido a IA colabora na redução de emissão de gases através dos processos de roteirização e uso de veículos inteligentes, o que depende da maior utilização de sistemas por parte das empresas.
  • Regulamentações, que ainda estão em desenvolvimento e restringem o uso de IA em várias situações, como as exemplificadas para os transportes e uso de drones em função principalmente de segurança e infraestrutura adequada, por exemplo nas rodovias quanto a sinalização e comunicação.
  • Resistências em geral, quer seja pelo investimento necessário, ou mesmo pela não compreensão dos impactos econômicos e sociais, como redução dos empregos, embora hoje haja um entendimento de que haverá migração para atividades de gestão e administração, mas não perda de postos de trabalho.

Tendências:

Para concluir, listamos algumas tendências para o curto, médio e longo prazo, a conferir vista da perspectiva do momento da elaboração deste artigo.

  • Curto prazo: em até 2 anos, visualizamos a ampliação do uso da IA nas atividades de gestão dos armazéns e transportes, com a evolução dos WMS, TMS e soluções específicas de roteirização, bem como no Planejamento da Demanda com soluções de previsão e gestão de estoques mais desenvolvidas. As soluções de automação com robôs para tarefas repetitivas e ampliação do uso de veículos autônomos na intralogística também se ampliará.
  • Médio Prazo: entre 3 e 5 anos, visualizamos o crescimento da utilização dos veículos autônomos, que como citamos, estão em grande parte ainda em testes e dependem de regulamentações e melhoria na infraestrutura. Avaliamos que também serão possíveis obter os primeiros resultados relevantes em termos de sustentabilidade na logística, com a visualização da redução de emissão de gases.
  • Longo Prazo: embora em desenvolvimento, ainda há muitas restrições para a implementação dos sistemas Blockchain em escala ampla para integrar de forma completa as cadeias de suprimentos. Em até 5 anos veremos crescimento ainda restrito a cadeias de suprimentos de maior valor agregado e poder de investimento.

Agora é conferir se somos bons em previsões. Até buscamos ajuda da IA, mas previsões como sabemos, são previsões.

Post Views: 13
Você também pode gostar
Tendências da Supply Chain - Uma Visão 360º

Tendências da Supply Chain – Uma Visão 360º

Por Reinaldo Moura em 7 de novembro de 2025
Líder aplicando Shop Floor Management com gestão visual no chão de fábrica.

Shop Floor Management no chão de fábrica com gestão visual

Por IMAM em 30 de outubro de 2025
Representação visual do impacto da Inteligência Artificial na Supply Chain global.

Como Inteligência Artificial muda Supply Chain e reduz custos?

Por IMAM em 30 de outubro de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

E-book Grátis

automação na Intralogística
Entendendo a Logistica
cta_guia-para-treinar-e-desenvolver-equipe-de-logistica_01-1


ctas_300x300_azul_foto-9

Posts populares

  • 4treinamentosparaaumentaraprodutividadenaintralogistica
    4 Treinamentos Para Aumentar a Produtividade na Intralogística
  • tecnologiaelogisticaentendaessarelacaoeseusbeneficios
    Tecnologia e Logística: Entenda Essa Relação e Seus Benefícios
  • cif-e-fob
    Frete CIF e FOB: Entenda o que São e Quais as Diferenças!

Sobre o blog

O IMAM leva você mais longe!
Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain.

Categorias

  • Desenvolvimento Organizacional
  • Embalagem
  • Engenharia de Produção e Operações
  • Estratégias e operações
  • Estratégias e Performance (Lean, Toc, 6 Sigma)
  • Série Armazenagem
  • Supply Chain e Logística

Entre em contato

  • Rua Machado Bitencourt, 190 Conj 606/607 Metrô Sta. Cruz, Vila Mariana, 04044-000, São Paulo/SP

  • (11) 5575-1400

  • imam@imam.com.br

  •  (11) 97550-8384
Site criado por Rock Content.