Armazém Inteligente
Introdução
No contexto da cadeia de abastecimento, uma importante função para atender com efetividade a sua gestão é a armazenagem.
Sua importância dá-se pelo fato de que a mesma constitui um sistema de abastecimento, em relação ao fluxo logístico, que serve de guia para a uniformidade e a continuidade deste, assegurando um adequado nível de serviço ao consumidor final.
Neste sentido, o processo de armazenagem é visto mais como um prestador de serviços do que uma função que agrega valor ao produto, ou seja, a armazenagem não agrega valor ao produto e sim custos. Assim sendo podemos considerar que a mesma caracteriza-se como um mal necessário para as organizações conduzirem adequadamente os seus processos logísticos.
Desta forma, podemos caracterizar a missão da armazenagem como sendo um processo de gestão do fluxo de materiais quando o mesmo assume velocidade zero, assegurando o nível de serviço ao consumidor final, bem como maximizando a produtividade operacional através do melhor aproveitamento dos recursos (espaço, tempo, pessoas, equipamentos, etc.).
WMS – Warehouse Management System (Sistema de Gerenciamento de Armazém)
Um WMS – pode ser definido como a integração de software, hardware e equipamentos periféricos para gerenciar estoque, espaço, equipamentos e mão-de-obra nas atividades de armazenagem, objetivando atender a missão da armazenagem.
Em linhas gerais, um WMS é um Sistema de Gestão (software) que melhora a operacionalidade da armazenagem pelo eficiente gerenciamento de informações e dos recursos operacionais do mesmo.
As informações utilizadas pelo WMS podem ser provenientes de empresas de transporte, da produção, do sistema corporativo (ERP), dos recursos operacionais de um armazém (pessoas, equipamentos, etc.), dos clientes e/ou fornecedores, entre outros. O WMS utiliza estas informações para receber, inspecionar, estocar, separar, embalar e expedir mercadorias da forma mais otimizada possível.
Tecnologia da informação aplicada à armazenagem
Os sistemas de informação para aplicações em armazéns foram desenvolvidos para atender às necessidades específicas de armazenagem que não eram atendidas pelos sistemas corporativos até então existentes.
Logo, precisamos deixar claro que os sistemas de gerenciamento de armazéns (WMS) que estamos abordando nesta série são apenas uma parte dos sistemas de informação voltados à armazenagem, que compreendem, também o DRP (“Distribution Requirements Planning” – Planejamento das Necessidades de Distribuição), TMS (“Transportation Management Systems” – Sistemas de Gerenciamento de Transportes), EDI (“Electronic Data Interchange”– Intercâmbio Eletrônico de Dados), Auto ID (“Automatic Identification” – Identificação Automática), RFDC (“Radio Frequency Data Collection”– Coleta de Dados por Radiofreqüência), entre outros mais específicos e customizados, que garantem qualidade e velocidade de informações, racionalizando e otimizando a logística de armazenagem.
A figura ilustra como se interrelacionam todos os Sistemas de Informações voltados à armazenagem, visando a melhoria das empresas quanto à competitividade.
Conforme podemos notar, sistemas de informação para a armazenagem devem prover rapidamente, informações de qualidade. Informações rápidas e de qualidade são a base da eficiência das operações de armazenagem.
Soluções de mercado
O que é visto no mercado, é a oferta de um número cada vez maior de soluções WMS, flexíveis e configuráveis, que já passaram por alterações durante o seu processo de desenvolvimento e implementação em empresas dos mais variados segmentos.
Estas soluções WMS, denominadas de “pacotes ou módulos de um ERP” estão disponíveis no mercado e possuem as mais diversas características operacionais e funcionais, possibilitando a sua utilização em qualquer ambiente logístico.
A escolha da melhor solução é feita através de uma criteriosa análise de diversos parâmetros, dos quais podemos citar como principais: a adequação da solução (características operacionais e funcionais) ao processo de armazenagem (EAR – Estrutura Analítica das Rotinas), que é fruto da estratégia logística adotada pela empresa, bem como a análise do melhor fornecedor do sistema.
Mas como escolher o melhor fornecedor?
Antes de escolher a melhor solução, sua empresa precisará refletir sobre qual estratégia irá adotar em relação à tecnologia da informação, pois poderá investir no desenvolvimento interno de uma solução para deter domínio sobre a tecnologia WMS ou investir num parceiro tecnológico que se encarregará de implementar e aprimorar constantemente sua logística de armazenagem.
A partir desta decisão estratégica, a escolha de uma possível solução ou parceiro de tecnologia adquire um aspecto mais abrangente do que a simples avaliação da solução.
Características do parceiro, tais como porte da empresa, capacidade de atualização, ética profissional, assistência técnica, riscos, entre outros fatores sobressaem-se na decisão da melhor solução de mercado.
Conclusão
A tecnologia de WMS encontra-se em franca expansão, tornando-se literalmente o sistema central de informações das operações de armazenagem e distribuição.
À medida que a tecnologia avança, o que foi pensado como solução customizada, será no futuro, considerado como padrão.
Logo, é importante que se faça uma ampla e abrangente análise das necessidades de operacionalidade e funcionalidade para o futuro sistema.
A solução escolhida precisa satisfazer as necessidades do processo logístico de armazenagem e não o inverso, como em muitas empresas acontece, ou seja, as necessidades oriundas do processo ficam comprometidas, ou melhor, não são plenamente atendidas, em função de restrições impostas pelo software. A necessidade de integração, comentada anteriormente, aliada a crescente necessidade de velocidade e qualidade de informações são os propulsores de novos conceitos de planejamento e gestão.
Acesse nosso programa de treinamentos e desenvilva a sua equipe!