Armazém: um problema ou uma solução?
Um armazém é uma ferramenta para a administração logística utilizar a fim de atender às necessidades do cliente. Mas a ferramenta depende de como o usuário a utiliza – um martelo, por exemplo, pode ser utilizado para construir uma bonita casa ou esmagar um dedo. As empresas devem pensar cuidadosamente na relação custo vs. benefício de um armazém, normalmente representada pela comparação entre os custos logísticos envolvidos e o nível de serviços (atendimento ao cliente) desejado. Conseqüentemente, não se pode deixar de considerar que utilizar um armazém é uma decisão tanto tática quanto estratégica.
Um exemplo disso é um grande fornecedor de peças para o setor de equipamentos e caminhões. A planta da empresa, situada nos EUA, estava na Califórnia, com plantas abastecedoras no México e Irlanda. Os fornecedores estavam no meio-oeste e sudeste. Os clientes e montadoras estavam no meio-oeste. A planta montava e entregava vários milhares de conjuntos por dia.
A alta gerência da empresa comprometeu-se com uma entrega de 24 horas com base no sistema JIT. O problema identificado foi que o layout físico do processo não podia sustentá-la devido às seguintes condições:
? O prazo de entrega da matéria-prima – fundidos – era de 2 a 3 dias por via rodoviária;
? A fabricação e montagem na planta levavam de 2 a 3 dias;
? A entrega ao cliente levava de 2 a 3 dias por via rodoviária;
? O frete aéreo estava fora de questão devido ao peso dos produtos;
Outra complicação era a previsão de vendas que nunca se acertava.
A planta estava ajustando o programa diariamente.
A qualidade era excelente, os custos estavam sob controle e o programa estava sendo atendido em 95% do tempo. O problema era que o cliente ainda não estava satisfeito, pois 95% não é bom o suficiente. A empresa considerou a instalação de um novo sistema ERP – já que o problema estava na previsão, programação mestre e áreas de programação mestre e áreas de programação da fábrica. Uma análise mais adequada levou a uma conclusão diferente: solucionar o problema implantando dois armazéns, um para matérias-primas e outro para produtos acabados, conforme segue:
Um armazém ao lado da planta para consolidar a matéria-prima recebida de todos fornecedores. Este manteria não mais do que três a cinco dias de peças, entregues diariamente para planta no sistema JIT. O armazém seria operado por um operador logístico conjuntamente contratado pelos fornecedores. Um segundo armazém ao lado da planta para manter três a cinco dias de produtos acabados entregues diariamente para o cliente. O cliente não pagaria até que o material fosse entregue na planta.
A decisão pelos dois armazéns foi baseada na logística da distribuição. Uma alternativa avaliada também foi transferir a planta e seus fornecedores para próximo dos clientes. Contudo, esta idéia foi descartada em função dos altos investimentos. Assim sendo, uma vez tomada a decisão de ter um armazém, uma operação competitiva deve ser preparada. Devem ser utilizados equipamentos, layout e pessoal apropriado. Também são críticas a atenção a detalhes e disposição de investir dinheiro, especialmente em pessoas.
Portanto, os armazéns ainda são necessários hoje em dia. Onde e quando são utilizados é uma mera combinação de estratégias de longo prazo e da necessidade das operações diárias. Sua implementação exigiu um planejamento detalhado e um compromisso com o treinamento e desenvolvimento de pessoal. Quando desenvolvidos corretamente, os armazéns dão flexibilidade e satisfação do cliente; caso contrário, só trazem despesas. Em outras palavras, o importante é manter uma adequada relação entre o nível de serviço exigido pelos clientes e os custos logísticos, neste caso com ênfase na armazenagem.
Os problemas de armazenagem podem incluir falta de espaço, má organização, inventário desatualizado, deterioração de mercadorias, baixa eficiência operacional e dificuldades no acesso aos produtos.
O objetivo principal do armazenamento é garantir que os produtos estejam disponíveis no momento e local adequados, para atender à demanda dos clientes de forma eficiente.
As quatro principais funções específicas de um armazém são recebimento de mercadorias, armazenamento, preparação de pedidos (picking) e expedição.
Os problemas logísticos podem incluir atrasos no transporte, falhas na gestão de estoque, falta de visibilidade na cadeia de suprimentos e ineficiências nos processos de distribuição.