Armazenagem cresce para prestar um melhor serviço
Apesar das obscuras previsões de alguns anos atrás, o setor de armazenagem continua em crescimento. Muitos tinham previsto que a armazenagem declinaria conforme fabricantes e varejistas reduzissem o estoque de segurança, mas isso não aconteceu, graças ao incremento da economia. Armazéns privados e públicos aumentaram suas áreas e serviços conforme as empresas passaram mais atividades de distribuição para eles. Não se passa coisas da produção para o consumidor sem que parem em algum lugar.
Os serviços de armazenagem representam uma significante parte dos gastos logísticos.
Os armazéns continuam batalhando apesar dos esforços industriais.
As práticas de redução de estoque (JIT, ECR, resposta rápida) simplesmente mudaram o local onde os suprimentos são mantidos e não diminuíram as áreas de armazenagem pois, com maior frequência, as instalações do armazém estão oferecendo serviços de valor agregado que vão muito além de simples armazenagem. O valor agregado está crescendo dramaticamente. Mas o valor agregado é diferente do de vários anos atrás. No passado, a entrega da noite para o dia era considerada um serviço extra para um armazém fornecer. Hoje os armazéns estão mais aptos a se engajarem nos serviços de transformação do produto, tais como paletização sob medida, formação de kits, reembalagem ou até montagem final do produto.
Tendências de localização
Além de buscarem serviços de valor agregado pelos interesses de armazenagem, as corporações começaram também a reestruturar suas redes de distribuição. Nesse conceito, o fornecedor estabelece um armazém próximo a um cliente. O fabricante então retira suprimentos para a produção a cada hora do armazém adjacente à planta. O fabricante não tem a posse do estoque até que este deixe o centro do fornecedor e chegue à linha de manufatura.
Além disso, hoje os armazéns são pressionados para manter os custos baixos. Existe uma pressão contínua dos clientes para economia de custos. Por último, os clientes estão forçando os interesses do armazém para oferecerem mais na busca de serviço global.
Um futuro promissor?
Conforme as corporações adotam uma mentalidade de cadeia de abastecimento para realização de negócios, muitos entendem que o setor de armazenagem passará por uma mudança fundamental. Em vez de servirem como meros depósitos de estocagem, os armazéns tornam-se paradas onde as empresas podem realizar ajustes de última hora para adequar o produto a fim de atender às necessidades específicas do cliente (postponement). É um ótimo lugar para fazer muitas coisas como etiquetagem e embalagem. Devido a essa ênfase sobre a administração da cadeia de abastecimento, o futuro a curto prazo parece muito promissor.
Os principais objetivos da armazenagem incluem otimizar o espaço, facilitar a movimentação de produtos, garantir a disponibilidade quando necessário e minimizar custos logísticos.
Vantagens incluem otimização de estoques; desvantagens podem envolver custos operacionais e necessidade de espaço físico.
Os desafios do processo de armazenagem incluem a gestão eficiente do espaço, controle de inventário preciso, minimização de danos aos produtos e a manutenção de prazos de entrega rápidos.
Armazenagem refere-se ao conjunto de atividades que envolvem o armazenamento físico de produtos e a gestão de estoques em um determinado local.