Centro de Distribuição à Prova de Incêndios
A segurança contra incêndios pode não estar na sua lista de prioridades – mas deveria estar. Apenas pergunte ao gerente do armazém operado pela Spangler Candy Co., onde um incêndio destruiu cerca de US$ 6,5 milhões em produtos. Ou o gerente da instalação do operador logístico em Sebring, Ohio, que foi totalmente destruída por um incêndio. Ou o gerente do armazém da Nestlé em São Paulo, Brasil. Um incêndio acabou com dois terços desta instalação (45 mil metros quadrados).
Incêndios em armazéns podem e realmente ocorrem, assim é extremamente importante tomar medidas agora para tornar sua instalação a mais segura possível contra incêndios.
Os incêndios normalmente começam pequenos, algumas vezes são fogos baixos que queimam sem serem notados e depois se incendeiam. Se não controlado, um incêndio pode crescer rapidamente dentro de um minuto ou menos. As chamas podem pular de um corredor de estocagem para outro e a fumaça prejudicial pode envolver a instalação.
Extintores de incêndio e proteção de sprinklers automáticos são importantes. Contudo, são apenas uma parte da proteção contra incêndios. Além disso, é necessário pessoas para proteger a propriedade comercial. Todavia, ironicamente, as pessoas são a principal causa de incêndios nos negócios industriais e comerciais. Um estudo de dez anos sobre incêndios em instalação realizado pela FM Global, uma seguradora americana, indicou que as pessoas, direta ou indiretamente, provocaram 73 por cento dos incêndios.
Quando os pesquisadores da FM Global examinaram vários incêndios comerciais e industriais (que ocorreram entre 1990 e 1996) descobriram que as principais causas dos incêndios foram:
- Eletricidade (incluindo fiação defeituosa, cabos e transformadores com defeitos)
- “Trabalho a quente” (trabalho temporário envolvendo chamas abertas, calor ou fagulhas, tais como solda, corte, moagem, etc.);
- Fumaça próxima facilmente inflamada por materiais combustíveis;
A estocagem imprópria, válvulas de sprinklers fechadas para reparos e housekeeping insatisfatório também foram elementos conhecidos para contribuir com os incêndios graves em armazéns.
O que os gerentes de CD devem saber e fazer
A forma para ficar longe de um incêndio é evitar a ignição, mantendo os combustíveis longe das fontes de ignição.
- Preste atenção no housekeeping de sua instalação.
- Certifique-se de que os operadores da manutenção, encanadores e eletricistas sejam adequadamente treinados e tomem precauções de segurança ao executar um “trabalho a quente”.
- Realize um bom trabalho de manutenção dos equipamentos, tais como sistemas de transportadores contínuos e sistemas automatizados de separação que poderiam superaquecer ou provocar curto-circuito.
- Torne-se familiarizado com o tipo de sistema de sprinklers que você possui em sua instalação e assegurese de que esteja bem mantido. O sistema de sprinklers pode lhe poupar ter uma perda devastadora. Se você tem ou não responsabilidade legal sobre a manutenção do sistema de sprinklers e sobre a capacidade de operação, está no seu maior interesse compreender qual tipo de sistema está em sua instalação e o quanto bem ele é mantido.
“Sprinklers automáticos são a defesa mais efetiva contra incêndios do armazém”, segundo a FM Global. Os sprinklers automáticos podem ser classificados em duas importantes categorias.
- Sprinklers padrão foram projetados para controlar incêndios, pré-umedecer superfícies que ainda não foram queimadas e resfriar combustíveis para ajudar a prevenir que as chamas se espalhem. Os sprinklers nas estanteiras combinados com sprinklers no teto podem ser efetivos no armazém ou no centro de distribuição. “Com sistemas de sprinklers nas estanteiras, se você precisar movimentá-las, terá que movimentar os sprinklers”, observou Cappuccio.
- Os sprinklers Early Suppression Fast Response (ESFR) (Resposta Rápida de Supressão mais Cedo) entregam uma “pesada descarga de água do sprinkler no incêndio em seus primeiros estágios de desenvolvimento”, segundo a FM Global.
Ter um sistema de sprinklers em funcionamento é somente o começo. A necessidade de manter e monitorar o sistema tornou-se uma alta prioridade.
Determinados sprinklers com vedações O-ring poderiam ser afetados por minerais, sais ou outros agentes contaminadores da água ou os cabeçotes dos sprinklers poderiam não ser ativados durante um incêndio.
Em alguns cabeçotes de sprinklers, o O-ring está se desintegrando de alguma forma, perdendo sua forma, de modo que ele não permite que o sprinkler seja devidamente ativado. Este não é o único problema potencial, entretanto. A tubulação de aço em qualquer sistema também poderia ser afetada por corrosão microbiologicamente induzida que pode atacar o metal no seu ponto fraco. Procure por água no chão, que pode indicar um vazamento. Além disso, procure por mudanças ou aparente corrosão nos encaixes.
Ao mesmo tempo em que a manutenção do sistema de sprinklers não pode ser sua responsabilidade, você ainda assim deve se assegurar de que seja lá quem for responsável por fazer isto, o que supostamente deve estar fazendo é proteger sua propriedade dentro do prédio. Comece perguntando para qual risco de incêndio o sistema foi desenvolvido. Isto normalmente é descrito em algum tipo de classificação de commodity. “A documentação deve ser mantida no projeto original. Veja se pode encontrar qual era a base do projeto original e compare com seus produtos”.
Além disso, pergunte qual tipo de descarga de água é possível obter do sistema, o que pode ser determinado através do teste de fluxo de água. Uma questão muito comum no setor da prevenção de incêndios é que o abastecimento de água muda, normalmente para pior, no decorrer do tempo. É possível ver uma redução de dez por cento na capacidade da água durante um período de 10 a 15 anos. Tal redução no abastecimento da água pode tornar um sistema de sprinklers inadequado.
Seis coisas que você pode fazer para melhorar a segurança contra incêndios em seu CD
- Uma empresa de seguros de propriedade comercial e industrial identificou medidas que você pode tomar agora para aumentar a segurança contra incêndios em sua operação, incluindo:
- Assegure-se de que o compromisso com relação à prevenção da perda de sua gerência de nível executivo é sólido, atualizado e bem comunicado a todos os funcionários. Reúna uma declaração formal da política que passe a mensagem relativa ao compromisso de sua organização para com a prevenção da perda e distribua-a aos seus contratados e funcionários.
- ? Instale sprinklers onde necessário e certifique-se de que eles estejam em pleno funcionamento. Fique atento às implicações que as mudanças das disposições de estocagem possam ter no seu sistema de proteção contra incêndios.
- Certifique-se de que seu pessoal seja treinado na proteção contra riscos especiais. Se você adicionar outro turno à sua operação, assegure-se de que os novos operadores sejam treinados adequadamente nos procedimentos do “trabalho a quente”, tais como solda, e que sua resposta a uma emergência seja expandida para cobrir o novo turno.
- Assegure-se de que todos os funcionários obedecem as boas práticas de housekeeping. Estas incluem manter as áreas de trabalho limpas; estar alerta a possíveis riscos de incêndio; manter limpa a perda de combustível, poeira e graxa; colocar sinais de “Não Fumar” onde seja proibido fumar; fornecer receptáculos apropriados, onde fumar é permitido; inspecionar regularmente os equipamentos de proteção contra incêndio; assegurar que as válvulas de controle do sistema de sprinklers estejam travadas abertas; certificar-se de que as válvulas fechadas para reparo sejam prontamente colocadas de volta.
- Executar manutenção preventiva regularmente nos prédios e nos equipamentos, verificar as conexões e os sistemas elétricos; inspecionar e lubrificar equipamentos elétricos; verificar alinhamento e vibração, desgaste e substituir as peças desgastadas; inspecionar e testar os controles de segurança da caldeira ou forno; verificar por sinais de vazamento, superaquecimento ou sobrepressão de combustível.
- Treine sua empresa no local de trabalho e trabalhe com seu serviço de bombeiros. Certifique-se de ter o treinamento necessário para solucionar qualquer situação de emergência e de recuperação e trabalhe com os bombeiros para coordenar um planejamento pré-incêndio.
- Mudanças em seus produtos e atividades podem ditar mudanças no seu sistema de proteção contra incêndios.
Desenvolva a sua equipe com os nossos treinamentos!
Veja nosso livro Prevenção de Acidentes na Logística e previna-se.
Continue seu aprendizado no blog da IMAM: