Ir para o conteúdo
  • ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES
  • Desenvolvimento Organizacional
  • SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA
  • Fale Conosco
  • Sites
    • IMAM Consultoria
    • Quem somos
    • HOME IMAM
  • Nossos treinamentos
logo-imam
Supply Chain e Logística

Como Implementar Indicadores de Desempenho

Por Sidney Rago em 18 de janeiro de 2024
Como Implementar Indicadores de Desempenho
4 minutos para ler
Conheça nossos cursos | IMAM
Como Implementar Indicadores de Desempenho

É conhecido por todos há muito tempo que: “o que não medimos, não gerenciamos”.

Mas porque é tão difícil implementarmos um Sistema de Indicadores de Desempenho que seja bom para o nosso negócio, ou seja que auxilie todos os níveis hierárquicos da Empresa e todos nos processos a tomarem as ações que o negócio necessita para competir e sobreviver.

A primeira dificuldade é padronizarmos a Gestão na Empresa. Ou seja, quando as Empresas não têm um Modelo de Gestão, cada Gestor acaba adotando os indicadores de desempenho que lhe convém, e se esforçando para melhorá-los do seu jeito.

Não há nenhuma rotina ou ritual de gestão padronizado e as vezes não há o devido envolvimento e integração dos colaboradores com estas metas.

É o chamado “ótimo isolado”.

São indicadores spots (soltos e independentes), sem nenhuma relação com os objetivos do negócio.

O impacto é que algumas vezes vemos os colaboradores “remam para o lado errado”, ou perdem seu tempo com ações ineficazes.

A segunda dificuldade é conseguirmos escolher, ou priorizar os indicadores principais (KPI´s – Key Performance Indicators).

A diferença entre um KPI e um indicador comum é que o KPI está atrelado a uma estratégia do negócio, ou seja, a um grande esforço para atingirmos um objetivo naquele ano em questão.

A ferramenta mais adequada para isso é o Hoshin Kanri, ou Método de Desdobramento de Objetivos ou mesmo o OKR – Objective Key Results. Ambos são muito parecidos e objetivam o alinhamento dos esforços de todos na organização com os objetivos estratégicos.

Por exemplo uma determinada Empresa tem como principal objetivo para aquele ano aumentar as suas vendas. E para isso irá desenvolver um Projeto de revisão do processo de precificação. Então um KPI possível poderia ser o volume de vendas relacionadas aos itens que tiveram seus preços ajustados.  Pois se estas vendas específicas aumentarem, a estratégia de revisar os preços foi bem-sucedida.

Então podemos dizer que os KPI´s são indicadores que medem o sucesso das estratégias implementadas.

Se a Empresa não tem objetivos, nem estratégias definidas e formalizadas, não terá KPI´s e continuará medindo aquilo que alguém “acha interessante” e que na maioria das vezes resultará em perda de tempo e dinheiro.

A terceira dificuldade é conseguirmos entender o real significado dos indicadores adotados. É muito comum encontrarmos indicadores que são medidos e gerenciados, porém os colaboradores que deveriam se esforçar para melhorá-los não entendem o seu significado. Por exemplo, como esperar que um supervisor, ou mesmo um operador de máquina ajude a melhorar o OEE – Overall Equipment Effectiveness (*) (Rendimento Global ou Líquido de um Equipamento) se ele não sabe o que isso significa?     

(*) OEE – Overall Equipment Effectiveness significa a relação entre o que o equipamento deveria produzir e o que ele realmente produziu, em função das perdas com paradas, perdas de velocidade e qualidade.

Isso se resolve a partir da Ficha Técnica do Indicador. Que é a certidão de nascimento do indicador na Empresa.

Como Implementar Indicadores de Desempenho

Exemplo:

Concluindo, listamos abaixo as características de bom indicador:

  • Faz parte de um sistema global da Empresa
  • É definido e compreendido
  • É quantitativo (objetivo)
  • É fácil de entender
  • Encoraja comportamento apropriado
  • É visível (Para TODOS)!
  • Mede apenas o que é importante
  • Facilita a confiança e participação
  • Acompanha outros indicadores
  • Deve ser muito bem comunicado
  • Deve ser atualizado de acordo com frequência pré-estabelecida
  • Deve ter uma meta associada a ele (desafiadora & factível)

Um Modelo de Gestão Competitiva, necessita de indicadores que façam sentido e ajudem os gestores e times a alcançarem seus objetivos.

Post Views: 67
Você também pode gostar
Order Management System (OMS): o segredo para reduzir custos

Order Management System (OMS): o segredo para reduzir custos

Por pareto plus em 20 de junho de 2025
Modais de Transporte: Como Escolher o Melhor

Modais de Transporte: Como Escolher o Melhor

Por pareto plus em 13 de junho de 2025

HUMANOIDES VÊM AÍ…

Por Eduardo Banzato em 16 de junho de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

E-book Grátis

Entendendo a Logistica
cta_guia-para-treinar-e-desenvolver-equipe-de-logistica_01-1


ctas_300x300_azul_foto-9

Posts populares

  • 4treinamentosparaaumentaraprodutividadenaintralogistica
    4 Treinamentos Para Aumentar a Produtividade na Intralogística
  • tecnologiaelogisticaentendaessarelacaoeseusbeneficios
    Tecnologia e Logística: Entenda Essa Relação e Seus Benefícios
  • forecasting
    8 Métodos Para Melhorar a Precisão da Previsão

Sobre o blog

O IMAM leva você mais longe!
Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain.

Categorias

  • Desenvolvimento Organizacional
  • Embalagem
  • Engenharia de Produção e Operações
  • Estratégias e operações
  • Estratégias e Performance (Lean, Toc, 6 Sigma)
  • Série Armazenagem
  • Supply Chain e Logística

Entre em contato

  • Rua Machado Bitencourt, 190 Conj 606/607 Metrô Sta. Cruz, Vila Mariana, 04044-000, São Paulo/SP

  • (11) 5575-1400

  • imam@imam.com.br

  •  (11) 97550-8384
Site criado por Rock Content.