A Importância de Entender os Conceitos da Logística, antes de Partir Para a Logística 4.0 e Logística do Futuro
Recentemente o IMAM divulgou um e-book cujo título é “Entendendo a Logística”, que está disponível no site do IMAM: www.imam.com.br/publicações/blog e houve um enorme interesse, o que é compreensível nos dias de hoje, que somente se fala em “Logística 4.0” e “ “Logística do futuro”.
Evidente que os temas citados são importantes, mas não podemos desconsiderar o amplo e necessário conhecimento dos conceitos da Logística para posteriormente pensarmos em automação (4.0 e futuro).
O e-book citado acima tem algumas “chamadas” interessantes, que mostram o que o material pretende, entre elas:
- O que é essa tal de Logística? E Quais suas principais atividades?
- Entenda a Logística de forma mais abrangente avaliando suas atividades e a interdependência entre elas.
Vamos destacar a seguir alguns conceitos tratados e que são de fundamental importância para o entendimento da Logística e posterior automação (4.0 e futuro):
- É um equívoco a análise de atividades isoladas sem levar em consideração a interdependência que há entre elas;
- A “cadeia de abastecimento” (“supply chain”), na qual as atividades estão inseridas;
- A Logística deve ser entendida como um processo abrangente que integra os fluxos de materiais, informações e financeiros, entre os elos da cadeia;
- desde o projeto do produto,
- Importante a integração entre produção, armazenagem, distribuição e transporte, para atender as necessidades do cliente;
- Considerar outros aspectos não ligados diretamente à logística, entre eles: embalagem, unitização, etc;
- A importância de PCP e PCM que controlam efetivamente o fluxo de materiais e recursos, assim como a política de lotes de compras e estoques;
- Canais de distribuição que indicam os custos e o nível de serviços aos clientes;
- Transportes a partir da produção e/ou CD´s, distribuidores, etc;
- Terceirização, que está em pauta, principalmente a partir da especialização dos Operadores Logísticos;
- Finalmente devemos ressaltar que a relação entre os custos logísticos e o nível de serviço é muito tênue e as tentativas de reduzir custos de forma precipitada e sem a análise de todas as atividades e a interdependência entre elas, pode resultar em resultados extremamente negativos – cuidado.
A partir do entendimento das principais atividades logísticas relativas ao fluxo de materiais podemos iniciar ou aprimorar a implantação de sistemas básicos de TI (Tecnologia da Informação) para melhorar o fluxo de informações, entre eles:
- Um sistema corporativo (ERP) que possa absorver (interfaces) os aplicativos:
- EDI (Eletronic Data Interchange – transferência eletrônica de dados);
- WMS (Warehouse Management System – sistema de gerenciamento de armazém);
- TMS (Transportation Management System – sistema de gerenciamento de transportes); etc.
A partir da implantação dos sistemas básicos podemos “entrar no mundo” da Logística 4.0 e Logística do Futuro, que consideram a integração entre os sistemas físicos (armazenagem e/ou separação e/ou consolidação automáticos, etc.) e os sistemas de TI.
Muito bem! Vamos consolidar o presente e partir para o futuro, que pode ser visto em diversas empresas, inclusive no Brasil.
A logística é o processo de gerenciamento estratégico e eficiente de recursos, materiais e informações para garantir a distribuição adequada de bens e serviços.
Os principais conceitos da logística incluem gestão de estoque e cadeia de suprimentos, visando a otimização de processos e redução de custos para satisfazer as demandas dos clientes.
A logística pode ser definida como a gestão estratégica de recursos, processos e informações para garantir uma distribuição eficiente de bens e serviços, desde a produção até o consumidor final.
Logística, em geral, refere-se à coordenação eficiente de recursos, materiais e informações para atender às demandas dos clientes, desde a produção até a entrega final.
Excelente trabalho de multiplicação de conhecimento em Logística e tecnologias do futuro.
Parabéns.