Construção de Casas em 1 dia!
“É o que os participantes da Japan Plant Tour verão em outubro, ao visitar a Daiwa House, na cidade de Nara e ainda presenciarão a simulação de um terremoto (e como agir) caso ocorra durante os 10 dias do Tour”.
A Daiwa House possui diversas plantas no Japão, mas a IMAM visitará a maior unidade, que constrói casas pré-montadas para serem erguidas em apenas um dia. Da concepção da ideia, desenho no papel, contrato a instalação o ciclo é de 30 dias, pois todos os conjuntos são pré fabricados em série para estoque num sistema de puxar tipo kanban.
Mas na hora de carregar o veículo de entrega, tudo segue para a obra num conjunto de kits completo.
São cerca 400 mil SKUs, dependendo do modelo de casa escolhida pelo cliente. E cada casa compõe-se de diferentes tipos de materiais incluindo, aço, madeira, molduras pré extrudadas, cerâmicas, metais sanitários, lâmpadas etc, enfim tudo que voce pode imaginar que compõe uma residência.
Muito mais do que as milhares de peças de um carro, que é um dos exemplos mais corriqueiros e que com o advento dos carros elétricos, caiu vertiginosamente!
Para auxiliar nesse complexo processo altamente sincronizado, um eficiente sistema logístico faz a distribuição dos conjuntos manufaturados. Para montar uma casa (sobrado) são feitas em média 12 remessas de conjuntos, sendo que cada remessa está organizada na sequência exata em que serão montados.
Veja que são 5 modelos de fabricacao, built to suit, make to order, make to stock, just in sequence e cross-docking!
É um show e tudo na horizontal dentro de um prédio num piso único.
E ao final da visita, os membros visitantes experimentam algumas tecnologias utilizadas pela Daiwa, como aproveitar ao máximo o espaço de uma residência, com exemplos lúdicos para os crianças que geralmente acompanham os pais na hora da compra (contratação) de uma casa para pagar em 30 anos! E também participam de um sistema desenvolvido para absorver os tremores e impactos gerados por um terremoto, onde atestam a qualidade e durabilidade do produto, que é em torno de 50 anos!
A ESG é largamente empregada pois muitos dos materiais são compostos de resíduos reciclados por diversas empresas que tornam-se matéria prima na confecção de painéis e paredes do imóvel.
Reinaldo A. Moura, conselheiro do Grupo IMAM e que já esteve por 23 missões de estudo ao Japão desde 1983, destaca: “o Grupo IMAM fará a 48ª viagem, de 6 a 12 de outubro próximo, convida a visitar esta e outras empresas para fazer o teste “São Tomé “ – ver para crer!