Como Planejar Sua Operação com COVID 19
Neste momento de pandemia do Covid 19, vivenciamos uma nova experiência para todo o mundo e ainda não temos como fazer Benchmarking pois tudo é muito novo e só o tempo para nos mostrar as práticas que foram ou não eficazes.
Portanto, o que nos cabe é nos mantermos informados, implementarmos tudo o que estiver ao nosso alcance e monitorarmos os resultados.
Já passou da hora de montarmos nosso plano de prevenção à Covid 19 nas nossas Empresas, nos baseando em algumas recomendações que começam a ser divulgadas, principalmente vindas de países que se encontram na nossa frente, pois começaram a encarar o Covid 19 antes da gente, casos de China, Japão, EUA, Itália, Espanha, entre outros.
Por aqui nós temos Empresas que não pararam suas operações, que pararam parcialmente através de férias dos funcionários e muitas destas já estão retornando.
As autoridades já programam a flexibilização do “lockdown horizontal”, adotado em várias cidades do Brasil e do mundo, que mantém empresas fechadas (exceto serviços essenciais, como farmácias e mercados) e população isolada em suas casas para um gradativo “lockdown vertical” que consiste em manter empresas abertas e isolar o grupo de risco (no caso do coronavírus, manter em quarentena idosos e pessoas com problemas de saúde crônicos).
Mas o que podemos fazer já, para conseguir manter nossas atividades pois precisamos sobreviver e continuar a perpetuar nossos negócios e empregos e ao mesmo tempo nos prevenirmos contra o Covid 19 ?
Esta é a dúvida de muitos executivos e empresários neste momento.
Nossa recomendação é que seja formado um Comitê Executivo (não gosto da palavra Comitê de Crise, Guerra ou similar) e que haja um planejamento com frentes multidisciplinares que adaptarão as recomendações para cada tipo e orçamento de Empresa.
Temas como, de que forma ir trabalhar e proteger a família em casa com ou sem grupos de risco, como proceder em casos de Covid na família ou na vizinhança, entre outros precisam ser conversados.
Mais uma vez as Empresas devem desempenhar o seu papel de protagonismo e conscientizar todos os envolvidos em relação às melhores práticas de redução dos riscos do Covid 19 dentro e fora das suas instalações, pois por mais que possamos controlar os funcionários dentro das nossas instalações, devemos lembrar que eles voltam para casa, em transporte público, ou fretado, tem contatos com vizinhos e familiares e no dia seguinte retornarão para a Empresa.
Portanto deveremos implementar várias propostas integradas e gerenciar a sua eficácia como tudo o que é importante para a nossa Empresa, e manter as operações com riscos tendendo a zero é muito importante neste momento.
Pensem em desenvolver propostas de educação e conscientização, distanciamento, limpeza e desinfecção, refeitórios e locais de convivência e monitoramento da saúde das pessoas.
Como teremos que implementar novos procedimentos e protocolos, precisaremos ter a habilidade de conscientizarmos nossos colaboradores e envolve-los na medida do possível, buscando o comprometimento com as mesmas pois não poderemos controla-los a toda hora em todos os lugares.
Os 5S, eles mesmo, a Filosofia Japonesa que tem ajudado milhares de organizações a melhorar seu desempenho neste momento é sem dúvida uma filosofia com grande aderência às nossas necessidades atuais e que deverá ser disseminado, tanto nas Empresas que já usam, já que é hora para “oxigenar” o programa que estava esquecido dentre as centenas de coisas que temos que fazer todos os dias, quanto nas que ainda não implementaram.
Para as iniciantes é um excelente momento para começarmos, pois precisaremos aliar procedimentos de manutenção da limpeza e higienização com a disciplina de cada colaborador para de fato cumpri-los, e os 5S trabalham justamente esta disciplina das Equipes, fortalecendo a aplicação de padrões e mantendo-os ao longo do tempo.
Como exemplo desta aderência, o Japão é o país com menor número de mortes por 100 mil habitantes igual à 0,2 e o segundo em casos por 100 mil habitantes, 10, perdendo somente para a China que tem uma população gigantesca.
Fonte:
Casos registrados até 23 de abril de 2020 – Fonte – Google Notícias
População mundial – Fonte – Site Countrymeters
https://news.google.com/covid19/map?hl=pt-BR&gl=BR&ceid=BR:pt-419
Com certeza estes resultados se devem em grande parte aos hábitos que são históricos por lá, como andar de máscaras, deixar os sapatos do lado de fora das casas e manter padrões de limpeza e higienização extremos.
Mais uma vez a excelente gestão é que fará a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Vamos em frente !
Japão: Exemplo a ser seguido
A Covid-19 causou uma série de impactos no mercado de trabalho, incluindo aumento do desemprego, mudanças nos modelos de trabalho (como o aumento do trabalho remoto), instabilidade econômica e redefinição das prioridades e práticas de recrutamento e seleção.
O impacto da pandemia de Covid-19 no mundo do trabalho inclui mudanças significativas nos modelos de trabalho, aumento do trabalho remoto, instabilidade econômica, desafios de saúde e segurança no local de trabalho e adaptações nas práticas de recrutamento e seleção.
Sim, trabalhadores durante a pandemia podem ter direito a benefícios como licença remunerada por doença, auxílio emergencial, proteções de saúde e segurança no local de trabalho, entre outros, dependendo das leis e políticas locais.
Após a pandemia, houve uma mudança significativa para o trabalho remoto, uma maior valorização da saúde e segurança no local de trabalho, adaptações nas práticas de recrutamento e seleção, e uma aceleração da digitalização e automação em muitas indústrias.