Cultura Organizacional: Mudá-la x Adaptar-se a ela
Muitos profissionais dizem estar “mudando a cultura organizacional das Empresas” e se gabando disso.
Porém sabemos hoje que a cultura organizacional vem sendo construída nas Empresas desde a sua fundação, ou seja, está em constante mutação.
A cultura organizacional é formada por um conjunto de paradigmas (de regras de negócio) que normalmente não são escritas, mas são de conhecimento de todos e passam de profissional para profissional.
Por exemplo: reuniões são improdutivas, as máquinas não podem parar, não se deve elogiar as pessoas etc.
É lógico que as Empresas prósperas e longevas têm no seu DNA uma cultura vencedora, que já incluí características como: foco no cliente, qualidade, eficiência, segurança, entre outras características de sucesso, na sua forma de pensar, o que forma uma massa crítica de pessoas que remam na direção correta. Como visualizamos nas visitas da Missão ao Japão.
Quem determina a cultura de uma Empresa?
Os principais responsáveis são os líderes, já que estes têm o poder de influenciar as pessoas.
Nas Empresas familiares, eu credito esse mérito aos fundadores ou donos e em muitas Multinacionais também.
Eles esculpiram em pedra muitas das características que formam a cultura atual. Pois são os principais líderes da organização.
Porém, quando uma Empresa vai crescendo e descentralizando a gestão e a liderança, contrata novos profissionais que trazem outros aspectos para dentro das Organizações e dependendo de quem traz, acabará contribuindo com a cultura atual.
Então, muitas pessoas além dos donos e fundadores tem contribuído para a formação ou pelo menos para a melhoria da cultura das organizações.
Eu costumo comparar a cultura a uma sopa em preparação, onde cada um que chega coloca um tempero novo, ou outro ingrediente a este caldo, quase sempre com o intuito de torná-lo melhor. As vezes melhor para a Empresa, mas outras vezes melhor para a própria pessoa ou departamento.
Por isso temos que formalizar a cultura das Empresas, sintetizando-a através dos “Valores”, para não permitirmos que estas características se percam ao longo do tempo. E melhorar a cultura atual, como se melhoram os processos e produtos, pois o mundo muda e a cultura organizacional, por melhor que seja, tem que melhorar junto e adaptar-se aos novos tempos.
Uma forma de atualização é, por exemplo, participar de fóruns e palestras, como o Fórum da Intralog (Feira de Intralogística e Automação – 03 a 05 de Setembro de 2024).
Todas as Empresas têm pontos positivos e negativos, atrelados a sua cultura. Temos que fortalecer os positivos e melhorarmos os negativos. Pois a cultura organizacional funciona como uma constituição interna, ela é muito forte e influencia as atitudes, decisões e comportamentos.
“A cultura devora as estratégias no café da manhã”.