Desenvolvimento da cadeia de abastecimento nas operações de armazenagem
Uma estrutura de integração e de mudança é necessária para lidar com os desafios atuais. Nossos relacionamentos e estruturas atuais estão mudando. Os canais e os relacionamentos entre parceiros estão ficando indefinidos e se tornando mais fluidos. Por necessidade, as empresas estão removendo elos na cadeia de abastecimento e nos canais alternativos, tais como a Internet, estão experimentando um grande crescimento com muito mais sendo esperado. Há empresas que desenvolveram canais diretos aos consumidores e agora estão experimentando vendas crescentes.
Os desafios do comércio exigem que as organizações respondam às mudanças em grande velocidade às suas metodologias, processos, tecnologias e recursos da distribuição e da fabricação. É justo dizer que em nenhum outro momento na história foram oferecidas tantas oportunidades; e ainda, nenhum outro momento se movimentou tão rapidamente. O sucesso não será fácil e somente pode ser realizado por dois elementos: integração e mudança. As mudanças exigem progressão rápida nas operações; as “mãos na massa” são parte do processo e isto significa examinar todas as áreas de:
? Customização;
? Requisitos de maior satisfação do cliente;
? Demandas para reduzir estoques;
? Demandas para aumentar a eficiência operacional;
? Demandas por maior responsividade.
A redução nos estoques é uma área que tem tido muita ênfase, mas é necessário examinar mais detalhadamente a aplicação específica. É melhor ter giros mais altos ou a eliminação do estoque obsoleto? Quanto maior o número de SKUs, tanto maior o estoque geral, e mais elevado o nível de mudança; então, provavelmente, haverá um maior risco de um nível mais elevado de obsolescência. Assim sendo, torna-se imperativo
focalizar o estoque obsoleto, bem como o estoque geral.
A satisfação do cliente também se desenvolveu e agora é necessário que nós compreendamos as necessidades de nossos clientes, expectativas e percepções. Os clientes também mudam e, portanto, as empresas não podem manter a satisfação do cliente com o mesmo conjunto de serviços e valores agregados que satisfaziam ontem. Houveram algumas grandes iniciativas no passado. A forma fundamental de realizar negócios está sendo desafiada. O fato é que o mundo está “encolhendo” e os clientes estão exigindo mais eficiência e mais valor ao menor custo. Dessa forma, englobar todos esses desafios exige mudar tudo ao longo da cadeia de abastecimento. É um desafio para todos os profissionais de armazenagem, distribuição e logística para compreender e adotar os papéis que precisam desempenhar nesta transição ao sucesso.
A força-motriz de toda essa mudança é o crescimento da tecnologia da informação. No passado, enviávamos produtos ao longo da cadeia de abastecimento tal como se estivéssemos passando um balde de água para o outro no final da linha, sendo que a água – leia-se informações – era derramada a cada passada, antes
que o gerente do armazém pudesse jogar o balde de água nas chamas – entenda clientes – a partir da porta da doca. Vide figura 1.9.
As informações são uma grande parte do pacote. O sucesso para qualquer organização neste século dependerá de acesso oportuno às informações acuradas e isto exigirá integração e parceria. A velocidade da entrega de informações e o encolhimento da distância são criados entre os mercados, significando que os concorrentes podem estar ao redor do mundo e não no meio do caminho na cidade! Dessa forma, a Internet e a computação doméstica essencialmente permitiram que um único usuário doméstico tivesse a capacidade de comparar produtos, valorizar o dinheiro e a resposta do cliente para qualquer item que desejem comprar diretamente de todos os fornecedores. Estamos começando a ver os efeitos da economia global. O negócio não termina mais na fronteira de um país ou de um continente. O sucesso de um negócio agora depende de sua capacidade de atingir mercados internacionais. Contratos comerciais e a formação de mercados econômicos únicos e a integração através da moeda comum compartilhada são os primeiros passos na integração e nas parcerias. Assim sendo, as cadeias de abastecimento devem desenvolver rapidamente para acomodar as demandas do consumidor atual.
Mudança – Incontrolável
A mudança não é controlável. Simplesmente, não pode ser realizada. As organizações podem tentar direcionar mercados e clientes em uma direção específica, mas o clima de comércio é tão instável quanto a previsão do tempo para amanhã. Você pode andar na onda da mudança, mas não pode dizer o quanto a onda é alta ou o quanto desafiadora será. As empresas precisam aprender não somente a viver em constante mudança, mas também adotá-la e aproveitar sua energia para ir em frente continuamente. Agora, a mudança não vem facilmente para a maioria. Mudança e dor caminham de mãos dadas, não é mesmo? A dor ocorre quando surgem questões, tais como problemas de qualidade, competitividade, satisfação do cliente e giro.
O desafio, portanto, não é evitar a dor, mas como absorver e responder a ela. Podemos não ser capazes de gerenciar a mudança, mas podemos gerenciar a dor da mudança. O gerenciamento da dor nos impulsiona do presente ao futuro. Dessa forma, o que isso significa para o profissional de logística?
Em relação às operações de armazenagem, as pessoas, equipamentos, sistemas e layout devem se manter com flexibilidade total para atender às necessidades do cliente. Se fôssemos definir “satisfação do cliente”, citaríamos as seguintes características:
? (a) Um meio pelo qual as empresas tentam:
– Diferenciar seus produtos
– Manter os clientes fiéis
– Melhorar os lucros
– Tornar-se o fornecedor preferido
? (b) Um processo contínuo que escala para atender aos requisitos e superar expectativas.
Não é:
? (a) Um indicador de o quanto bem cumprimos com os requisitos e procedimentos de serviço ao cliente gerado internamente.
? (b) Baseado naquilo que o fornecedor faz, mas sim da “percepção” daquilo que o fornecedor faz!
? (c) Um artifício, mas ao contrário um processo de valor agregado.
? (d) Fornecer mais e mais valor por menos retorno.
Uma visão do futuro
O futuro não residirá no “gerenciamento da cadeia de abastecimento”, o qual focaliza a otimização dos elos individuais. A solução está na “síntese da cadeia de abastecimento” que focaliza as questões por inteiro por meio do foco no cliente.
Envolve a integração e a mudança:
? Assim, uma abordagem holística para otimizar a cadeia de abastecimento total precisa ser a meta.
? Foco no serviço ao cliente.
? É necessária uma progressão de cima para baixo.
? Fluxo de informações e de materiais.
Fronteiras Indefinidas
Ser responsivo significará que as fronteiras terão de mudar. Por tal, queremos dizer que a armazenagem não mais englobará simplesmente papéis tradicionais de armazém. Por exemplo, parte dos processos de manufatura tradicional será transferida para o armazém. Customização tardia de um produto genérico poderá ser alguma montagem de produto ou “kitting”. A definição da armazenagem tornou-se menos clara. Compartilhar informações, não silos individuais de materiais e de informações que o gerenciamento da cadeia de abastecimento estimula, mas um pool de informações compartilhadas entre parceiros no processo da cadeia de abastecimento.
Síntese da cadeia de abastecimento
A síntese da cadeia de abastecimento renderá:
? Maior retorno sobre ativos;
? Melhor serviço ao cliente;
? Resposta e velocidade maximizadas;
? Redução dos custos gerais;
? Integração em um processo de canal de abastecimento.
Conclusão
Os profissionais da armazenagem são parte de uma equipe maior. Parte de uma “operação total”.
Dessa forma, desenvolver uma visão clara da equipe sobre o papel da armazenagem na cadeia de abastecimento
é a base de um futuro sustentado para as organizações.