Dez Tendências Para o Futuro
3 minutes to read
O que o futuro trará à armazenagem? Algumas pessoas imaginaram um “mundo sem depósitos”, operações de formação de kits, atacadistas, distribuidores e centros de distribuição.
As forças de mercado direcionarão os armazéns à melhoria contínua e elas serão vitais na síntese da cadeia de abastecimento.
Entretanto, isso exigirá que os gerentes focalizem 10 tendências críticas:
- Foco no cliente. As empresas de sucesso desenvolverão verdadeiros processos de colaboração com fornecedores e clientes, se beneficiando do compartilhamento de informações, planejamento conjunto e contratos do tipo ganha-ganha. Armazéns eficientes e responsivos serão base de toda operação.
- Consolidação das operações e compressão do tempo. A consolidação conduzirá aos maiores centros de distribuição para processar, mais pedidos colocando maiores demandas nos sistemas de movimentação de materiais.
- Fluxo contínuo. Espera-se que os fluxos de informações e de materiais continuem cada vez mais progressivos, ágeis e contínuos.
- Cross-docking. Um número menor de armazéns movimentando mais pedido transformará a maioria das operações de armazém em práticas predominantes de cross-docking no século XXI. Colaboração e capacidade de trocar informações em tempo real facilitarão a movimentação dos produtos desta forma.
- Transações eletrônicas. O rastreamento eletrônico de toda movimentação de produtos, utilização de sistemas eletrônicos de controle e transações eletrônicas entre empresas serão cada vez mais importantes.
- Armazenagem customizada. As empresas que não prepararem seus armazéns segundo as solicitações de embalagens customizadas dos clientes perderão dinheiro. Para fornecer serviços de valor agregado, o armazém continuará a evoluir para ‘um centro de satisfação do cliente.
- Armazenagem terceirizada. Crescerá a utilização de operadores logísticos. Mais e mais empresas de pequeno e médio portes utilizarão armazenagem terceirizada para alavancar e aumentar os níveis de serviço.
- Encolhimento do tamanho dos pedidos. Os pedidos estão encolhendo em tamanho ao mesmo tempo em que a freqüência dos pedidos está acelerando. Os dias de expedições de paletes mistos logo parecerão utopias. A capacidade de expedir pedidos de qualquer tamanho é o futuro.
- Automação. Os armazéns precisarão aumentar a automação, minimizando a mão-de-obra que não agrega valor. A automação continuará a substituir seres humanos na movimentação pesada, áreas de acesso limitado, etc.
- O fator humano. Devido ao fato da maior importância da automação no centro de distribuição ou armazém, os operadores precisam continuar a realçar suas aptidões técnicas, especialmente aptidões de tecnologia. As empresas precisam encontrar, treinar e manter os melhores operadores. Satisfação do cliente, fluxo contínuo, automação, terceirização e outros conceitos são as chaves do futuro sucesso, mas o sucesso dependerá da força de trabalho de qualidade com grandes líderes.
Conheça os Cursos da IMAM: https://www.imam.com.br/cursos2/