Docas: Solução Para a Armazenagem?
A parte mais valiosa de todo seu armazém é a sua área da doca. Tudo no armazém chega à doca. Tudo que sai do armazém sai pela doca. Portanto, nada acontece dentro de sua operação sem passar pela área da doca. Infelizmente, as docas de carregamento geralmente recebem, no melhor dos casos, somente pequena consideração na maioria dos esforços de layout e projeto.
O objetivo deste artigo é o de responder às perguntas mais freqüentemente feitas sobre as docas:
– Qual é o número certo de docas?
– Onde as docas devem ficar localizadas?
– Qual é o melhor tipo de doca?
– O quão grande deve ser a área de expedição e de recebimento?
– Qual equipamento de movimentação de materiais devo comprar?
– O que deve estar e o que não deve estar na área da doca?
– Há questões de segurança que precisam ser focalizadas?
– Qual é a taxa-alvo de produtividade da doca?
– Há oportunidades de melhorias para as áreas de doca existentes?
Um propósito em mudança
O papel do armazém mudou e com ele a utilização e as atividades da doca de expedição e de recebimento também mudaram. A maioria das instalações de distribuição não é mais o “armazém tradicional” (um depósito de estoque que chega para ficar descansando durante um longo período de tempo), mas ao contrário são instalações logísticas onde os produtos entram e saem a uma velocidade muito mais rápida. As práticas de inventário just-in-time mudaram assim drasticamente o número, o tipo e a utilização de dados e a área da doca. Atualmente, as docas precisam ser muito mais flexíveis, bem como mais eficientes, a fim de acomodar o maior número e os tipos de recebimentos e de expedições. As carrocerias tradicionais padrão estão sendo substituídas por peruas de grande capacidade cúbica fazendo coletas e entregas menores, bem como carrocerias de grande capacidade cúbica, contentores intermodais e uma variedade de veículos de tamanhos e formas diferentes. Estes novos veículos e a conversão de recebimentos e expedições de maiores para menores exigem que as docas e as áreas das docas sejam projetadas com maior flexibilidade e, em muitos casos, diferentes docas para acomodar diferentes tipos de recebimentos e expedições.
Número de docas
O número de docas necessário é determinado por uma combinação de fatores: número de recebimentos e expedições, tipo de carregamento e descarregamento (carregado no chão, carregado no palete, empilhado
a mão, slip sheet, chapas, motoristas, operadores da doca, transportador contínuo, etc.), tipos e tamanhos de veículos, número e sincronização das transportadoras e diferentes áreas nas quais os materiais serão
utilizados, estocados ou preparados para expedição. Com base nas diversas características, uma posição de doca deve ser permitida para cada sete horas de atividade planejada por turno, permitindo uma taxa de
utilização de 87,5%. Lembre-se de que o maior número de turnos operacionais nos quais é conduzida expedição e/ou recebimento reduzirá o número total de portas necessárias. Assim sendo, 10 docas tornarse-ão o equivalente a 20 se utilizadas em dois turnos em vez de um.
Localização das docas
Tradicionalmente, as docas ficavam localizadas na parte detrás de uma instalação e fora do ângulo de visão. De um modo geral, as docas de recebimento e de expedição ficam todas localizadas na mesma área a fim de reduzir a necessidade de supervisão duplicada. Em algumas instalações maiores, a expedição ficará em uma extremidade do prédio e o recebimento em outra, visando criar uma movimentação de material de distribuição em fluxo ou direta. Atualmente, contudo, com a movimentação de estoques just-in-time e a tendência de as expedições ficarem mais próximas do local da manufatura, mais e mais instalações estão sendo construídas com múltiplas docas de expedição e de recebimento para reduzir drasticamente o fluxo de materiais dentro de uma instalação, para ter produtos que chegam aonde irão ser utilizados e saiam de onde irão ser completados.
Tipos de doca
As docas de dente de serra são úteis quando um local não tem área externa suficiente para manobrar veículos para dentro e para fora das docas. Assim sendo, otimiza a distância da extremidade do prédio até a extremidade da linha da propriedade ou a extremidade da área pavimentada. Embora isto seja às custas da utilização de espaço adicional na doca e, assim sendo, reduzindo o número de docas e espaço interno que pode ser utilizado ao redor das docas como resultado do padrão de dente de serra.
As docas retas, por outro lado, otimizam o espaço interno.
Docas abertas são impraticáveis na maioria dos ambientes e até mesmo onde podem ser utilizadas precisam ser avaliadas quanto ao seu benefício versus roubo potencial e avarias propositais.
Docas internas fornecem proteção contra os elementos (fora da chuva e da neve) e protegem os produtos contra perda potencial. Estas questões têm maior importância em algumas áreas do que em outras. Entretanto, as docas internas têm um custo considerável de espaço perdido, maior consumo de energia, ventilação (fumaça de veículos) e requisitos de drenagem (escoamento de água e neve derretida).
Áreas de enfoque da doca
A área de enfoque da doca exigirá espaço adequado para manobras de veículos de grande porte. Com carrocerias de até 17,5 m, uma área manobra precisa acomodar carroceria com cavalo mecânico convencional os quais juntos podem ultrapassar 23 m. Tais veículos não exigem somente mais espaço para manobrar, mas plataformas de desembarque ampliadas para acomodar o maior comprimento da carroceria. Sua pista de desembarque de concreto provavelmente precisará ser ampliada para no mínimo 15,5 m a partir da extremidade de sua doca e provavelmente precisará rodar dentro de ± 4,5 m da extremidade de sua doca a fim de acomodar os diversos comprimentos de carroceria que podem chegar a sua doca.
Áreas de estágio de expedição e de recebimento
As áreas de estágio de expedição e de recebimento são freqüentemente as primeiras vítimas da diminuição, quando outras operações ou funções exigem maior espaço. A dimensão exigida de uma área de recebimento depende dos tipos de operações: cross-docking, estocagem, re-paletização, número e tipos de recebimentos, freqüência, número de SKUs e o grau necessário de verificação e inspeção. Da mesma forma, tipo, freqüência, tamanho, número de locais de expedir para, seqüência da entrega e janela de expedição e carregamento ditam seus requisitos de tamanho.
A dimensão da área de estágio precisa ser no mínimo 4,5 a 12 m de espaço livre das portas até a área de estocagem. A regra geral para dimensionamento da área de estágio de recebimento é permitir que a metragem quadrada seja igual à superfície necessária do veículo médio de recebimento vezes o número de recebimentos previstos no pico da atividade. Isto permite que os recebimentos sejam descarregados na chegada e mantidos na área de recebimento controlado até que sejam inspecionados e aceitos no estoque. Similarmente, uma operação que exige que expedições sejam consolidadas para as coletas das transportadoras no final do dia precisam permitir que a área de estágio da expedição seja igual à metragem quadrada do número pico dos paletes que saem para expedição. Tais regras são somente para os requisitos de espaço no estágio e excluem os requisitos de espaço para movimentação e embalagem de produtos devolvidos, produtos avariados, materiais de embalagem, estocagem de paletes, área de carga de bateria, área de descanso dos motoristas, escritório da expedição e tratamento do lixo.
Portas das docas
Novas leis e tecnologia permitiram que veículos fossem mais altos, mais amplos e mais baixos e estejam em um estado constante de mudança. Isto fez com que as portas da doca de tamanho tradicional se tornassem obsoletas. As portas precisam ser suficientemente altas para descarregar as cargas mais altas e suficientemente amplas para acomodar as diversas larguras de carroceria, enquanto que permitindo a remoção do último palete sem necessidade de grandes manobras.
Equipamentos da doca
Qual é o equipamento certo para sua área de doca? Isto depende de muitos fatores que incluem o tamanho de sua instalação e o nível do seu quadro de funcionários, tipo e freqüência dos recebimentos e das expedições, funções de recebimento, requisitos de inspeção, especificações das necessidades especiais de movimentação e considerações orçamentárias. No processo do layout e do projeto da doca, é necessário examinar necessidades específicas de equipamentos, tais como:
– Niveladores de doca (mecânicos, hidráulicos, assistidos por energia elétrica) e/ou placas de doca: avaliar o custo de cada alternativa e as diversas alturas que precisarão ter pontes, requisitos de largura e número de vezes que a formação de pontes será necessário.
– Luzes da doca: avaliar a luz natural disponível, tipo de veículos que serão carregados e descarregados, duração do tempo que os veículos permanecerão nas docas, necessidade de fonte externa de luz nos veículos.
– Travas da doca/ amortecedores de roda: avaliar o número de veículos, freqüência das chegadas e partidas, variedade de tipos de veículo e questões de segurança potencial.
– Vedações de doca: avaliar os custos das diversas alternativas e as condições ambientais, infestação potencial de pestes e/ou contaminação potencial ou impacto da temperatura nos produtos que estão sendo movimentados.
– Equipamentos de movimentação de materiais na doca, tais como carrinhos hidráulicos porta-paletes, veículos motorizados na doca, transportadores contínuos motorizados e/ou carregamento e descarregamento manual: avaliar os volumes e as características físicas dos produtos que serão movimentados, custo e disponibilidade da mão-de-obra, espaço, velocidades desejadas e custos dos equipamentos.
Inúmeros outros elementos e fatores de projeto precisam ser levados em consideração na seleção de equipamentos específicos para a doca e para focalizar de melhorar forma estes, os fornecedores de equipamentos de movimentação de materiais deverão ser consultados.
O que ter e o que não ter na área da doca
– Áreas de descanso dos motoristas são importantes e exigem um espaço disponível – tipicamente, um mínimo1,8 m2 por motorista – a fim de controlar o local onde os motoristas se encontram na empresa. Tais áreas devem conter um orelhão e um banheiro. Restringir o acesso do motorista às demais áreas ajudará a evitar contato desnecessário com funcionários, diminuir oportunidades de roubo potencial e limitar a responsabilidade por acidente.
– O tratamento do lixo é uma realidade e ao mesmo tempo em que não é uma atividade direta da área da doca, é preciso ter espaço alocado para ele e, de uma forma geral, uma ou mais posições de doca ou portas escamoteáveis de doca são normalmente dedicadas a uma caçamba de lixo ou compactador de lixo.
– Se suas operações exigem funções de logística reversa, estas precisam ser avaliadas quanto às especificações para incluir considerações ambientais.
– Enquanto que não sendo o objetivo pretendido da área da doca, freqüentemente ela se torna uma área para estocagem de paletes, paletes quebrados e refugados, reparos de paletes e programas de intercâmbio de paletes. Contato que haja espaço disponível e não interfira no objetivo real das docas, estas atividades podem ser acomodadas, embora seja necessário lembrar que este é o local principal da instalação.
– Áreas de carga de bateria são importantes, mas não devem ser colocadas no caminho do tráfego da doca ou interferindo nas áreas de estágio exigido.
– Produtos devolvidos é outra função freqüentemente esquecida que exige espaço significativo, o qual precisa ser planejado e as devoluções não podem ser simplesmente permitidas ficar na área da doca.
– A área de embalagem deve ser localizada adjacente à área da doca de expedição para minimizar a movimentação de materiais, mas não estar dentro ou absorver área de estágio da doca de expedição.
– Materiais de embalagem precisam ser mantidos próximos da área de embalagem, mas precisam ser planejados e não podem ser permitidos absorver áreas de estágio e/ou pulmão da doca.
– Os escritórios de recebimentos são outra necessidade desprezada da área da doca. Estes escritórios, enquanto que essenciais, roubam espaço quadrado precioso de operação, caso não sejam devidamente planejados.
Segurança da doca
A maioria dos acidentes graves do armazém ocorre na ou perto da doca. Segundo a OSHA, mais de 10% de todos os acidentes somente com empilhadeiras resultam de condições insatisfatórias do layout da doca ou docas abarrotadas. Sem um layout bem pensado, boas práticas de segurança, treinamento do quadro de funcionários e atenção gerencial a estes, as mesmas condições problemáticas existirão em sua operação.
Produtividade da doca
A produtividade do armazém que inclui a produtividade da doca é uma questão bastante complicada, devido às diferenças nas atividades, tipos de unidades de recebimento e de expedição, tipos do material movimentado, tamanhos de recebimentos/expedições individuais e tipos de carregamento e descarregamento. Apesar do antigo ditado que diz que “um armazém é um armazém”, ou seja, não existe “tamanho único”. Mesmo comparando dois armazéns na mesma indústria, a produtividade freqüentemente irá variar devido às diferenças nos volumes e nos tipos de atividade em cada instalação. Os únicos benchmarks acurados de produtividade são aqueles desenvolvidos especificamente para tal operação baseada nas atividades aplicáveis, tipo, volume e equipamentos utilizados.
Oportunidades de melhoria para instalações novas e existentes
Algumas das oportunidades gerais no layout e projeto da doca incluem:
– Utilização cúbica, isto é, estruturas de estocagem na área não-utilizada acima das portas da doca para acomodar paletes para re-paletização e/ou intercâmbio de paletes.
– Estoques temporários, equipamentos utilizados, devoluções não-resolvidas, recalls, produtos defeituosos que esperam descarte, materiais promocionais e outros itens de estocagem “temporária” não devem ser estocados nas áreas da doca.
– Iluminação adequada é obrigatória (luzes da doca devem ser instaladas para utilização no interior das carrocerias) para assegurar acuracidade e melhorar produtividade.
– Áreas de estocagem anexas à área da doca devem ser perpendiculares à doca visando minimizar gargalos e maximizar produtividade.
– Pessoal não-autorizado deve ter acesso restrito às áreas da doca. As áreas da doca não são o local para solicitações de vendas não-convidadas, reuniões informais de grupos, intervalo dos motoristas e/ou coleta de amostras de vendas.
– A programação pode aumentar a produtividade por meio da redução do congestionamento e permitindo melhor mão-de-obra e outra melhor utilização de recursos.
– ASNs permitem a preparação pré-recebimento, tais como impressão de etiquetas, pré-designação das áreas de manutenção ou vãos de estocagem e/ou recebimento e inspeções em trânsito.
– Utilização da leitura de códigos de barras para registro de expedição e de recebimento e check-in.
– Treinamento do quadro de funcionários, a OSHA exige um programa de treinamento abrangente de todos os funcionários da doca para incluir equipamentos, procedimentos de segurança e de emergência na doca.
– Corretos equipamentos de movimentação de material para o trabalho.
Isto não é feito sem papel de trabalho
Qualquer operação de doca não é completa sem um conjunto adequado de sistemas de suporte com os quais planejar e programar as futuras atividades de recebimento e de expedição, gerenciar a mão-de-obra, acompanhar a produtividade, direcionar a guarda, programar a manutenção dos equipamentos e gerenciar o transporte. Tal sistema ou sistemas precisa ser totalmente integrado com o resto dos sistemas de informações das organizações.
Horizonte de planejamento
O horizonte de planejamento para a maioria dos requisitos de projeto da instalação, incluindo os requisitos da doca, deve ser mediante uma previsão de volume e atividade prevista de negócio com cinco a sete anos à frente, não simplesmente segundo as necessidades atuais. Freqüentemente, os atrasos na aprovação orçamentária, zoneamento ou construção podem fazer com que a operação do prédio não comece em dois anos ou mais após a definição do projeto original do espaço.
Conclusão
O espaço da doca é um recurso precioso e precisa ser tratado de acordo. Você raramente terá a oportunidade para recuperar tal espaço após ter sido utilizado para outra finalidade. Assim, é melhor ser bem planejado, equipado e igualmente bem utilizado.