Ir para o conteúdo
  • ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES
  • Desenvolvimento Organizacional
  • SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA
  • Fale Conosco
  • Sites
    • IMAM Consultoria
    • Quem somos
    • HOME IMAM
  • Nossos treinamentos
logo-imam
Supply Chain e Logística

Economia Circular Exemplos Práticos para Inovar Sua Empresa

Por pareto plus em 16 de julho de 2025
Economia Circular Exemplos Práticos
6 minutos para ler
Conheça nossos cursos | IMAM

Os exemplos de economia circular se tornam cada vez mais importantes para inspirar quem quer se manter competitivo, eficiente e sustentável. Afinal, você já parou para pensar no quanto a gente consome – como empresas, como indústria, como sociedade? 

Os números assustam: mais de 100 bilhões de toneladas de materiais são extraídos da natureza por ano, e menos de 8% disso é reaproveitado. A circularidade global caiu de 9,1% em 2018 para 7,2% em 2023. 

Os dados são do Circularity Gap Report 2024. Eles mostram que, mesmo com tanta discussão sobre sustentabilidade, ainda estamos longe de um modelo eficiente. 

Esse problema afeta diretamente os negócios, o que reflete em aumento de custos, instabilidade nas cadeias de suprimentos e maior pressão por soluções responsáveis. Logo, a economia circular propõe uma virada de chave: em vez de produzir, usar e descartar, ela convida as empresas a repensarem seus processos. 

Para quem atua em Supply Chain, Logística, Engenharia de Produção ou Gestão de Operações, isso pode gerar valor com menos desperdício. Quer entender melhor? Trouxemos os seguintes tópicos:

  • O que é economia circular?
  • 3 pilares da economia circular
  • Como se aplica a economia circular?
  • Exemplos de empresas que usam economia circular

Continue a leitura!

O que é economia circular?

A economia circular é um modelo de produção e consumo que repensa como usamos os recursos. Isto é, em vez de extrair, usar e descartar (modelo linear), ela propõe um ciclo inteligente onde tudo que é produzido pode ser reutilizado, reparado, transformado ou reciclado. 

Assim, você reduz desperdícios e cria mais valor. Vamos imaginar o seguinte: você compra um equipamento novo para sua operação. Ele funciona bem por alguns anos e, quando quebra, você descarta e compra outro. 

Agora, pense se esse mesmo equipamento pudesse ser reparado, atualizado, ou reaproveitado em partes – sem gerar descarte e sem precisar de nova matéria-prima. Isso é economia circular na prática.

Economia linear x economia circular

Ao contrário da economia linear – que consiste em extrair, produzir, usar e descartar – a economia circular propõe manter os recursos em uso pelo maior tempo possível. Desse modo, você extrai valor em cada etapa do ciclo.

3 pilares da economia circular

Para que a economia circular funcione de verdade, ela precisa se apoiar em três pilares fundamentais. Acompanhe!

1. Prevenir o problema

Você já ouviu a frase “lixo zero”? Ela não começa no final do processo, começa lá no projeto. A economia circular propõe que a gente pense desde o início: 

  • como evitar o desperdício?
  • como reduzir o impacto ambiental logo na fase de planejamento?

Um bom exemplo: otimizar o uso de matéria-prima e criar processos mais limpos já evita custo e dor de cabeça lá na frente.

2. Dar mais de uma vida aos produtos

Se algo ainda pode ser usado, não precisa ser descartado. E isso vale para peças, equipamentos, embalagens e até processos. Afinal, nem tudo que parece “fim de linha” realmente chegou ao fim. E é isso que esse pilar reforça: a vida útil dos materiais pode ser prolongada.

Por esse motivo, esse pilar prioriza manutenção preventiva, reuso, reforma, remanufatura etc. Então, pense, por exemplo, em uma operação logística que usa paletes retornáveis em vez de comprar novos a cada ciclo. 

3. Colocar a natureza no centro da estratégia

Esse ponto vai além de “fazer menos mal”. Na verdade, a ideia é criar impacto positivo ao ajudar a regenerar os sistemas naturais que sustentam tudo.

Quer um exemplo? Empresas que investem em energias renováveis, que usam insumos biodegradáveis ou que adotam práticas de compensação.

É como plantar de volta o que foi colhido. Essa é uma forma de manter o equilíbrio ambiental e garantir que o sistema ainda funcione bem para as próximas gerações e para os próximos negócios.

Exemplos de empresas que usam economia circular

Existem várias empresas, grandes e pequenas, que mostram como a economia circular pode funcionar. Entenda!

IKEA

A IKEA quer ser totalmente circular até 2030. E ela não quer fazer isso sozinha: a empresa estimula seus clientes a fazerem o mesmo.

Por exemplo, a IKEA organizou mercados de pulga e eventos em estacionamentos de várias lojas na Europa. Nesse evento, membros do programa IKEA Family podem vender móveis usados, além de acessórios como roupas, livros e brinquedos, para outros consumidores da marca. 

Além disso, a própria IKEA oferece itens de segunda mão e produtos que estão em estoque excedente para venda.

Philips

A Philips conseguiu elevar para 91% a circularidade do seu fluxo de resíduos em 2022, frente aos 87% de 2021. Ou seja, quase todos os resíduos gerados são reciclados, reutilizados ou minimizados.

Um exemplo dessa mudança está nas embalagens dos fornecedores. A Philips substituiu o plástico descartável por caixas reutilizáveis, o que reduz o uso de materiais de uso único. 

Natura

A Natura é um exemplo brasileiro que ganhou reconhecimento mundial por sua preocupação real com a sustentabilidade. Um dos grandes focos da empresa está em usar ingredientes renováveis e criar embalagens que possam ser recicladas e reaproveitadas com facilidade.

Para atingir metas ambiciosas, a Natura tem investido no fortalecimento da reciclagem. Para você ter ideia, o objetivo anterior era que, até 2020, pelo menos 74% das embalagens fossem feitas de materiais recicláveis. 

E algumas linhas vão além disso: desde 2016, a linha Ekos usa embalagens feitas totalmente com PET reciclado. Hoje, mais da metade do PET que a Natura utiliza – cerca de 52% – já vem do processo de reciclagem. 

Curso de A Economia Circular e Seus Desdobramentos na Supply Chain

Como você notou, a economia circular é o caminho para empresas que querem se manter competitivas. Vimos como marcas como IKEA, Philips e Natura são exemplos que mostram como é possível transformar processos, reduzir desperdício e criar valor com práticas mais sustentáveis. 

Agora, quer se aprofundar nesse tema e descobrir como aplicar a economia circular na sua cadeia de suprimentos?O Curso “A Economia Circular e Seus Desdobramentos na Supply Chain” da IMAM Consultoria é feito para você! Nele, você aprenderá práticas, indicadores e ações para tornar sua operação mais verde e eficiente e muito mais. Aproveite a chance!

Post Views: 0
Você também pode gostar
A Importância da Gestão de Custos na Excelência Operacional

A Importância da Gestão de Custos na Excelência Operacional

Por IMAM em 11 de julho de 2025
Beber Água na Fonte!

Beber Água na Fonte!

Por IMAM em 26 de março de 2025
A REVOLUÇÃO DOS 100 DIAS

A REVOLUÇÃO DOS 100 DIAS

Por IMAM em 12 de março de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

E-book Grátis

Entendendo a Logistica
cta_guia-para-treinar-e-desenvolver-equipe-de-logistica_01-1


ctas_300x300_azul_foto-9

Posts populares

  • tecnologiaelogisticaentendaessarelacaoeseusbeneficios
    Tecnologia e Logística: Entenda Essa Relação e Seus Benefícios
  • 4treinamentosparaaumentaraprodutividadenaintralogistica
    4 Treinamentos Para Aumentar a Produtividade na Intralogística
  • forecasting
    8 Métodos Para Melhorar a Precisão da Previsão

Sobre o blog

O IMAM leva você mais longe!
Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain.

Categorias

  • Desenvolvimento Organizacional
  • Embalagem
  • Engenharia de Produção e Operações
  • Estratégias e operações
  • Estratégias e Performance (Lean, Toc, 6 Sigma)
  • Série Armazenagem
  • Supply Chain e Logística

Entre em contato

  • Rua Machado Bitencourt, 190 Conj 606/607 Metrô Sta. Cruz, Vila Mariana, 04044-000, São Paulo/SP

  • (11) 5575-1400

  • imam@imam.com.br

  •  (11) 97550-8384
Site criado por Rock Content.