Expedição: Colocando os Produtos Para Fora
A operação de expedição de qualquer empresa precisa ser rápida, eficiente e precisa. Dinamize sua operação para manter os clientes voltando em busca de mais.
Não importa o quanto é feito corretamente até a expedição, esta é sua última chance de atender a um pedido para satisfação do cliente, a expedição é onde qualquer pedido pode repentinamente se tornar incompleto, impreciso ou mal programado. No pior cenário, um pedido poderia se tornar todos os três. Por outro lado, poderia ser evitado tal destino.
Fazer isso acontecer é tarefa de seu planejamento de movimentação e sistemas de informação.
Contudo, as novas práticas da cadeia de abastecimento têm elevado o nível esperado de desempenho, exigindo soluções de expedição que você pode ainda não ter implantado ou mesmo considerado.
O processo de expedição envolve muitas etapas que incluem embalagem adequada, peso e volume das embalagens, geração e aplicação de etiquetas conforme necessidades do cliente e conhecimento da carga incluindo determinação das despesas de embarque.
Além disso, equipamentos para embalagem tais como paletizadores e envolvedoras do filme encolhível freqüentemente estão entre as soluções de ponta. O mesmo acontece para balanças eletrônicas e hardware para captura automática de dados como leitoras de códigos de barras e terminais portáteis.
E aí vem a questão dos softwares. Sistemas de gerenciamento do armazém (WMS) orientam as atividades do armazém incluindo aquelas no departamento de expedição. Mas agora estão se unindo a um poderoso sistema de gerenciamento de transporte.
Esta não é uma lista simples de hardwares e softwares à sua disposição. É um arsenal capaz de tornar seu departamento de expedição parecer bom todos os dias em todos os pedidos.
É fácil subestimar a importância da preparação do departamento de expedição para qualquer coisa que for receber.
Veja o cross-docking, por exemplo. O estoque, geralmente em cargas paletizadas completas, é recebida e então entregue diretamente para a expedição ou fica em espera por um curto período de tempo, antes do embarque mais tarde naquele dia ou no dia seguinte.
Para preparar a expedição para o “cross-docking”programado são necessárias muitas informações sobre o recebimento de pedidos e de materiais. Essa informação deve ser coordenada com as operações de movimentação de materiais.
Por exemplo, deve-se conhecer quanto de quais SKUs estarão chegando no armazém e quando. Freqüentemente é usado o EDI ( intercâmbio eletrônico de dados).
Com essa informação é possível o armazém predeterminar como ele alocará o inventário para o crossdocking. Assim o tempo real e a doca para cada embarque podem ser estabelecidos (mesmo antes do recebimento do estoque, possibilitando ao departamento de expedição preparar-se para cada chegada.
Entregar o estoque para a expedição freqüentemente envolve operadores de empilhadeira com terminais de comunicação por radiofreqüência. Isso permite a comunicação em trânsito de quais cargas paletizadas precisam se entregues para qual doca para embarque. Da mesma forma, essa informação de destino pode ser utilizada para dirigir e controlar veículos autoguiados ou mesmo transportadores e sistemas de classificação que poderiam ser responsáveis por realizar a entrega para a área de espera ou doca.
Um passo típico no processo de cross-docking é a geração de etiquetas de embarque num Sistema de Gerenciamento do Armazém (WMS). Se necessário, o volume, peso e conhecimento também podem ser parte do processo. Às vezes, essas atividades estão ligadas a um sistema de gerenciamento de transporte. E como passo final, toda informação crítica sobre o impedimento do embarque pode ser enviada via EDI para o destino, antes da carreta deixar a doca.
Existem dois meios bem diferentes de carregar caminhões no departamento de expedição – carregamento compacto ou transportadores extensíveis.
Para operações de alto volume, equipamentos de carregamento compacto com um sistema de plataforma transversal transfere a carga total para dentro da carreta como uma única unidade ou volume. Para operações de volume mais baixo, transportadores extensíveis transferem as caixas de expedição para a carreta para descarregamento e empilhamento manual. Não é necessário dizer, empilhadeiras também são amplamente utilizadas, oferecendo talvez o maior nível de flexibilidade.
Agora que você leu este artigo, esperamos que tenha uma melhor idéia de como planejar suas operações do recebimento para a expedição para suportar as práticas de ponta nas cadeias de abastecimento de hoje.
Transportadores extensíveis facilitam o carregamento de carretas
Transportadores extensíveis podem transportar materiais de para dentro e para foras das carretas. A redução da movimentação de paletes e operações com empilhadeiras dentro da carreta aumentará a produtividade e diminuirá os esforços do operador.
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Quando um produto está em expedição, significa que está sendo preparado e enviado para entrega ao cliente.
Significa que ele está sendo preparado e despachado para ser entregue ao cliente.
Quando a mercadoria foi expedida, significa que ela foi enviada ou despachada para o destinatário ou para seu ponto de entrega.
As três etapas da expedição são: preparação da mercadoria para envio, conferência e embalagem adequada, e por fim, o despacho ou envio para o destinatário.