Gamificação nas Empresas: Por Que Investir Nessa Estratégia?
A gamificação nas empresas é uma tendência do universo corporativo que vem ganhando relevância em todo o mundo. Isso ocorre pelos diversos benefícios que a tática concede à empresa, que incluem o engajamento dos colaboradores, a criação de um ambiente saudável, o impulsionamento ao atingimento de metas e mais.
A seguir, esclareceremos o que exatamente é a gamificação, como ela é aplicada, de que forma ela é usada para engajar os colaboradores e mais. Confira!
O que exatamente é a gamificação nas empresas?
Originalmente conhecida como gamification, consiste no uso de técnicas presentes em jogos virtuais para estimular os clientes internos (colaboradores) ou externos (consumidores finais) a vencerem desafios e a conquistarem prêmios. Essa estratégia pode ter diversas finalidades, como:
- bater metas;
- melhorar o alcance de resultados;
- aumentar as vendas;
- engajar os colaboradores;
- melhorar o treinamento do pessoal.
Esses objetivos são alcançados quando a gamificação incentiva o público-alvo a superar os obstáculos interpostos pela empresa, fazendo-o participar de um determinado tipo de jogo.
Ambas as partes são beneficiadas ao aplicá-la, pois a empresa melhora seus resultados, e os colaboradores se divertem e obtêm recompensas valiosas.
De que forma ela é aplicada na prática?
Muitos gestores acreditam que a gamification é muito complexa e demanda muito tempo ou dinheiro. Porém, essa é uma tática simples e exige somente um estudo prévio do negócio e do seu pessoal. Há várias formas diferentes de aplicação, então, a seguir, veja algumas delas:
- criação: há um estímulo à criatividade dos participantes para que eles pensem em formas para melhorar seus resultados;
- ponto de partida: envolve a ideia de partir de um problema pré-definido, deixando os envolvidos livres para solucioná-lo;
- simulação: são criadas situações com as quais os colaboradores podem se deparar no dia a dia da empresa, permitindo que eles descubram qual é a melhor forma de lidar com o cenário.
Todas essas práticas devem envolver uma forma de avaliação dos participantes, bem como premiações relevantes para quando os desafios forem superados.
Como essa tendência tem sido usada para engajar colaboradores?
O engajamento dos colaboradores consiste em aumentar o comprometimento dos profissionais com a empresa, fazendo com que eles se esforcem para elevar a produtividade, preocupem-se com o sucesso do negócio e tornem-se promotores da marca.
A motivação é um elemento indispensável para obter esses efeitos. Quando os colaboradores se esforçam mais para superar problemas e atingir metas, eles também conquistam uma satisfação pessoal e passam a desenvolver laços pessoais com a empresa.
Entre outros benefícios do engajamento, estão a retenção de talentos — reduzindo a taxa de turnover ou a rotatividade de colaboradores —, a criação de um ambiente corporativo mais agradável, melhores resultados nos treinamentos e mais.
O que fazer para introduzi-la no ambiente corporativo?
Com o objetivo de atingir diretamente os instintos humanos, as estratégias de gamificação envolvem o estímulo à competição e à superação de seus limites. Várias delas podem ser utilizadas isolada ou simultaneamente no sistema de gamificação da empresa. Confira algumas a seguir.
Crie histórias envolventes
A elaboração de um enredo é crucial para criar um conteúdo que prenda a fundo a atenção dos usuários. Não importa se ele é sofisticado ou simples, o importante é que siga os princípios da gamificação e engaje os colaboradores.
Faça a divisão de níveis
É necessário estabelecer os níveis que os envolvidos na gamificação precisam atingir, assim, eles podem visualizar seu progresso. Isso gera um sentimento de satisfação e reconhecimento quando há o atingimento de cada nível.
Considere a contagem
O estabelecimento de um prazo limite para o cumprimento das tarefas também é uma das técnicas mais utilizadas na gamificação. Essa tática cria um senso de urgência ao usuário e um senso extra de motivação quando ele completa a atividade.
Distribua emblemas
A satisfação é maximizada quando o colaborador é reconhecido pelo seu esforço, e uma das melhores formas de oferecer o reconhecimento é distribuindo emblemas.
Organize um ranking ou ranqueamento
O ranqueamento gera reconhecimento de forma similar aos emblemas, mas também promove a competitividade entre os usuários, instigando o esforço para obter a melhor “pontuação” na gamificação.
Quando usar a gamificação?
Dependendo do seu objetivo, a gamificação pode ser aplicada em diversos momentos da empresa. Veja alguns exemplos de situações em que ela pode ser usada internamente no negócio.
Treinamento corporativo
Ao implementar um sistema de gamification nos treinamentos, eles deixam de ser simples obrigações impostas pelos superiores e tornam-se uma competição saudável e produtiva.
Integração de novos colaboradores (onboarding)
Essa é uma atividade que se tornará mais dinâmica e produtiva, já que o novato será mais estimulado a obter os conhecimentos para o trabalho.
Treinamento com foco em vendas
Aqui, pode ser aplicado o método da simulação, em que são criadas situações fictícias de vendas. Os colaboradores que melhor lidarem com a situação podem ser premiados.
Engajamento social
Nesse caso, os envolvidos são estimulados a participar de ações políticas ou sociais, o que pode melhorar as habilidades sociais dos colaboradores e a imagem da empresa na sociedade.
Quais são as melhores práticas para aplicar esse conceito?
Depois de ter entendido por que é importante investir nessa estratégia, é preciso conhecer as melhores práticas para aplicar a gamification com sucesso e usufruir de suas vantagens.
Conheça os pontos fracos da empresa
A primeira etapa consiste em identificar as principais fraquezas do seu negócio, assim, você elaborará o sistema de gamificação ideal para o seu empreendimento. Para isso, você pode fazer, a si mesmo, as seguintes perguntas sobre seu negócio:
- Os colaboradores sofrem com falta de motivação?
- Há baixa na produtividade?
- O engajamento da equipe é precário?
- A cultura organizacional é tóxica?
Defina metas e objetivos
Após, estabeleça o objetivo principal que a gamificação pretende atingir, como aumentar o engajamento, melhorar os resultados, transformar o ambiente corporativo, entre outros.
Quanto às metas, elas devem ser reais, claras e tangíveis. Se forem excepcionalmente difíceis ou inalcançáveis, os colaboradores não tentarão atingi-las.
Conheça o seu público-alvo
É importante que você conheça muito bem o alvo da gamificação. Se ele for composto de seus colaboradores, pesquise seus interesses, os hábitos, os comportamentos e as motivações. Com essas informações, você consegue determinar a linguagem adequada, propor desafios na medida certa e oferecer premiações mais atrativas.
Faça um bom planejamento
Com o público e as metas estabelecidas, você deve planejar minuciosamente todo o processo de gamificação. Alguns dos elementos que devem conter no planejamento são:
- ações a serem executadas: quais são as ações que os envolvidos devem tomar para superar os desafios ou atingir as metas;
- prazo: tempo limite para o atingimento das metas;
- níveis: são os estágios que os colaboradores devem atingir, permitindo que eles verifiquem seu progresso;
- recompensas: elas devem ser palpáveis e relevantes para os colaboradores, podendo ser viagens, vale-presentes, bonificações em dinheiro, folgas, cursos, brindes etc.;
- forma de reconhecimento: trata-se do fornecimento de emblemas pelo atingimento de metas ou pelo ranqueamento.
Invista em avaliações constantes
Durante a rotina da empresa, os superiores devem fornecer feedbacks continuamente aos colaboradores. Esses feedbacks devem ser construtivos e ajudar os envolvidos a atingirem suas metas, o que também os motivará a atingir os resultados.
O mundo corporativo está passando por uma impactante transformação nas suas rotinas, e a gamificação nas empresas é uma das estratégias mais eficientes e impactantes para engajar o pessoal e impulsionar o desenvolvimento da organização de forma generalizada.
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A gamificação nas empresas é a aplicação de elementos e mecânicas de jogos em contextos não relacionados a jogos, com o objetivo de engajar funcionários, motivar a realização de tarefas, promover aprendizado e melhorar o desempenho.
Os cinco tipos de gamificação são: competitiva, colaborativa, de aprendizado, de produtividade e de reconhecimento.
Um exemplo de gamificação é o uso de placares de líderes e sistemas de recompensa para motivar funcionários a atingir metas de vendas em uma empresa.
Para usar gamificação no trabalho, uma empresa pode implementar sistemas de recompensa, competições amigáveis, placares de líderes e missões para engajar funcionários, promover o aprendizado e melhorar a produtividade. Isso pode incluir desde desafios de vendas até programas de treinamento interativo.