A IMPORTÂNCIA DOS MÉTODOS ÁGEIS NA Evolução das Pessoas e dos Projetos
No ano de 1.986 a IMAM Consultoria já estava em plena atividade com a sua Missão ao Japão, sendo treinada por Taiichi Ohno, Shigeo Shingo, entre outros.
Quando os Professores Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka escreveram seu clássico “The new new product development game” na Harvard Business Review, que serviria de input para a aplicação prática de Jeff Sutherland, como VP de Tecnologia na Easel em 1.995, no nascimento do SCRUM, que foi apresentado ao mundo pelo mesmo Jeff Sutherland e Ken Schwaber na Association for Computing Machinery em forma de um artigo intitulado: “SCRUM Development Process”.
Anos mais tarde com o aparecimento de diversos métodos que tinham em comum se contrapor ao método tradicional de gerenciamento de projetos em “cascata” (cronograma), estes líderes se encontraram em Snowbird, nas montanhas Wasatch de Utah, para realizarem a famosa reunião de 11 à 13 de fevereiro de 2001, com os mesmos Jeff Sutherland, mas apoiado por Ken Schwaber, seu parceiro de SCRUM e mais 15 outros praticantes de outros métodos ágeis, para convergirem para o também famoso Manifesto Ágil que norteia todos os “Métodos Ágeis” até hoje. Métodos estes que vem sendo praticados e melhorados principalmente pelas Empresas de softwares, mas também por muitas Equipes de Projetos pelo mundo.
Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka em 1.986 citavam exemplos da Honda, Toyota, Canon, e outras que conheceríamos nas nossas Missões ao Japão, e que revolucionaram o desenvolvimento de produtos quebrando muitos dos paradigmas da época na indústria, tais como:
- acabar com o método de cascateamento dos cronogramas, onde os atrasos de uma atividade eram propagados para as demais;
- dar autonomia aos times para criarem seus próprios métodos de desenvolvimento de novos produtos;
- fomentar o aprendizado cruzado, com times multi departamentais, com grande interação entre eles para facilitar o ciclo do conhecimento responsável pelas inovações;
- desenvolver as equipes, normalmente formadas por engenheiros e técnicos com treinamentos de marketing, gestão de negócios;
- além de introduzirem o próprio termo Scrum, um diminutivo de Scrummage, jogada na qual o time ataca em bloco para levar a bola a diante, no jogo de Rugby que influenciaria Jeff Sutherland na criação do modelo do mesmo nome.
De lá para cá muitas mudanças foram introduzidas na forma de como desenvolvemos nossos projetos, mas a principal para mim foi o empoderamento das Equipes.
Em todos estes métodos, as Equipes também chamadas no ambiente de TI de Equipes de Desenvolvedores, são desafiadas a resolverem seus problemas, fazerem a auto-gestão dos seus projetos, tomarem suas próprias decisões do que devem priorizar e como devem desenvolver suas atividades. Práticas que a IMAM há mais de 30 anos vem experimentando em seus Projetos, principalmente na Implementação da Gestão Competitiva, com muito sucesso.
SCRUM
Falando do SCRUM, talvez o de maior número de praticantes, iniciamos contando sobre seus valores: coragem, objetivo comum, comprometimento, respeito e abertura, que fizeram desapareceram os antigos gerentes de projeto e criar as novas figuras do Product Owner e do Scrum Master, que tem papéis bem definidos.
Product Owner
O Product Owner (PO) é o homem da eficácia, é ele quem tem a responsabilidade de entender os problemas que os produtos, sejam eles softwares ou produtos, devem resolver e garantir que as entregas do time, também ajudem a resolver estes problemas. É ele que tem a visão do produto e negocia prioridades com os stakeholders, por exemplo os patrocinadores do projeto ou usuários.
O Scrum Master (SM) é homem da eficiência, ele é o líder servidor, pois trabalha para servir a Equipe, removendo os obstáculos da frente.
Enquanto o Product Owner prioriza o “o que está sendo entregue” o Scrum Master prioriza o “como o processo está acontecendo”, sempre desafiando a Equipe a superar-se e cada vez mais aumentar a sua velocidade de entregas.
O Scrum Master trabalha para melhorar o “ambiente” para que a Equipe consiga ir mais longe e mais rápido.
O que o Scrum Master e o Product Owner tem em comum?
Ambos ajudam a Equipe a desenvolver o produto certo! O que resolve o problema da organização e da melhor maneira possível, com o melhor processo. É a inversão da pirâmide, tão apregoada e tão difícil de ser empregada.
Concluindo, os métodos que tem maior aderência às pessoas e organizações hoje, são aqueles no qual existe a confiança e estimula os membros da Equipe, para que se desenvolvam e cheguem mais longe e que persigam um propósito, que é muito mais estimulante do que a perseguição por prêmios do passado.
Estes métodos, não importa qual, estão baseados na conscientização da importância do projeto – propósito, no envolvimento – na interação e busca pela melhor forma de trabalho e produto e comprometimento de todos com o objetivo.
Bons Projetos.