Conheça a Origem e os Propósitos de Kanban x Scrum - Blog | IMAM
Ir para o conteúdo
IMAM Consultoria
  • ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES
  • Desenvolvimento Organizacional
  • SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA
  • Fale Conosco
  • Sites
    • IMAM Consultoria
    • Quem somos
    • HOME IMAM
  • Nossos treinamentos
Estratégias e operações

Conheça a Origem e os Propósitos de Kanban x Scrum

Por Sidney Rago em 14 de janeiro de 2026
scrum-x-kanban
5 minutos para ler
Conheça nossos cursos | IMAM

O Kanban nasceu na Toyota após o final da segunda guerra, após a visita de seu idealizador Taiichi Ohno a um supermercado nos EUA.

O Sr. Ohno gostou da maneira simples com que os supermercados faziam o abastecimento das gondolas através dos repositores, e decidiu adaptar ao controle dos estoques na fábrica.
Inicialmente, a ferramenta foi aplicada entre a fundição e usinagem de motores e depois em toda a cadeia de abastecimento da Toyota. O princípio básico está na gestão visual como no Scrum, que falaremos a diante.
O Kanban funciona de várias formas, da mais simples com cartões, embalagens padronizadas e um painel de gestão e tomada de decisão, até o modo eletrônico com monitores de TV e com RFID.
Na essência o cartão na faixa vermelha significa um problema que deve ser analisado e resolvido. Na amarela significa a prioridade de produção ou de abastecimento e no verde significa que o processo está normal e nenhuma ação é necessária, a não ser que não haja mais nada importante para produzir.
A partir daí foram desenvolvidos muitos tipos de Kanban derivados do original, tais como: Kanban Pert para itens sob encomenda, Kanban de duas gavetas, sem a necessidade de cartões ou painéis, e até mesmo Kanban de estado emocional, comum no Japão, que alerta se os colaboradores apresentam algum tipo de problema na data, para que esta informação seja comunicada principalmente aos superiores e colegas, a fim de ajudá-lo nas tarefas mais difíceis ou até mesmo dispensá-lo do trabalho naquele dia.

Scrum


Já o Scrum é uma metodologia usada para a gestão dinâmica de projetos, sendo muitas vezes aplicada no desenvolvimento de softwares. A origem do termo Scrum vem do rúgbi, onde representa uma aglomeração de jogadores. No Scrum, oito jogadores de cada time ficam frente a frente e têm que recuperar a bola que é colocada pelo juiz no meio do “aglomerado”. O Scrum é uma ferramenta que permite controlar de forma eficaz e eficiente o trabalho, potencializando as equipes que trabalham em prol de um objetivo em comum.
Esta metodologia vem sendo muito aplicada na gestão de projetos pela sua simplicidade frente a outras metodologias mais complexas, o que vem ajudando muito nesses tempos de enxugamento de recursos. Algumas terminologias são mais utilizadas, tais como: “product backlog”, que significa as especificações do produto que necessitam ser desenvolvidas, o “release backlog”, que significa o conjunto dos requisitos do “product backlog” que vão ser trabalhados e o “sprint backlog”, que significa prazo de cada tarefa, chamada de “user story”.
O Scrum é também gerenciado em um quadro de gestão visual, daí o nome Kanban Scrum, onde teremos a visibilidade das tarefas que estão programadas, em desenvolvimento, as que foram trabalhadas, e as que ainda precisam ser verificadas ou testadas, e as que são consideradas concluídas.

tabalascrum


Também são classificados cada participante do projeto, tais como: “Product owner”, responsável pelo produto ou projeto e pela definição dos requisitos do “product backlog”; o “Scrum Master”, elo de ligação entre o “product owner” e a equipe, responsável pelas reuniões, acompanhamentos do trabalho e recursos da equipe e “team”, a equipe que trabalha para o desenvolvimento do projeto ou produto.
O ponto forte é o “daily scrum”, ou “scrum diário”, uma reunião organizada pelo Scrum Master, onde os participantes ficam em pé, representando a pequena duração (máximo 15 minutos), o que é chamada na indústria de reunião de gestão diária. Pode vir acompanhada de sinais como por exemplo “bolinhas adesivas vermelhas” para as tarefas com problema ou atrasadas, ou até mesmo com duas “bolinhas adesivas vermelhas” para as que atrasaam de maneira recorrente” sendo que o recomendado é a troca de responsável a cada atraso, devendo subir de nível na hierarquia a cada atraso, caracterizando uma cadeia de ajuda na entrega da mesma. Desta forma o Kanban Scrum junta-se a galeria de ferramentas de gestão de projetos mais utilizadas, por ser eficaz e simples de usar.
Conheça mais participando do treinamento de oito horas promovido pela IMAM em cursos abertos ou fechados.

Sidney Trama Rago é diretor da divisão de estratégias e performance da IMAM Consultoria.

Perguntas frequentes sobre Kanban

Confira as respostas para as dúvidas mais comuns!

Como criar um quadro Kanban?

Para criar um quadro, defina as etapas do fluxo (ex: Para Fazer, Fazendo, Feito) e utilize cartões visuais para cada tarefa. Aprenda a estruturar essa ferramenta no curso de Kanban e otimize o controle da sua produção agora.

Quais são as métricas usadas no Kanban?

As principais métricas são o Lead Time (tempo total) e o Cycle Time (tempo de execução), além do WIP. Domine esses indicadores de performance no curso de Kanban e eleve o nível de eficiência da sua gestão de materiais e processos.

Qual a diferença entre Scrum e Kanban?

O Scrum utiliza ciclos fixos (sprints) e papéis definidos, enquanto o Kanban foca em fluxo contínuo e limites de trabalho. Entenda qual modelo aplicar no curso de Kanban, voltado para o controle de produção e fluxo de materiais.

Quais são as desvantagens do Kanban?

Suas desvantagens surgem quando há falta de disciplina no fluxo ou variações extremas de demanda sem estoque. Saiba como mitigar esses riscos através do curso de Kanban, garantindo uma implementação robusta e resiliente na sua empresa.

Quais empresas utilizam Kanban?

Gigantes como Toyota, Nike e diversas empresas de tecnologia utilizam o método para eliminar desperdícios. No curso de Kanban, você aprende a aplicar as mesmas táticas dessas referências para transformar a produtividade do seu negócio.

Post Views: 305
Você também pode gostar
Gestão 4.0, mostrando a integração entre tecnologia, dados e pessoas para uma operação inteligente.

Gestão 4.0: o que é, como funciona e como implementar

Por IMAM em 14 de janeiro de 2026
Como a IA pode potencializar a Excelência Operacional

Como a IA pode potencializar a Excelência Operacional

Por Sidney Rago em 17 de dezembro de 2025
Consultoria

Consultoria ou utilidade empresarial?

Por Reinaldo Moura em 27 de novembro de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

E-book Grátis

automação na Intralogística
Entendendo a Logistica
cta_guia-para-treinar-e-desenvolver-equipe-de-logistica_01-1


ctas_300x300_azul_foto-9

Posts populares

  • meu robô está chegando
    MEU ROBÔ ESTÁ CHEGANDO
  • cif-e-fob
    Frete CIF e FOB: Entenda o que São e Quais as Diferenças!
  • 4treinamentosparaaumentaraprodutividadenaintralogistica
    4 Treinamentos Para Aumentar a Produtividade na Intralogística
  • tecnologiaelogisticaentendaessarelacaoeseusbeneficios
    Tecnologia e Logística: Entenda Essa Relação e Seus Benefícios

Sobre o blog

O IMAM leva você mais longe!
Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain.

Categorias

  • Desenvolvimento Organizacional
  • Embalagem
  • Engenharia de Produção e Operações
  • Estratégias e operações
  • Estratégias e Performance (Lean, Toc, 6 Sigma)
  • Série Armazenagem
  • Supply Chain e Logística

Entre em contato

  • Rua Machado Bitencourt, 190 Conj 606/607 Metrô Sta. Cruz, Vila Mariana, 04044-000, São Paulo/SP

  • (11) 5575-1400

  • imam@imam.com.br

  •  (11) 97550-8384
Site criado por Rock Content.