Leilão de fretes
10 passos para implantar de forma eficiente o processo na sua empresa
No mundo empresarial contemporâneo, caracterizado por uma crescente complexidade e mudanças rápidas, as organizações se veem imersas em um ambiente desafiador conhecido como VUCA. A sigla refere-se aos termos Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.
Nesse cenário, tomar decisões estratégicas acertadas torna-se cada vez mais difícil, e isso é especialmente evidente no processo de contratação de transportadoras. A logística e a gestão de transporte são essenciais para o sucesso de muitas empresas, mas enfrentar as incertezas inerentes ao ambiente VUCA pode tornar a seleção de uma transportadora uma tarefa complexa. Em suma, o ambiente VUCA traz uma série de desafios para o processo de contratação de transportadoras. Diante da volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, as empresas precisam adotar uma abordagem estratégica e flexível ao selecionar as transportadoras.
Dentre os vários formatos de contratação de fretes que conhecemos atualmente o leilão de fretes tem surgido como uma opção importante.
Neste artigo apresentaremos os 10 passos para a implantação do processo de leilão de fretes na sua empresa:
1. Definir o time responsável pelo processo de leilão de fretes: Desenhar os processos e selecionar as pessoas adequadas com base em sua competência são requisitos fundamentais para o sucesso. Ampla capacidade de negociação, iniciativa e resiliência são atributos fundamentais dos membros do time.
2. Definir a estratégia da contratação de fretes: Existem diversos formatos de seleção e contratação de transportadoras, definir em qual situação iremos utilizar o processo de leilão traz clareza e menos retrabalho.
3. Identifique as cargas a serem leiloadas: Determine quais cargas serão incluídas no processo, localização, origem e destino, tipo de mercadoria etc. (Escopo).
4. Estabeleça critérios de seleção: Defina os critérios quantitativos e qualitativos que serão considerados durante o processo de seleção. Isso pode incluir localização geográfica, raio de atuação da transportadora, prazos de entrega entre outros.
5. Divulgue o leilão: Anuncie o leilão para as empresas de transporte interessadas em participar. Certifique – se de fornecer informações claras sobre as cargas disponíveis critérios de seleção e os prazos. A divulgação pode ser feita por Email e plataformas online especializadas.
6. Recebimento das propostas: Estabeleça um prazo para as empresas de transporte enviarem suas propostas.
7. Avalie as propostas: Analise as propostas recebidas com base nos critérios de seleção estabelecidos no início do processo.
8. Selecionar as transportadoras habilitadas: Após avaliar as propostas, selecione as transportadoras vencedoras para cada carga leiloada.
9. Formalização da prestação de serviços de transporte: Prepare os contratos para formalizar os termos e condições do transporte. Certifique-se de incluir informações sobre responsabilidades e pagamentos, prazos.
10. Monitoramento e gestão: Avalie o desempenho das transportadoras na prestação do serviço. Verifique se estão cumprindo as condições acordadas e mantenha uma comunicação eficiente e faça reuniões de alinhamento com o fornecedor.
Importante que este processo pode ser adaptado de acordo com as necessidades especificas de cada situação. É recomendável buscar recursos que promovam a automação do processo, proporcionando mais eficiência e transparência.
Vale ressaltar que uma consulta prévia as alterações da legislação e regulamentações locais se faz necessárias antes de se iniciar o processo, julgo ser fundamental estar em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
Com base em nossa experiência em diversos projetos de gestão competitiva, desenvolvemos junto aos nossos clientes, projetos de aumento de competitividade em transportes com a implantação do processo de leilão de fretes, a partir de um processo de mentoria transferimos nosso conhecimento com uma metodologia de gestão robusta garantindo a melhoria contínua de todo o processo.