Maximizando o Espaço das Docas ao Mínimo Custo
Se a área da doca é apertada, como você pode solucionar esse problema com mínimo investimento? Pode ser tão simples quanto suas operações.
Após analisar a operação de um armazém, descobriu-se vários problemas que foram facilmente remediados realizando algumas mudanças relativamente pequenas dentro do CD.
Para analisar as causas dos problemas das doca, trabalhe de trás para frente. Comece perguntando quais são as necessidades de receber veículos carregados e despachar produtos aos clientes no prazo? Todas as transportadoras precisam aparecer ao mesmo tempo? Se tiverem, então recomenda-se movimentar as entregas recebidas e despachadas nivelando a demanda do horário da doca e espalhando os horários de entrega.
Se o gerente do armazém movimenta volumes de entrada e saída suficientes, ele deveria pedir à sua transportadora para deixar a carreta para que possa ser descarregada conforme conveniência do gerente. Isso se somará à flexibilidade do programa e aliviará parte da pressão sobre a doca.
Muitos gerentes também estão procurando reduzir o número de transportadoras com que negociam. Se tiver 1.000 caixas para expedir, é mais fácil por uma transportadora em vez de 10, todas aguardando para entrarem na zona de carga ao mesmo.
Também é uma boa idéia analisar o sistema de suporte à informação do CD. Comece pelo recebimento e verifique se os produtos que estão sendo entregues foram adequadamente identificados. Treine o pessoal de recebimento para que saibam o que procurar.
Verifique a expedição e os padrões para separação de pedidos e se os produtos estão chegando à doca na hora certa. Coordene a separação de pedidos para produtos vindos de diferentes zonas do armazém. Normalmente em muito armazéns, itens de alto volume chegam à doca primeiro e obstruem a área, quando em outra zona chegam atrasados.
E, como último recurso, temos dicas, para ter-se em mente, para desobstruir a doca de recebimento:
? Pinte corredores e designe número aos corredores dentro da área de recebimento para criar locais endereçáveis para acelerar a disposição.
? Contar entregas unitárias de SKUs ao passarem a tampa traseira do caminhão e transferir diretamente para a estocagem em vez de aguardarem na doca. Isso minimizará a quantidade de espaço utilizada na doca, bem como a movimentação.
? Quando possível, cruzar mercadoria (cross-docking) para que não entrem na área de estocagem. Isso exige uma boa cooperação com fornecedores e clientes para que as entregas de mercadorias a serem cruzadas possam ser programadas.
? Para itens de alto valor exigindo conferência detalhada, faça a inspeção de entrada no transportador de recebimento.
Para liberar a doca de expedição:
? Desenvolver padrões para executar as funções do armazém, incluindo separação de pedidos, para precisamente prever quando certas partes de um pedido deverão estar prontas para seguirem até a doca.
? Instale estruturas sobre as portas das docas para armazenagem de paletes vazios e outros produtos.
Gerentes revelam suas melhores idéias para economizar espaço
Quando você enfrenta uma escassez de espaço em sua instalação, suas alternativas estão limitadas a agregar novo espaço, através da expansão, aluguel ou criação de mais espaço dentro da instalação existente. Aqui, estão algumas outras idéias que os gerentes de armazém estão utilizando para otimizar espaço.
“– O melhor caminho que tenho encontrado é trabalhar com planejadores para controlar o estoque. Isso se torna muito importante agora que temos um AS/RS com 20.000 locais” (gerente de expedição/armazém, fabricante de tecido).
“– Reduzimos o espaço do corredor e usamos equipamentos para corredores muitos estreitos e estruturas porta-paletes de dupla profundidade” (gerente de CD, prestador de serviço terceirizado, produtos farmacêuticos).
“– Implantamos, um sistema de contentores que nos permite manter muitos produtos pequenos numa pequena área da instalação” (supervisor de CD, distribuidor de equipamentos para veículos pesados).
“– Instalamos contentores de peças e mezaninos para peças volumosas” (gerente de recursos logísticos, fabricantes de suco de frutas).
“– Estabelecemos uma função de administração do local e colocamos alguém responsável pela utilização cúbica. Isso particularmente nos ajuda quando desejamos otimizar o volume dos locais de separação” (diretor de distribuição, varejo).
“– Estamos utilizando áreas de estocagem a granel, sem estruturas, para armazenar paletes empilhados em três alturas” (gerentes de operações, importador/distribuidor de produtos para recém-nascidos).
“– Estamos planejando o recebimento de entregas em cooperação com expedidores e transportadoras” (diretor de produção, provedor de terceira parte).
“– Iniciamos a entrega direta de fornecedores” (diretor corporativo, armazém e distribuição, varejo).
“– Tomei a decisão de recolocar estanterias numa instalação e reorganizar o fluxo do corredor utilizando um programa de endereçamento que está relacionado com a movimentação, tipo e volume do produto” (vice-presidente de operações, distribuidor).
“– Estamos programando a capacidade da zona de pico para SKUs mortos. Também somos focalizados na cadeia de abastecimento” (gerente de operações, varejo).
“– Eliminamos corredores e geramos plataformas e vãos maiores.” (gerentes de armazenagem, fabricante).
“– Reduzimos a embalagem em torno de nossos produtos e usamos um local para múltiplos itens de estoque e rastreamento do estoque” (gerente de armazém, fabricante).
Conheça nossos cursos e continue aprendendo com a IMAM: