Melhorando a Eficiência da Armazenagem
Muitos dos métodos básicos para melhorar a eficiência do armazém já existem há várias décadas. Ao analisarmos e adotarmos novos equipamentos e sistemas de movimentação de materiais, é vital que lembremos e ainda mais importante – apliquemos esses princípios em conjunto com a nova tecnologia ou novo método.
São cinco princípios a serem considerados ao se basear um aumento da produtividade. Embora esses princípios sejam simples generalizações, aqui estão alguns passos operacionais adicionais mais específicos que serão necessários.
Primeiro princípio: reduzir a movimentação
Alguns dos passos de operação específicos para menos movimento são:
- Reduzir a movimentação;
- Reduzir as viagens num sentido, viajando e carregado em ambos os sentidos;
- Elaborar o layout de seu armazém para que o movimento dos itens de popularidade mais alta tenham a menor distância percorrida possível;
- Reduzir o número de vezes que um item é movimentado e deixado l;
- Organizar a separação de pedidos para reduzir a distância percorrida;
- Não crie um grande problema de classificação ou espera.
Basicamente, o objetivo de reduzir o movimento envolve minimização da distância percorrida e tempos e movimentos para todo armazém.
Contudo, certifique-se de não otimizar a movimentação de materiais em um setor do armazém (como a separação de pedidos) às custas de outros setores.
A separação por lote, por exemplo, é uma forma prática de reduzir a distância percorrida, mas levada ao extremo, pedidos em lote podem criar grandes problemas de espera.
Assegurar a limpeza do armazém e a eliminação da desordem parece antiquado. Contudo, ao analisar o tempo médio de deslocamento para separação de pedidos num armazém desordenado ou o número extra de passos de movimentação para alcançar um produto, você percebe as perdas de eficiência.
Veja as funções básicas de expedição e recebimento. Para ambas, não utilizar a espera é um objetivo valioso à princípio. Mas às vezes, o produto fica em espera não para fins de armazenagem; por exemplo, tirar amostras para controle de qualidade. Neste caso, o papel adequado para um gerente de armazenagem é trabalhar com o controle de qualidade para obter a mesma informação sem impactar a eficiência do armazém.
A partir de uma perspectiva operacional de armazenagem a espera pode exercer uma função vital como pulmão entre várias funções da atividade. Adequadamente utilizada, a espera pode contribuir para a eficiência, uniformizando variações no fluxo de materiais.
No lado da expedição, puxar paletes completos do estoque reserva quando o caminhão aparece na doca pode reduzir as necessidades de espera. Em muitos armazéns a dificuldade de organização desta separação a partir da reserva com sistemas de controle do armazém histórico não foi possível. Contudo, com sistemas RF modernos surgem novas possibilidades.
Considerar a aplicação desses princípios em seu armazém ou centro de distribuição:
- Reduzir manuseio/movimentação;
- Selecionar a carga unitilizada bem dimensionada;
- Organizar e planejar;
- Ser seguro, limpo e asseado;
- Obter e usar adequadamente o equipamento certo.
Desenvolva-se com os nossos treinamentos, acesse nossa programação e atualize-se!