Ir para o conteúdo
  • ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES
  • Desenvolvimento Organizacional
  • SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA
  • Fale Conosco
  • Sites
    • IMAM Consultoria
    • Quem somos
    • HOME IMAM
  • Nossos treinamentos
logo-imam
Desenvolvimento Organizacional

O que é competitividade?

Por IMAM em 18 de julho de 2025
competitividade
5 minutos para ler
Conheça nossos cursos | IMAM

No mundo da livre concorrência e iniciativa, várias Empresas disputam um determinado
segmento de mercado.
Algumas conseguem conquistar uma fatia maior do mercado, crescem, se desenvolvem
e se transformam em referências, outras não.
Então vamos dizer que as Empresas líderes de mercado possuem uma Competitividade
maior do que as outras.


Será que a análise é simples assim?

Na verdade, esta análise é bastante superficial, e nos conta apenas um lado da história.
A Competitividade Empresarial é um conjunto de atributos que garantem a liderança de
mercado e o resultado financeiro hoje e no futuro.
Como dizia Eliyahu M. Goldratt, autor do livro A Meta e tantos outros de sucesso, a Meta
de uma Empresa é ganhar mais dinheiro “hoje e sempre”.
Aposto que vocês também já escutaram a frase: “o que nos trouxe até aqui, não garantirá
nosso futuro”. Com a qual também concordo.
Então vamos explicar alguns atributos importantes para a Competitividade Empresarial:
Gestão, Liderança, Valor Agregado, Custos, Excelência Operacional e Tecnologia.
Mas entendendo que, dependendo do negócio, haverá outros específicos, como prazo
de entrega, capital de giro, flexibilidade etc.:

Gestão

A Gestão é quem prioriza e cuida de tudo o que é importante para o nosso
negócio. Veja que, se priorizarmos processos, áreas ou investimentos errados,
não importa a qualidade com que cuidaremos disso, não surtirá o resultado
desejado. Imagine uma Empresa que investe um caminhão de dinheiro para
comunicar ao mercado sobre um produto ou serviço que ninguém quer comprar?
A Gestão depende de um modelo, que chamamos de Modelo de Gestão, que
orienta a todos na organização sobre os objetivos, estratégias e projetos que são
prioritários hoje, bem como, cria rituais para que os líderes possam desenvolver
a melhor gestão estratégica, tática e operacional.

Liderança

Uma vez definido o caminho, são os líderes que influenciarão os demais
colaboradores a se comprometerem com esta estrada, gerando envolvimento e
comprometimento a partir da confiança conquistada. Pois as pessoas continuam
sendo a base de qualquer Modelo de Gestão Competitiva. Então temos que
desenvolver as lideranças para que possam cumprir o seu papel, que é
desenvolver, reter e criar condições para que eles se motivem e se engajem com
os projetos e processos da organização.

Valor agregado

O valor agregado é aquilo que os clientes percebem em produtos e serviços
oferecidos, e fazem com que estejam dispostos a gastar o seu dinheiro com
determinada Empresa. O termo valor agregado vem de valorizar. O que os
clientes valorizam na nossa organização? A qualidade, o prazo de entrega, a
tecnologia embarcada etc. O valor agregado tem uma estreita ligação com o
preço que os clientes estão dispostos a pagar e que irá gerar a margem de
contribuição quando subtraímos os custos. O valor agregado pode estar
associado a tecnologia de fabricação, a tecnologia do produto, ao prazo de
entrega, entre outros atributos, que diferenciarão nossa organização das demais.
Por exemplo já ouvi muitas vezes alguém me dizer, prefiro pagar mais caro, mas
receber o produto no mesmo dia, ou prefiro pagar mais caro, mas ter uma
experiência gratificante.

Custos

Os custos são os gastos para produzirmos os nossos produtos e serviços e
representam a outra parte da equação do valor agregado. Se tivermos um
produto ou serviço apreciado, mas com um custo alto, a margem de contribuição
será menor, isso significa que precisaremos de uma escala muito alta para gerar
resultados que paguem o investimento. É a chamada economia de escala. Então
teremos que reduzir sistematicamente nossos custos, para aumentarmos a nossa
Competitividade. Para isso contaremos com a Excelência Operacional.

Excelência Operacional

É a ciência que desafia as pessoas a melhorarem seus processos e produtos
continuamente. O Kaizen é a mola mestra da Excelência Operacional. Meu colega
Eduardo Banzato, Diretor da IMAM Consultoria como eu, tem uma frase ótima:
“O problema dos processos é que eles funcionam”. E quando isso acontece temos
a falsa sensação que está tudo em ordem, diferentemente de quando um
processo é interrompido e o serviço não pode ser completado.
Porém, a Excelência Operacional busca extrairmos daqueles recursos a máxima
produtividade e qualidade. Através de melhorias e inovações. E para isso, muitas
vezes, a tecnologia será decisiva.

Tecnologia

Vivemos a era da digitalização nas Empresas, mas ao invés de embarcarmos em
mais uma “onda”, nossa sugestão é que façamos uma análise sistêmica sobre
onde temos restrições à nossa competitividade e que demandam investimentos
em tecnologia. A tecnologia, para uma Empresa que não a produz é meio e não
um fim. Então devemos desenhar um Road Map Tecnológico para o curto, médio
e longo prazos, para que a tecnologia nos ajude e resolver problemas que a
solução analógica não consegue.
A busca pela Competitividade Empresarial nasce do nível estratégico da organização, mas
terá que permear a organização toda, do Presidente ao Porteiro.
Só assim teremos condições de obtermos um melhor resultado no curto, médio e longo
prazo.

Lembre-se que muitas Empresas que foram referências e líderes de mercado e, não
existem mais.
Pense nisso.

Post Views: 0
Você também pode gostar
Uma Missão Diversificada

UMA MISSÃO DIVERSIFICADA

Por Eduardo Banzato em 18 de julho de 2025
Segurança no armazém

Segurança no armazém – Dicas para garantir a saúde e a segurança.

Por Marcos Maregatti em 18 de julho de 2025
competitividade

O que é competitividade?

Por IMAM em 18 de julho de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

E-book Grátis

Entendendo a Logistica
cta_guia-para-treinar-e-desenvolver-equipe-de-logistica_01-1


ctas_300x300_azul_foto-9

Posts populares

  • tecnologiaelogisticaentendaessarelacaoeseusbeneficios
    Tecnologia e Logística: Entenda Essa Relação e Seus Benefícios
  • 4treinamentosparaaumentaraprodutividadenaintralogistica
    4 Treinamentos Para Aumentar a Produtividade na Intralogística
  • forecasting
    8 Métodos Para Melhorar a Precisão da Previsão

Sobre o blog

O IMAM leva você mais longe!
Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain.

Categorias

  • Desenvolvimento Organizacional
  • Embalagem
  • Engenharia de Produção e Operações
  • Estratégias e operações
  • Estratégias e Performance (Lean, Toc, 6 Sigma)
  • Série Armazenagem
  • Supply Chain e Logística

Entre em contato

  • Rua Machado Bitencourt, 190 Conj 606/607 Metrô Sta. Cruz, Vila Mariana, 04044-000, São Paulo/SP

  • (11) 5575-1400

  • imam@imam.com.br

  •  (11) 97550-8384
Site criado por Rock Content.