O Que é Gestão Competitiva
Após vários anos ajudando diversas Empresas a melhorarem sua competitividade, a conclusão é a seguinte: Não existem Empresas que não tem problemas.
Existem apenas 2 tipos de Empresas: as que desenvolveram um “Modelo de Gestão” que estimula a resolução de problemas e as que empurram os problemas para debaixo do tapete ou para o departamento vizinho.
Todos os colaboradores de uma organização, do Presidente ao Porteiro (P ao P) deveriam estar empenhados em eliminar pelo menos um problema.
Definimos problema como sendo um “desvio” em relação a algo planejado, uma meta a ser alcançada, ações a serem realizadas, com causa desconhecida. Pois se conhecermos a causa ou as causas, as vezes temos mais do que uma, não temos mais um problema, mas uma tomada de decisão. Como remover esta ou estas causas ou se é viável removê-las.
Daí a importância da Gestão Competitiva.
Modelos de gestão são um conjunto de estratégias e boas práticas adotadas pelas Empresas, seguidas pelos líderes, para obtenção da máxima performance das suas Equipes, na execução das atividades para potencializar os resultados e tornar as Empresas mais competitivas.
Competitividade Empresarial é o conjunto de fatores que potencializam a vantagem de uma Empresa frente aos seus concorrentes.
Um modelo de gestão competitiva é um conjunto de estratégias para aumentar a competitividade das Empresas, podendo ser representado por uma casa, conforme modelo abaixo (seguindo o modelo da Casa de Ohno, desenvolvida pelo Sr. Taiichi Ohno da Toyota).
Cada modelo será diferente para atender as diferentes necessidades de cada organização. Ou seja, cada Empresa é diferente das outras e possui necessidades diferentes.
No telhado colocamos nossos objetivos principais, as colunas representam as estratégias e cada estratégia terá um Time Multidisciplinar para implementá-la.
E cada estratégia adotada, melhorar a produtividade, a qualidade, reduzir os custos, aumentar as vendas, tem uma missão específica, indicadores que medirão se a Missão está sendo alcançada e a estratégia implementada.
Estes indicadores deverão ser desdobrados até o chão da fábrica, da logística, do escritório, etc… (GEMBA) para que os colaboradores dos níveis operacionais estejam alinhados com as estratégias definidas.
Na base estão as pessoas. Este é o único elemento do Modelo de Gestão Competitiva que nós da IMAM nunca mudamos, pois acreditamos que a base de qualquer modelo é representada pelos colaboradores, que deverão ser treinados para implementar as estratégias e melhorá-las continuamente.
Deverão ser conscientizados, envolvidos e por consequência, comprometidos com o modelo.
As pessoas passam pelas Empresas, mas os Modelos de Gestão Competitiva são aperfeiçoados a cada ano, fortalecendo os rituais de gestão e as Empresas, rumo a Excelência.
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