S&OP – IBP – S&OE – Planejamento Tático Colaborativo
Como entender melhor os pontos em comum e as diferenças entre formatos de Planejamento e Execução Táticos.
Praticamente todos os profissionais de logística já ouviram falar sobre o Planejamento S&OP – Sales and Operations Planning – Planejamento de Vendas e Operações. Para quem não conhece a história, o conceito surgiu no final da década de 1980, através dos autores Richard Ling e Walter Goddard, que escreveram o livro “Orchestrating Success: Improve Control of the Business with S&OP”, traduzido livremente como “Orquestrando o sucesso: melhore o controle dos negócios com o Planejamento de Vendas e Operações”. Posteriormente, outros autores, entre eles Thomas Wallace, estruturaram as bases conceituais e as metodologias da aplicação do S&OP nas empresas, indicando como executar na prática este modelo de planejamento.
S&OP – Sales and Operations Planning – Planejamento de Vendas e Operações:
É um método de Planejamento Tático Colaborativo, que envolve diversas áreas de uma Empresa, com objetivo de criar um Plano consensual com visão agregada, considerando dispor dos recursos de forma adequada, orientados pela premissa de equilibrar a capacidade operacional com a demanda. A visão agregada considera trabalhar os Planos de Vendas, Produção, Suprimentos e Financeiro por famílias de produtos, com foco em oferecer a empresa, projeção confiável tanto da demanda quanto da capacidade em médio prazo, originalmente para os próximos 24 meses.
Evolução de Processos:
Com o passar do tempo, foram surgindo processos similares para a execução do Planejamento Tático, quase todos derivados, relacionados e complementares ao S&OP, decorrentes da evolução da aplicação do conceito e do comportamento do mercado, bem como das visões de integração da Cadeia de Abastecimento – Supply Chain, e da necessidade de adequação as particularidades de cada empresa. Atualmente, uma grande quantidade de empresas tem se interessado em entender sobre como estes modelos de planejamento podem contribuir com a melhoria do desempenho dos seus negócios.
Integrated Business Planning – IBP – Planejamento Integrado de Negócios:
Consiste em uma visão mais abrangente que o contexto original S&OP, que envolve uma expansão de abordagem na Cadeia de Valor, considerando agregar ao processo de Planejamento Tático, os principais Clientes e Fornecedores, fazendo desta forma uma vinculação entre os Objetivos Estratégicos e o Planejamento Operacional. Muitos entendem ser o IBP uma evolução do S&OP por integrar negócios entre empresas na Supply Chain, porém os princípios, metodologia básica e abrangência é praticamente a mesma do S&OP, tanto que na própria abordagem de mercado estes processos frequentemente são tratados em conjunto – S&OP – IBP. Existe ainda um entendimento adicional que o IBP é o S&OP em elevados graus de maturidade de implementação.
Sales and Operations Execution – S&OE – Execução de Vendas e Operações:
Esta atividade realiza o monitoramento da execução do S&OP e IBP, certificando sua aderência, através dos indicadores e de reuniões periódicas dentro do mês de execução do plano, sugerindo onde necessário, as revisões e adequações a serem aplicadas nos diversos eventos de Programação de Produção, Materiais, Compras, Suprimentos e Distribuição. É importante destacar que o S&OE não deve ser confundido com as atividades operacionais que a nomenclatura pode dar a entender.
Como se integram os Processos S&OP, IBP e S&OE:
Os processos S&OP, IBP e S&OE podem conviver harmonicamente e de forma complementar. O foco central permanece sendo Planejamento de Vendas e Operações – S&OP na abrangência interna da organização, onde os produtos e o tempo são tratados de forma agregada em famílias e em meses.
Algumas organizações, principalmente de grande porte e maturidade de implementação do S&OP, passaram com a adotar um modelo mais abrangente na visão da Supply Chain, integrando principais fornecedores e clientes, na confecção dos planos de vendas e suprimentos, introduzindo então o IBP.
O S&OE surge na dimensão da execução, considerando o monitoramento do S&OP e IBP dentro do mês corrente, com foco em avaliação de aderência e identificação das necessidades de ajustes a serem aplicados na programação, o que normalmente é feito semanalmente. Como destacamos, o S&OE não é programação e portanto, embora o nome possa sugerir, não é a execução e se situa igualmente no Nível Tático.