Postponement: Uma Nova Atividade
O negócio da armazenagem agora envolve atividades de terminar de montar, embalar e movimentar o produto. Chamamos isto de postponement, ou postergação da finalização do produto com customização. O armazém atual (e para alguns do futuro) não estoca simplesmente o produto: ele desmonta, remanufatura, reformula, coloca etiquetas/rótulos/marcas nos produtos, etc.
Algumas empresas estão estocando produtos num estado semi-acabado e executando configurações após o pedido do cliente ter sido recebido. Existem exemplos na indústria de produtos eletrônicos, móveis, etc. Um importante desafio para este tipo de armazenagem é a necessidade de atrair e reter uma força de trabalho altamente competente.
Os exemplos da postergação e da customização exigem um nível mais elevado de aptidões do que o recebimento, estocagem e edição associados com as operações convencionais do armazém. Tais aptidões encontram-se disponíveis, mas num mercado de mão-de-obra semiqualificada poderá ser necessário criar tais talentos internamente, por não poderem ser encontrados.
O Postponement logístico é uma estratégia onde a personalização de produtos é adiada até o último momento possível na cadeia de suprimentos, reduzindo assim a variabilidade da demanda e os riscos associados ao estoque de produtos acabados.
Postponement é uma estratégia logística que adia a diferenciação ou personalização de produtos até o ponto mais próximo possível do consumo final, reduzindo assim a variabilidade da demanda e os riscos associados ao estoque de produtos acabados.
A pesquisa de Postponement envolve investigar e identificar oportunidades para implementar estratégias de adiamento na cadeia de suprimentos, visando reduzir custos, aumentar a eficiência e melhorar a capacidade de resposta às demandas dos clientes.