Princípios do Layout de Um Armazém
Estes princípios se aplicam se você estiver projetando um novo armazém ou centro de distribuição ou se estiver fazendo um novo layout para um armazém existente.
l. Primeiramente, desenvolva o plant-layout do local. Inclua a utilização atual do local, fluxo de tráfego, contratos locais, estacionamento e planejamento de expansão. Considere a utilização do local, incluindo expansão futura, retornos de veículos, estacionamentos, acesso público às vendas do armazém, entrada de funcionários e assim por diante.
2. Maximize a utilização efetiva da metragem quadrada e cúbica. Isto significa maximizar a capacidade de utilização cúbica e estocagem de item, fornecendo vãos suficientes de separação primária para manter uma semana de vendas de um SKU, projetando amplo espaçamento de colunas, combinando tipos de vão com os perfis de mercadoria e de velocidade e desenvolvendo um esquema de mudança flexível aos produtos e devidamente projetados.
3. Racionalize o fluxo de trabalho dentro da instalação. Trabalhe pare reduzir e eliminar gargalos e minimizar a distância de viagem e o tempo. Minimize fluxos cruzados e fluxos de retorno. Localize as funções com base nos requisitos de espaço e níveis de atividade. Projete a orientação das estanteiras de modo que diminuam o tempo de viagem e as rotas de percurso e fluxo de guarda.
4. Minimize as movimentações. Faça o layout da instalação para reduzir o número de vezes que um produto é movimentado. Sempre que um produto é tocado, seus custos aumentam.
5. Minimize o congestionamento. Projete um fluxo eficiente. Planeje para minimizar atrasos e interferência. Forneça docas adequadas de recebimento e de expedição e largura suficiente nos corredores.
6. Considere a economia dos equipamentos de movimentação de materiais. Desenvolva e avalie uma variedade de opções. Maximize primeiramente as aplicações de equipamentos convencionais, então vá para sistemas mais automatizados de movimentação de materiais. Faça a justificativa de custo em diversos níveis e selecione aquela alternativa que seja a mais apropriada.
7. Leve em consideração o planejamento de expansão. Tenha uma abordagem preparada para a expansão. Desenvolva um plano de expansão que leve em consideração os requisitos futuros e que seja baseado no melhor pensamento do gerenciamento da instalação.
8. Mantenha flexibilidade no projeto. Não se fixe num enfoque preconcebido. Mantenha a mente aberta para considerar suas opções. Considere flexibilidade e o mais que puder em seus sistemas de estocagem e de separação. Sempre mantenha a expansão futura em mente ao desenvolver projetos.
9. Considere a segurança do prédio em seu projeto final. Limite o acesso externo ao prédio. Restrinja as entradas e projete o layout de forma que as operações-chave sejam visíveis. Considere áreas separadas para produtos pequenos ou de maior valor e utilize guardas e/ou sistemas de segurança, conforme necessário.