Programas de Incentivos Ajudam a Motivar
Motivar funcionários precisa ser uma prioridade para as empresas sempre. Porém durante tempos de vacas magras, as empresas devem maximizar a produtividade e minimizar o custo enquanto mantêm a qualidade. Programas de incentivos podem ser uma forma altamente efetiva para compensar os funcionários por melhorar seu desempenho.
Como os programas de incentivos podem se aplicar ao armazém ou ao ambiente do centro de distribuição.
? Programas de incentivos funcionam para o armazém?
R. Ao mesmo tempo em que o armazém ou o centro de distribuição é de muitas formas único, a única coisa que tem em comum com todos os demais ambiente de trabalho são as pessoas. Sem levar em consideração onde elas trabalham, as pessoas respondem bem ao reforço positivo na forma de recompensas e reconhecimento. Isso é onde entram os incentivos. Programas de incentivos adequadamente projetados podem funcionar em praticamente qualquer ambiente, incluindo o armazém.
? Programas de incentivos e de bônus podem coexistir efetivamente?
R. Programas de incentivos e de bônus normalmente funcionam para se complementar. Por exemplo, os funcionários de um armazém podem receber um bônus anual baseado na lucratividade mas que realmente não tem um impacto no desempenho diário ou leva uma pessoa para a realização de metas.
? As empresas obtêm um bom retorno sobre seu investimento em programas de incentivos?
R. Somente se o programa for bem projetado. Um programa de incentivos envolve ganhar recompensas por meio do estabelecimento de objetivos. Estabelecer tais objetivos, recompensar as realizações e administrar o programa adequadamente, é garantia do retorno sobre o investimento.
Você pode desenvolver uma base para um programa de incentivos examinando onde sua operação está agora em termos de produtividade, qualidade e serviço ao cliente. Identifique onde precisará estar e os indicadores que utilizará para medir sua jornada ao longo do caminho, em termos financeiros.
? Qual é a melhor recompensa – individual ou de equipe?
R. De um modo geral, sempre inclua uma abordagem de equipe, uma vez que ela gera interação entre os funcionários e feedback dos pares. Recompensas individuais também são importantes, porque possibilitam que os excelentes realizadores sejam reconhecidos. De modo que uma combinação dos dois programas é normalmente o melhor. No armazém, por exemplo, você poderia oferecer recompensas de equipe com relação a acuracidade e recompensas individuais pela produtividade da separação de pedidos.
? O que envolve a configuração de um programa?
Pode se considerar:
? Planejamento – Aqui você identifica seus objetivos e o que medirá, detalha como recompensará seus colaboradores e quanto irá investir no programa, e assim por diante.
Muitas empresas procuram feedback de seus funcionários durante o processo de planejamento para se certificar de que estão no caminho certo.
O programa de incentivos deve ser projetado de tal forma a proporcionar reforço positivo, imediato e seguro; é facilmente compreendido por sua força de trabalho e é percebido como sendo exeqüível e justo.
? Promoção – Desenvolva planos para promover o programa de incentivos antes se ser lançado. A fase promocional gera interesse e estímulo dos funcionários e ganhos para suportar o programa.
? Comunicação – Este é um processo de duas partes. Primeiro, você precisa fornecer feedback regular e contínuo aos funcionários. Quanto mais freqüente for o feedback, tanto melhor ele será. Se seu sistema de gerenciamento do armazém puder gerar relatórios diários ou semanais, isto é excelente, mas o feedback mensal também funciona. De um modo geral, o feedback deve ser dado o mais freqüentemente possível para obter melhores resultados.
Além disso, em segundo lugar a comunicação também envolve lembrar os funcionários sobre o programa e suas metas, o que eles precisam fazer para ter sucesso e o que podem ganhar.
? Administração – Esta fase envolve medir e reportar os resultados e as recompensas. Administrar programas de incentivos tem consumido tempo, mas a tecnologia está racionalizando e melhorando a tarefa. Comunicação e feedback podem ser feitos on-line, com funcionários que podem entrar online para verificar os relatórios de desempenho, suas contas pessoais, até mesmo analisar as recompensas e recebê-las on-line.
? Recompensas – Durante este elemento do programa, os funcionários ganham e recebem suas recompensas.
? O que é melhor – dinheiro vivo ou prêmios?
Primeiramente, precisamos diferenciar prêmios, presentes e recompensas. Os prêmios são alguma coisa que seus funcionários ganham. Presentes são algumas coisas que lhes é dada. Contudo, recompensas são algumas coisas que merecem. Assim, com programas de incentivos empregue o termo “prêmio” para descrever suas recompensas, para reforçar a noção de que os funcionários merecem seus prêmios porque atingiram determinadas metas.
As recompensas dos programas de incentivos não devem ser em dinheiro. Pelo seguintes motivos:
? Os funcionários freqüentemente confundem prêmios em dinheiro com remuneração. Eles irão fazer o orçamento para ele e estabelecer expectativas sobre continuar recebendo tal dinheiro. Isto pode ser um problema real, se você modificar ou parar o programa de incentivos.
? Quando os funcionários recebem dinheiro, pode economizar parte dele ou utilizar parte dele para pagar contas, empregando somente uma parte para adquirir alguma coisa para si mesmo. Contudo, essa coisa para si mesmo é que é o reforço positivo. Dessa forma, com dinheiro, você pode não obter o resultado esperado por seu incentivo em dinheiro.
? Normalmente, os funcionários não se vangloriarão por quanto dinheiro ganham. Todavia, se podem ganhar pontos e receber um prêmio, o prêmio se torna um símbolo tangível do sucesso, um que eles podem mostrar para seus vizinhos e amigos.
? Programas baseados em pontos, onde os colaboradores ganham produtos, podem envolver toda a família. Há uma motivação fantástica ao ter o cônjuge e os filhos ajudando o funcionário a identificar pelo que deseja trabalhar.
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