Ir para o conteúdo
  • ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES
  • Desenvolvimento Organizacional
  • SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA
  • Fale Conosco
  • Site
  • Nossos treinamentos
Blog | IMAM
Série Armazenagem

Projeto do recebimento

Por IMAM em 21 de agosto de 2020
4 minutos para ler

Independente se você está planejando uma fábrica ou uma instalação de armazenagem/distribuição, sua operação de recebimento é absolutamente vital. A forma pela qual você movimenta produtos, componentes
ou materiais no recebimento é fundamental para que haja sucesso em todas as demais operações. Localização dos acessos (portas) do armazém A produtividade operacional de um armazém se inicia pela correta localização dos acessos.
A localização adequada do recebimento e expedição de um armazém pode alterar significativamente as distâncias percorridas dentro do mesmo, logo aumentando o custo operacional. Isto se dá pelo fato de que, se alterarmos a posição do recebimento e expedição de um armazém, alteramos a distância média.

Dimensionamento das áreas de recebimento

A área dimensionada para o recebimento deve ser aquela exatamente necessária e suficiente para atender às intensidades de fluxos de materiais, bem como possuir espaço para os recursos operacionais (equipamentos, pessoas, apoio, esperas, etc.). O equipamento certo Sua escolha de equipamentos de doca e de movimentação terá um forte impacto na eficiência e na segurança de suas operações de recebimento. Vamos revisar rapidamente alguns dos tipos de equipamentos que você pode considerar. Os niveladores de doca atuam como mecanismo de ligação, o link, entre o seu edifício e os veículos que servem as suas instalações. Se uma ampla variedade de veículos chega a suas docas, então você precisa planejar para as alturas do cavalo mecânico e da carroceria, que irão variar de 1 m (carroceiras de alta capacidade volumétrica ou de estrutura de engate) até 1,50 m (veículos que transportam contêineres tipo ISO).

Como tal variedade de alturas influencia sua escolha de niveladores de doca? Dada a altura de doca padrão de 1,20 m, seus niveladores podem ser capazes de atingir 0,30 m acima do nível da doca e 0,20 m abaixo dela, para servir à grande variedade de veículos. A maioria dos niveladores padrão (2,40 m de comprimento) pode acomodar plataformas que variam de 0,30 m acima a 0,30 m abaixo da altura da doca. Niveladores mais longos podem ampliar este alcance até 0,45 m acima e abaixo.

Tenha em mente que o caminhão possui, em média, uma largura interna de 2,30 m e uma largura externa de 2,45 m. Selecionar a largura do nivelador adequada melhorará tanto a segurança quanto a velocidade de descarregamento do veículo. Também pode ser oportuno planejar sua instalação para futuras mudanças no mix de veículos que a servem, e isso chama-se planejamento. Há tempos, os gerentes de logística e/ou de movimentação de materiais selecionavam niveladores de doca mecânicos, para operações de desempenho relativamente baixo, e hidráulicos, para operações mais rápidas.

Hoje podemos contar, além destes dois modelos, com um terceiro tipo, que utiliza um colchão de ar de baixa pressão para elevar a plataforma do nivelador. Outra área de interesse, em armazéns frigorificados ou até mesmo refrigerados, é planejar as operações de recebimento para a forma de selagem de doca antecâmara, usada para manter limpa a área da doca e reduzir a perda de frio, reduzindo, portando, os custos com energia elétrica.

dimensionamento do recebimento

O equipamento de movimentação deve corresponder ao trabalho

Uma vez que você tenha selecionado os melhores tipos de equipamentos de doca para sua aplicação em particular, precisará mudar seu foco para a forma na qual movimenta os produtos, componentes e materiais que entram. Para a grande maioria das fábricas, armazéns e centros de distribuição significam transportadores contínuos de rolos, roletes ou correias, veículos industriais, sistemas de veículos automaticamente guiados (AGV) ou então, alguma combinação destes. Se você planeja depender, principalmente, de transportadores contínuos, uma consideração-chave no planejamento é a lacuna entre as carroceiras dos veículos e seu sistema principal de transportadores. E falando-se de transportadores, sua escolha deve ser determinada pelas necessidades de desempenho e pelas características das cargas a serem movimentadas.

Voltando aos veículos industriais, uma típica área de recebimento tem algumas características incomuns que influenciam na escolha de empilhadeiras. Você precisará de veículos que tenham a característica de manobrabilidade, sejam compactos e confiáveis. conceito de distância

Projeto sistêmico

Deve-se enxergar o projeto do armazém de forma sistêmica, ou seja, a análise e o desenvolvimento do processo de recebimento de um armazém não podem estar desatrelados de todos os outros processos, como estocagem, expedição, tecnologia da informação, etc.

Você também pode gostar

O custo da falta de acuracidade no armazém

Por IMAM em 21 de agosto de 2020

Projeto do recebimento

Por IMAM em 21 de agosto de 2020

Tecnologia no armazém – ferramentas ou brinquedos?

Por IMAM em 21 de agosto de 2020
-

Ebook Grátis


Posts populares

  • 8 MÉTODOS PARA MELHORAR A PRECISÃO DA PREVISÃO
  • O Que é Logística 4.0?
  • Gestão de projetos Agile: Scrum? Kanban? Kaizen? PMBOK?

Sobre o blog

O IMAM leva você mais longe!
Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain.

Categorias

  • Desenvolvimento Organizacional
  • Engenharia de Produção e Operações
  • Estratégias e operações
  • Estratégias e Performance (Lean, Toc, 6 Sigma)
  • Seminários
  • Série Armazenagem
  • Supply Chain e Logística

Entre em contato

  • Rua Machado Bitencourt, 190 Conj 606/607 Metrô Sta. Cruz, Vila Mariana, 04044-000, São Paulo/SP

  • (11) 5575-1400

  • imam@imam.com.br

Site criado por Rock Content.