Ir para o conteúdo
  • ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES
  • Desenvolvimento Organizacional
  • SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA
  • Fale Conosco
  • Sites
    • IMAM Consultoria
    • Quem somos
    • HOME IMAM
  • Nossos treinamentos
logo-imam
Estratégias e operações

Sazonalidade da Demanda e o Impacto no Last Mile

Por Marcos Maregatti em 21 de março de 2024
last mile
4 minutos para ler
Conheça nossos cursos | IMAM

A concentração de demanda nessa época do ano, com as datas da Black Friday e do Natal, provoca grande desafio ao cumprimento dos prazos de entrega dos produtos, além de eventual aumento nos custos de frete.

Neste sentido, a pressão no last mile logístico, pode se tornar insustentável e como consequência, gerar forte impacto na satisfação dos clientes.

Mas afinal, o que é last mile?

O termo last mile é empregado não somente na logística, mas também é usado em outras áreas, tais como: marketing, tecnologia, infraestrutura, etc.

Ao pé da letra, last mile significa última milha, e na logística, pode ser entendida como a última etapa ou último passo do processo de entrega de um produto ao consumidor final, ou seja, é o trajeto entre o centro de distribuição até o usuário final, que pode ser uma residência, um comércio ou qualquer empresa.

De nada adianta ter produtividade no processo de separação de pedidos, ter a operação intralogística ágil e um layout com fluxo eficaz, se o produto chegar avariado, a embalagem amassada ou mesmo ser entregue com atraso para o cliente.

Neste ano, em virtude das restrições impostas pela pandemia Covid-19, a maior parte do comércio ocorreu de maneira on-line/virtual e gerou um crescimento exponencial do e-commerce, aumentando ainda mais os desafios logísticos.

Portanto, a gestão do last mile, vai muito além da entrega do produto certo, na data certa, no tempo certo e dentro dos padrões estabelecidos. O papel do entregador é de fundamental importância, incluindo-se a cordialidade, educação e presteza no atendimento aos clientes.

Como podemos preparar o processo last mile para enfrentar tais desafios?

– Através do incremento do uso da tecnologia e implementação de modalidades alternativas.

Tecnologias:

Big Data – Possibilita visão estratégica de todo processo para melhor tomada de decisão.

Cloud Computing – Facilita o gerenciamento, controle e processamento dos dados coletados, com maior velocidade e em tempo real.

Realidade Aumentada – Permite simular situações e condições para testar soluções antes de implementar modificações nos processos.

DMS – Delivery Management System – Fornece monitoramento em tempo real, informações detalhadas durante o trajeto, possibilita o controle de tráfego, registra confirmações de entrega e interação com os motoristas para tratar eventuais desvios.

Modalidades Alternativas:

Lockers – Pontos de trânsito, cross docking, estoque avançado para envio, devolução e recebimento de produtos.

Click & Collect (ponto de retirada) – Locais que se tornam parceiros de entregas, tais como: cafeterias, floriculturas, lojas, restaurantes, etc. que disponibilizam seus espaços como pontos de apoio.

Entrega Social ou Serviço Colaborativo – Entregadores autônomos que realizam o serviço em bairros ou nas cidades onde residem, através do uso de WhatsApp/Web-app/Chamada.

Entrega por aplicativo – Uso do serviço de motoristas de aplicativos, tais como: Uber, 99, etc. para realizar entregas.

Entregas noturnas – Realizar a entrega após o horário comercial, respeitando regras de condomínios, legislação pertinente e segurança.

Crowdshipping ou Crowdsource Delivery – Sistema de entrega de produtos através de pessoas comuns, podendo ser a pé, de bicicleta, moto, van ou qualquer outro meio de transporte.

SFS – Ship From Store – Estratégia de envio para atendimento de pedidos através de lojas físicas, ou seja, as lojas substituem o centro de distribuição, tornando-se local de coleta, embalagem e despacho de pedidos.

LEMBRE-SE: O LAST MILE É A ÚLTIMA OPORTUNIDADE PARA ENCANTAR SEUS CLIENTES, NÃO DESPERDICE!

O que é o conceito de Last Mile?

O conceito de Last Mile refere-se à etapa final da entrega de um produto ou serviço ao consumidor, muitas vezes representando um desafio logístico crucial para empresas e organizações.

O que é sazonalidade na logística?

Sazonalidade na logística é a variação previsível na demanda por produtos ou serviços ao longo de períodos específicos, como feriados ou estações do ano, influenciando estratégias de planejamento e distribuição.

Como otimizar o Last Mile?

Para otimizar o Last Mile, é fundamental investir em tecnologias de roteamento eficientes e na integração de dados em tempo real para melhorar a gestão de frota e reduzir os tempos de entrega, além de explorar soluções como centros de distribuição urbanos e parcerias com serviços de entrega local.

O que caracteriza o First Mile?

O First Mile é a primeira etapa da cadeia de suprimentos, envolvendo a coleta de produtos ou materiais do fornecedor para iniciar o processo logístico, sendo crucial para garantir uma cadeia de abastecimento eficiente e sem interrupções.

Post Views: 24
Você também pode gostar
Inventário De Estoque: Guia para Controlar, Otimizar e Ganhar Competitividade

Inventário De Estoque: Guia para Controlar, Otimizar e Ganhar Competitividade

Por IMAM em 30 de abril de 2025
Blockchain na Cadeia de suprimentos: O futuro da rastreabilidade para pequenas e médias empresas

Blockchain na Cadeia de suprimentos: O futuro da rastreabilidade para pequenas e médias empresas

Por IMAM em 16 de abril de 2025
Efeito Chicote: O Que É, Como Funciona E Causas

Efeito Chicote: O Que É, Como Funciona E Causas

Por IMAM em 2 de abril de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

E-book Grátis

Entendendo a Logistica
cta_guia-para-treinar-e-desenvolver-equipe-de-logistica_01-1


ctas_300x300_azul_foto-9

Posts populares

  • 4treinamentosparaaumentaraprodutividadenaintralogistica
    4 Treinamentos Para Aumentar a Produtividade na Intralogística
  • tecnologiaelogisticaentendaessarelacaoeseusbeneficios
    Tecnologia e Logística: Entenda Essa Relação e Seus Benefícios
  • forecasting
    8 Métodos Para Melhorar a Precisão da Previsão

Sobre o blog

O IMAM leva você mais longe!
Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain.

Categorias

  • Desenvolvimento Organizacional
  • Embalagem
  • Engenharia de Produção e Operações
  • Estratégias e operações
  • Estratégias e Performance (Lean, Toc, 6 Sigma)
  • Série Armazenagem
  • Supply Chain e Logística

Entre em contato

  • Rua Machado Bitencourt, 190 Conj 606/607 Metrô Sta. Cruz, Vila Mariana, 04044-000, São Paulo/SP

  • (11) 5575-1400

  • imam@imam.com.br

  •  (11) 97550-8384
Site criado por Rock Content.