Sazonalidade da Demanda e o Impacto no Last Mile
A concentração de demanda nessa época do ano, com as datas da Black Friday e do Natal, provoca grande desafio ao cumprimento dos prazos de entrega dos produtos, além de eventual aumento nos custos de frete.
Neste sentido, a pressão no last mile logístico, pode se tornar insustentável e como consequência, gerar forte impacto na satisfação dos clientes.
Mas afinal, o que é last mile?
O termo last mile é empregado não somente na logística, mas também é usado em outras áreas, tais como: marketing, tecnologia, infraestrutura, etc.
Ao pé da letra, last mile significa última milha, e na logística, pode ser entendida como a última etapa ou último passo do processo de entrega de um produto ao consumidor final, ou seja, é o trajeto entre o centro de distribuição até o usuário final, que pode ser uma residência, um comércio ou qualquer empresa.
De nada adianta ter produtividade no processo de separação de pedidos, ter a operação intralogística ágil e um layout com fluxo eficaz, se o produto chegar avariado, a embalagem amassada ou mesmo ser entregue com atraso para o cliente.
Neste ano, em virtude das restrições impostas pela pandemia Covid-19, a maior parte do comércio ocorreu de maneira on-line/virtual e gerou um crescimento exponencial do e-commerce, aumentando ainda mais os desafios logísticos.
Portanto, a gestão do last mile, vai muito além da entrega do produto certo, na data certa, no tempo certo e dentro dos padrões estabelecidos. O papel do entregador é de fundamental importância, incluindo-se a cordialidade, educação e presteza no atendimento aos clientes.
Como podemos preparar o processo last mile para enfrentar tais desafios?
– Através do incremento do uso da tecnologia e implementação de modalidades alternativas.
Tecnologias:
Big Data – Possibilita visão estratégica de todo processo para melhor tomada de decisão.
Cloud Computing – Facilita o gerenciamento, controle e processamento dos dados coletados, com maior velocidade e em tempo real.
Realidade Aumentada – Permite simular situações e condições para testar soluções antes de implementar modificações nos processos.
DMS – Delivery Management System – Fornece monitoramento em tempo real, informações detalhadas durante o trajeto, possibilita o controle de tráfego, registra confirmações de entrega e interação com os motoristas para tratar eventuais desvios.
Modalidades Alternativas:
Lockers – Pontos de trânsito, cross docking, estoque avançado para envio, devolução e recebimento de produtos.
Click & Collect (ponto de retirada) – Locais que se tornam parceiros de entregas, tais como: cafeterias, floriculturas, lojas, restaurantes, etc. que disponibilizam seus espaços como pontos de apoio.
Entrega Social ou Serviço Colaborativo – Entregadores autônomos que realizam o serviço em bairros ou nas cidades onde residem, através do uso de WhatsApp/Web-app/Chamada.
Entrega por aplicativo – Uso do serviço de motoristas de aplicativos, tais como: Uber, 99, etc. para realizar entregas.
Entregas noturnas – Realizar a entrega após o horário comercial, respeitando regras de condomínios, legislação pertinente e segurança.
Crowdshipping ou Crowdsource Delivery – Sistema de entrega de produtos através de pessoas comuns, podendo ser a pé, de bicicleta, moto, van ou qualquer outro meio de transporte.
SFS – Ship From Store – Estratégia de envio para atendimento de pedidos através de lojas físicas, ou seja, as lojas substituem o centro de distribuição, tornando-se local de coleta, embalagem e despacho de pedidos.
LEMBRE-SE: O LAST MILE É A ÚLTIMA OPORTUNIDADE PARA ENCANTAR SEUS CLIENTES, NÃO DESPERDICE!
O conceito de Last Mile refere-se à etapa final da entrega de um produto ou serviço ao consumidor, muitas vezes representando um desafio logístico crucial para empresas e organizações.
Sazonalidade na logística é a variação previsível na demanda por produtos ou serviços ao longo de períodos específicos, como feriados ou estações do ano, influenciando estratégias de planejamento e distribuição.
Para otimizar o Last Mile, é fundamental investir em tecnologias de roteamento eficientes e na integração de dados em tempo real para melhorar a gestão de frota e reduzir os tempos de entrega, além de explorar soluções como centros de distribuição urbanos e parcerias com serviços de entrega local.
O First Mile é a primeira etapa da cadeia de suprimentos, envolvendo a coleta de produtos ou materiais do fornecedor para iniciar o processo logístico, sendo crucial para garantir uma cadeia de abastecimento eficiente e sem interrupções.