Ir para o conteúdo
IMAM Consultoria
  • ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES
  • Desenvolvimento Organizacional
  • SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA
  • Fale Conosco
  • Sites
    • IMAM Consultoria
    • Quem somos
    • HOME IMAM
  • Nossos treinamentos
Estratégias e operações

Sazonalidade da Demanda e o Impacto no Last Mile

Por Marcos Maregatti em 6 de agosto de 2025
last mile
4 minutos para ler
Conheça nossos cursos | IMAM

A concentração de demanda nessa época do ano, com as datas da Black Friday e do Natal, provoca grande desafio ao cumprimento dos prazos de entrega dos produtos, além de eventual aumento nos custos de frete.

Neste sentido, a pressão no last mile logístico, pode se tornar insustentável e como consequência, gerar forte impacto na satisfação dos clientes.

Mas afinal, o que é last mile?

O termo last mile é empregado não somente na logística, mas também é usado em outras áreas, tais como: marketing, tecnologia, infraestrutura, etc.

Ao pé da letra, last mile significa última milha, e na logística, pode ser entendida como a última etapa ou último passo do processo de entrega de um produto ao consumidor final, ou seja, é o trajeto entre o centro de distribuição até o usuário final, que pode ser uma residência, um comércio ou qualquer empresa.

De nada adianta ter produtividade no processo de separação de pedidos, ter a operação intralogística ágil e um layout com fluxo eficaz, se o produto chegar avariado, a embalagem amassada ou mesmo ser entregue com atraso para o cliente.

Neste ano, em virtude das restrições impostas pela pandemia Covid-19, a maior parte do comércio ocorreu de maneira on-line/virtual e gerou um crescimento exponencial do e-commerce, aumentando ainda mais os desafios logísticos.

Portanto, a gestão do last mile, vai muito além da entrega do produto certo, na data certa, no tempo certo e dentro dos padrões estabelecidos. O papel do entregador é de fundamental importância, incluindo-se a cordialidade, educação e presteza no atendimento aos clientes.

Como podemos preparar o processo last mile para enfrentar tais desafios?

– Através do incremento do uso da tecnologia e implementação de modalidades alternativas.

Tecnologias:

Big Data – Possibilita visão estratégica de todo processo para melhor tomada de decisão.

Cloud Computing – Facilita o gerenciamento, controle e processamento dos dados coletados, com maior velocidade e em tempo real.

Realidade Aumentada – Permite simular situações e condições para testar soluções antes de implementar modificações nos processos.

DMS – Delivery Management System – Fornece monitoramento em tempo real, informações detalhadas durante o trajeto, possibilita o controle de tráfego, registra confirmações de entrega e interação com os motoristas para tratar eventuais desvios.

Modalidades Alternativas:

Lockers – Pontos de trânsito, cross docking, estoque avançado para envio, devolução e recebimento de produtos.

Click & Collect (ponto de retirada) – Locais que se tornam parceiros de entregas, tais como: cafeterias, floriculturas, lojas, restaurantes, etc. que disponibilizam seus espaços como pontos de apoio.

Entrega Social ou Serviço Colaborativo – Entregadores autônomos que realizam o serviço em bairros ou nas cidades onde residem, através do uso de WhatsApp/Web-app/Chamada.

Entrega por aplicativo – Uso do serviço de motoristas de aplicativos, tais como: Uber, 99, etc. para realizar entregas.

Entregas noturnas – Realizar a entrega após o horário comercial, respeitando regras de condomínios, legislação pertinente e segurança.

Crowdshipping ou Crowdsource Delivery – Sistema de entrega de produtos através de pessoas comuns, podendo ser a pé, de bicicleta, moto, van ou qualquer outro meio de transporte.

SFS – Ship From Store – Estratégia de envio para atendimento de pedidos através de lojas físicas, ou seja, as lojas substituem o centro de distribuição, tornando-se local de coleta, embalagem e despacho de pedidos.

LEMBRE-SE: O LAST MILE É A ÚLTIMA OPORTUNIDADE PARA ENCANTAR SEUS CLIENTES, NÃO DESPERDICE!

O que é o conceito de Last Mile?

O conceito de Last Mile refere-se à etapa final da entrega de um produto ou serviço ao consumidor, muitas vezes representando um desafio logístico crucial para empresas e organizações.

O que é sazonalidade na logística?

Sazonalidade na logística é a variação previsível na demanda por produtos ou serviços ao longo de períodos específicos, como feriados ou estações do ano, influenciando estratégias de planejamento e distribuição.

Como otimizar o Last Mile?

Para otimizar o Last Mile, é fundamental investir em tecnologias de roteamento eficientes e na integração de dados em tempo real para melhorar a gestão de frota e reduzir os tempos de entrega, além de explorar soluções como centros de distribuição urbanos e parcerias com serviços de entrega local.

O que caracteriza o First Mile?

O First Mile é a primeira etapa da cadeia de suprimentos, envolvendo a coleta de produtos ou materiais do fornecedor para iniciar o processo logístico, sendo crucial para garantir uma cadeia de abastecimento eficiente e sem interrupções.

Post Views: 24
Você também pode gostar
Consultoria

Consultoria ou utilidade empresarial?

Por Reinaldo Moura em 27 de novembro de 2025
Líder aplicando Shop Floor Management com gestão visual no chão de fábrica.

Shop Floor Management no chão de fábrica com gestão visual

Por IMAM em 30 de outubro de 2025
Gestão de Frotas

Gestão de frotas: como reduzir custos e aumentar a segurança?

Por IMAM em 22 de setembro de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

E-book Grátis

automação na Intralogística
Entendendo a Logistica
cta_guia-para-treinar-e-desenvolver-equipe-de-logistica_01-1


ctas_300x300_azul_foto-9

Posts populares

  • 4treinamentosparaaumentaraprodutividadenaintralogistica
    4 Treinamentos Para Aumentar a Produtividade na Intralogística
  • cif-e-fob
    Frete CIF e FOB: Entenda o que São e Quais as Diferenças!
  • tecnologiaelogisticaentendaessarelacaoeseusbeneficios
    Tecnologia e Logística: Entenda Essa Relação e Seus Benefícios

Sobre o blog

O IMAM leva você mais longe!
Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain.

Categorias

  • Desenvolvimento Organizacional
  • Embalagem
  • Engenharia de Produção e Operações
  • Estratégias e operações
  • Estratégias e Performance (Lean, Toc, 6 Sigma)
  • Série Armazenagem
  • Supply Chain e Logística

Entre em contato

  • Rua Machado Bitencourt, 190 Conj 606/607 Metrô Sta. Cruz, Vila Mariana, 04044-000, São Paulo/SP

  • (11) 5575-1400

  • imam@imam.com.br

  •  (11) 97550-8384
Site criado por Rock Content.