Selecionando a Melhor Localização do Centro de Distribuição “Dicas Importantes”
A escolha da localização ótima do Armazém, (Warehouse – termo em inglês) ou Centro de Distribuição/Logistico ou almoxarifado dentro de uma planta industrial, é de fundamental importância para eficiência logística e operacional.
Uma localização estratégica pode fazer a operação do seu Armazém/Centro de Distribuição/Logístico ser mais eficiente e oferecer um nível de serviço diferenciado, aumentando a satisfação dos seus clientes e os lucros.
Outra vantagem importante de uma boa localização é a redução dos custos operacionais, enquanto, uma escolha errada do local, poderá gerar aumento nos custos logísticos, perda de competitividade, piores níveis de serviços e dificuldades para o bom funcionamento do Armazém, entre outros efeitos prejudiciais.
Antes de iniciar o estudo e a busca pela melhor localização, é imprescindível e mandatório considerar a visão geral do negócio, os planos estratégicos de médio e longo prazo, as previsões de crescimento e de diversificação do negócio. Encontrar o local que atenda os objetivos de longo prazo da organização é como achar a “peça certa do quebra-cabeça”!
Normalmente, utilizamos essas análises/etapas no desenvolvimento de projetos específicos para alguns dos nossos clientes:
– LOCALIZAÇÃO
A busca pelo local ideal requer significativa pesquisa, análise e avaliação dos requisitos internos da empresa. O local certo muitas vezes é o critério mais importante para atender as funcionalidades da infraestrutura logística.
Algumas perguntas devem ser feitas no estudo de Malha, tais como:
– Onde está localizada a sua base de clientes ou seus clientes estratégicos?
– Existe alguma área ou região especifica onde se localizam seus fornecedores?
– Quais os níveis de serviços planejados ou exigidos de seus clientes?
– Quais os custos envolvidos nos processos de aquisição/fornecimento e na distribuição física/atendimento?
Verificar a localização dos seus fornecedores e dos seus clientes, são questões cruciais e o primeiro passo no estudo de localização, pois podem reduzir o tempo e o custo de transporte, melhorar os prazos de entrega e poderá até reduzir os níveis de estoque, mas é importante analisar também os outros custos, tais como: despesas imobiliárias (para locação ou compra), custos da mão de obra, etc.
– INFRAESTRUTURA
Abordaremos esse tópico sob 3 aspectos: Imóveis, Malha Viária e Mão de Obra.
Imóveis:
Agora que você já tem a informação da região ou cidade onde seu Armazém poderá ser localizado, é o momento de pesquisar imóveis ou terrenos (se a decisão for pela construção) ideais para suas necessidades.
Caso a opção seja por compra, há uma diferença significativa no preço de aquisição de um imóvel existente versus a construção de um novo a partir do zero. Se a maioria dos imóveis existentes necessitarem de reformas ou adequações, tais como: modificações nas docas, conserto ou substituição do telhado, capacidade de carga e qualidade do piso, requisitos de energia, disponibilidade de sinal de internet, pátio de manobras, etc., pode ser que a construção de um imóvel novo seja a alternativa mais viável.
Importante: Não esqueça de analisar a área em torno do local. Se a área é segura, como é a vizinhança, se existem outras empresas nas proximidades (geradoras de resíduos) etc.
Malha Viária:
Procure por um local com facilidade de acesso para deslocamentos por transporte rodoviário, principalmente, mas dependendo da natureza do negócio, é importante observar outros modais: malha ferroviária (com os desvios), aeroportos e opções de transporte aquatico.
Observe as alternativas de acesso às rodovias, proximidade de entroncamentos rodoviários, comportamento do trânsito na região, opções para desviar de eventuais congestionamentos em horários de pico, tudo isso facilitara a chegada e a saída dos veículos ao Centro.
Mão de Obra:
Verifique a disponibilidade de mão de obra qualificada na região próxima. Esse ponto também é crítico e carece de atenção especial para a contratação e a manutenção da força de trabalho.
Pesquise as taxas de desemprego, a média das faixas salariais e benefícios oferecidos pelas empresas da região, o número de centros de distribuição que poderão concorrer com o perfil da sua mão de obra, etc.
Atenção a seleção do lugar em cidades que tornaram-se concentradores logísticos, tais como Barueri, Itupeva no estado de São Paulo e Extrema em Minas Gerais apenas para citar alguns exemplos!
DICA: Universidades e Escolas Técnicas ou Profissionalizantes localizadas nas proximidades são boas opções, pois podem oferecer um bom fluxo de novos talentos para estágios, trainees e contratações.
– LEIS E REGULAMENTOS
As leis e regulamentos locais variam de região para região e é importante conhecer em detalhes toda gama de códigos e legislações para construções, leis de zoneamento, meio ambiente, proximidade de mananciais, corpo de bombeiros (AVCB), etc.
Normalmente são questões rigorosas, além do fato que podem mudar e ser atualizadas com frequência.
É uma etapa de trabalho intensivo com consultas aos órgãos federais, estaduais e municipais, exigindo atenção e cuidado.
– ASPECTOS FISCAIS E TRIBUTÁRIOS
Por último, mas nem por isso, menos importante, devemos tratar dos aspectos relacionados aos tributos, impostos, créditos, isenções, incentivos, etc.
Com a aprovação da Reforma Tributária, haverá em 2033 a unificação dos tributos de ICMS, ISS, IPI, PIS e COFINS, e ao que tudo indica a “guerra tributária” entre alguns estados encerrar-se-á, mas até lá, teremos cerca de 9 anos para explorar eventuais vantagens fiscais e tributárias oferecidas em alguns estados – Minas Gerais, Espírito Santo, entre outros.
Portanto, é um assunto que deve ser avaliado e estudado cuidadosamente, afinal, podem gerar economias interessantes para o seu negócio.
Por fim, recomenda-se um estudo detalhado da Malha Logística da empresa para uma profunda avaliação técnica e econômica para apoiar a decisão da escolha do local, minimizando eventuais prejuízos, dificuldades, perdas e aumento de custos, que poderão trazer efeitos no nível de serviço e na rentabilidade do negócio.