O Papel do Ser Humano na Aplicação de Tecnologias
Após dois anos atípicos em função da pandemia, algumas novas tendências apareceram e fizeram com que as empresas tivessem que se adequar rapidamente.
Se o ano de 2020 trouxe desafios e proporcionou aprendizados para as empresas de bens essenciais, tais como: produtos para higiene e saúde, medicamentos, alimentos, entre outras, e foram fundamentais para a continuidade do fornecimento, houve um verdadeiro “boom” da logística do e-commerce.
Nesse processo de evolução, o que se viu foi uma enorme aceleração do uso de tecnologia na área de Supply Chain e Logística. As empresas que por algum motivo, ainda não tinham migrado suas operações e observado o crescimento do mercado “digital”, foram obrigadas a alterar e implementar novos processos com a aplicação de ferramentas, tais como:
Big Data – coleta e processamento de grande quantidade de dados, melhorando o desempenho operacional, avaliando o que acontece em tempo real e os impactos nos processos;
5G e IoT – proporciona melhoria na automação e inteligência artificial. O uso do 5G, além da maior velocidade com baixa latência, proporciona coleta e processamento de dados no que se conhece como IIoT (Internet das Coisas Industrial) e sua evolução AIoT (Inteligência Artificial com IoT);
Machine Learning – para prever o comportamento do mercado, tendências de consumo e antecipação de mudanças com maior controle do processo, definição de melhorias, direcionamento de rotas de transporte e maior eficiência.
Veículos Autônomos e Drones – sistemas automáticos de direção operados por meio de inteligência artificial já são uma realidade, com o uso de veículos automaticamente guiados (AGV´s) para movimentação de materiais e Robôs Colaborativos (Cobots) que auxiliam operadores em suas atividades e o uso de drones em atividades de contagem física (inventário) e monitoramento de espaços.
E como fica o “Ser Humano” nesse novo cenário??
Essa realidade aumentou significativamente a pressão sobre os profissionais da área de Supply Chain, exigindo a entrega de resultados que promovam redução de custos, aumento de produtividade e melhoria da satisfação dos clientes.
Sendo assim, é necessário investir fortemente na capacitação e desenvolvimento de habilidades que os tornem capazes de responder à essas demandas de maneira rápida e eficaz.
Os Cases apresentados no último Seminário de Supply Chain e Gestão Competitiva organizado e realizado pelo IMAM nos dias 11 e 12 de agosto, deixou muito clara a importância do treinamento de toda a equipe envolvida na operação.
Apesar de muitos desses Cases (apresentados por profissionais de empresas de renome) confirmarem o aumento do uso da tecnologia para melhoria dos processos, com a obtenção de excelentes resultados, todos os palestrantes foram unânimes em mencionar que a base do sucesso de tais programas foi o envolvimento e a participação das Pessoas!
Estendendo esse raciocínio, podemos afirmar que o sucesso de todo processo e melhoria e de gestão competitiva, está baseado no comprometimento, participação e motivação das pessoas.
A aplicação de tecnologia traz inúmeros benefícios, mas é o Ser Humano a parte fundamental para o sucesso da implementação e aplicação destes recursos, nas diversas áreas das organizações.