Software de Colaboração no Centro de Distribuição
Este software tem benefícios claros para os gerentes do CD. Pode ajudar a reduzir custos indiretos e contribuir para relacionamentos melhores com seus clientes e fornecedores. Além disso, as empresas que utilizam tecnologia para entregar vantagem competitiva – tais como os operadores logísticos – descobrirão que o software de colaboração pode ajudá-las a atrair e reter novos clientes.
Fundamental ao desdobramento do software de colaboração é alguma forma de middleware de infraestrutura baseada na mensagem. Este middleware ou EAI (“Enterprise Application Interface” – Interface do Aplicativo Empresarial) possibilita que sistemas muito diferentes se comuniquem mais efetivamente utilizando um meio de comunicações como a Internet.
Existem três níveis de software de colaboração de interesse para os gerentes do CD:
? Software de visibilidade. No centro de distribuição, o sistema de gerenciamento do armazém (WMS) e/ou outros sistemas de execução da cadeia de abastecimento (SCE – Supply Chain Execution) fornecem output às ferramentas de visibilidade, possibilitando aos usuários ver através da Internet informações sobre itens tais como estoque, pedidos de compra, SKUs, recebimentos e expedições. Estas ferramentas fornecem, através de um mecanismo altamente acessível, a visibilidade daquilo que está na instalação do gerente de CD. Se a integração entre a ferramenta de visibilidade e WMS for em tempo real, você poderá ver quanto de estoque está no armazém o tempo todo, quanto está alocado e quanto está em espera. Dependendo das ferramentas da Internet que estejam disponíveis, o provedor de informações pode adequadamente adaptar as exibições de dados que se encontram disponíveis aos seus usuários.
? Gerenciamento de eventos. Estas ferramentas enviam mensagens, ou alertas, quando acionadas por eventos predefinidos, tais como quando se atinge determinado nível de estoque para reabastecimento automático ou quando um produto não pode ser expedido como planejado. A mensagem pode ser enviada via telefone, fax ou e-mail, conforme especificado pelo usuário. O gerenciamento de eventos vinculado com as ferramentas de visibilidade poderia ser utilizado, por exemplo, para enviar uma notificação de e-mail a um fornecedor local de material de embalagem, quando o estoque de tal material atinge um ponto de acionamento, junto com o pedido de compara para materiais adicionais.
? Resposta inteligente. Este nível de software de colaboração também pode ser chamado de gerenciamento do processo ou gerenciamento do fluxo de trabalho. As ferramentas de resposta inteligente utilizam as informações de outros níveis de software de colaboração. É necessário que os dados sejam fornecidos pelos sistemas de execução às ferramentas de gerenciamento de eventos e de visibilidade mais as normas predefinidas de negócios para executar seu trabalho.
O software de resposta inteligente examina o problema e as normas de negócios incorporados ao pacote e dá uma “resposta inteligente” baseada nas normas. Por exemplo, a ferramenta de resposta inteligente poderia modificar o pedido de compra liberado, quando os materiais de embalagem atingem um ponto de acionamento com base em seu ocorre durante um período de pico ou de lentidão.
Veja como as três ferramentas podem trabalhar juntas. Suponha que as normas de negócio ditam que os pedidos sejam totalmente atendidos, que tudo do produto necessário não está no estoque em três outros armazéns e que as normas de negócio também afirmam que os custos de transporte não podem exceder a um valor específico. Digamos que a decisão foi tomada para não separar o pedido por completo. Uma ferramenta de visibilidade demonstraria que o pedido tinha sido separado de forma incompleta. Caso ele tivesse a capacidade de analisar ainda mais, a ferramenta demonstraria qual linha havia sido separada de forma incompleta. A ferramenta de gerenciamento de evento enviaria uma mensagem dizendo que o pedido não havia sido separado totalmente. A ferramenta de resposta inteligente consultaria suas regras de negócio e automaticamente identificaria as opções para atender à necessidade do cliente.
Como selecionar as ferramentas corretas
Ferramentas de software de colaboração, tais como estas são oferecidas principalmente por três importantes tipos de empresas: fornecedor de SCE, fornecedores de EAI que tenham adicionado visibilidade e ferramentas SCE e fornecedores que oferecem puras ferramentas de colaboração tipicamente em conjunto com middleware “fora de prateleira”. Devido ao fato de os fornecedores de SCE oferecerem tais ferramentas como complementares à venda do sistema corporativo, freqüentemente são de menor custo.
Há algumas importantes diferenças na qualidade das ferramentas. As ferramentas de visibilidade pura/gerenciamento de eventos/resposta inteligente são de um modo geral mais abertas e podem ser utilizadas com sistemas múltiplos, enquanto que as ferramentas oferecidas por um fornecedor de SCE são normalmente intimamente vinculadas ao seu aplicativo. Todavia, se você estiver considerando um software de colaboração, conversar com seu fornecedor de WMS é um bom lugar para começar
Para gerenciar um centro de distribuição, é essencial ter um sistema eficaz de gestão de estoque, processos logísticos bem definidos, além de monitoramento constante da performance, buscando otimizar a eficiência operacional e a satisfação do cliente.
As funções de um centro de distribuição incluem recebimento de mercadorias, armazenamento, picking (seleção de produtos), embalagem, preparação de pedidos e expedição, garantindo o fluxo eficiente dos produtos na cadeia de suprimentos.
Para criar um centro de distribuição, é necessário planejar o layout do armazém, definir processos de recebimento, armazenagem e expedição, escolher tecnologias adequadas, como sistemas de gerenciamento de armazém (WMS), e garantir uma localização estratégica para facilitar a distribuição eficiente dos produtos.
Os principais tipos de centro de distribuição são os centros de distribuição primários, responsáveis pelo recebimento de grandes volumes de produtos de fabricantes, e os centros de distribuição secundários, que distribuem produtos para clientes regionais ou lojas específicas.