Supply Chain e o Futuro das Organizações
A Supply Chain – Cadeia de Suprimentos ou Cadeia de Abastecimento – representa a integração dos processos logísticos, envolvendo um conjunto de organizações, responsáveis por sucessivas transformações, desde as geradoras das matérias-primas até as que fazem chegar os produtos finais ao consumidor, considerando os fluxos dos materiais, das informações e de valores.
“Supply Chain Management é a integração de processos-chave, a partir dos fornecedores primários até os consumidores finais, com o objetivo de entregar produtos, serviços e informações que adicionem valor.”
Conforme a definição acima resumida, do CSCPM – Council of Supply Chain Management Professional de 2009, podemos entender Supply Chain como a integração de todos os processos logísticos que ocorrem nas diversas etapas de extração de materiais da natureza, transformação (através de manufatura, montagem, embalagem), armazenagem, transportes e distribuição de materiais, resultando em um produto final.
Considerando o conceito atualmente aceito, os processos logísticos ocorrem nas diversas organizações de forma sequencial e devem ser tratados a partir de uma visão estratégica, além das fronteiras de uma empresa, com foco em eficácia, resultado da integração sinérgica, e não somente, na eficiência individual.
A gestão de Supply Chain tem foco no entendimento e dimensionamento adequado de cada interface que envolve os aspectos internos de cada organização, bem como os aspectos externos entre as organizações participantes da cadeia de suprimentos, de forma a evitar gargalos físicos e de gestão, que venham a refletir em produtos ou serviços que não atendam as expectativas dos clientes e fornecedores.
Uma cadeia de suprimentos caracteriza-se pela criação contínua de valor, traduzida em produtos ou serviços com a melhor relação entre custos e benefícios, envolvendo as atividades de suprimentos, planejamento, produção, gestão de armazenagem, transportes e distribuição.
Na visão Supply Chain, importa a busca do equilíbrio de dois fatores estratégicos:
A redução dos custos logísticos globais – isto é, o resultado dos custos na última linha – aceitando-se aumentos individuais de custos em algumas atividades, que possam ser compensados por reduções maiores em outras.
O atendimento de padrões de níveis de serviço ao cliente, considerados adequados à sua satisfação plena e total, englobando qualidade, preço, prazos e serviços.
Considerando a visão Supply Chain, aceitam-se os “trade-off” como por exemplo, aumentos no custo de armazenagem de materiais, de forma a permitir consolidar cargas e reduzir custos de transportes, se isto gerar uma redução na soma dos dois custos.
Supply Chain Management ou Gestão da Cadeia de Suprimentos, tem como foco conseguir a maior sinergia possível entre as atividades dentro e entre organizações, com indicadores globais prevalecendo sobre indicadores individuais, priorizando ações com visão sistêmica, alinhando os objetivos de cada área, para que se chegue ao melhor resultado global.
Atualmente, as empresas líderes, principalmente as Top 25 da pesquisa anual de Supply Chain da Gartner, estão atuando fortemente na integração dos participantes da suas cadeias de suprimentos.
Devemos considerar que a competição nos dias de hoje não se dá somente ao nível das organizações, mas principalmente no nível das cadeias de suprimentos.
O futuro das organizações está diretamente relacionado ao grau de investimento na integração das cadeias de suprimentos, na busca contínua do menor custo total e do maior nível de serviço ao cliente final.
Wagner SALZANO – Gerente da Divisão de Supply Chain da IMAM Consultoria
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